domingo, 9 de dezembro de 2012

‘Volta Redonda tem água suficiente’, diz Saae


Publicado em 09/12/2012, às 16h06
 http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,66640,%E2%80%98Volta-Redonda-tem-agua-suficiente%E2%80%99-diz-Saae.html#axzz2DyWoWlTb
Volta Redonda

Apesar de o verão ainda nem ter começado, o intenso calor das últimas semanas em Volta Redonda já foi mais do que suficiente para que ocorresse um aumento no consumo de água. Na maioria dos casos, aumento causado pelo desperdício do próprio consumidor. Entretanto, a população agora questiona se a cidade está realmente preparada para esse abastecimento.

A dona de casa Mariana dos Santos Alvarenga, moradora do Retiro, acredita que se a população não economizar água, pode haver racionamento durante o verão. Ela é da opinião de que todos devem colaborar e não consumir água em excesso.

Segundo o gerente de Tratamento de Água e Esgoto, engenheiro Patrick James Kent, normalmente o consumo é de 20% a mais durante os meses mais quentes do ano. Entretanto, para Kent, que trabalha como gerente de controle de perdas na estação de tratamento do Belmonte, não haverá problema de abastecimento, mesmo no período de maior consumo.

- Apesar de ocorrer um aumento, a produção de água na cidade é de 1,2 mil litros por segundo, independente da estação. A produção é sempre a mesma. Além disso, temos uma reserva de 48 milhões de litros de água em vários pontos estratégicos. Além de reservatórios em vários bairros - afirmou.

Kent ainda frisou que essa produção de água é mais do que suficiente para atender a demanda da cidade, e que não é provável haver problemas de falta de água em Volta Redonda, atualmente.

Alerta

A falta de água ocorre quando surgem problemas na distribuição, como o rompimento de uma adutora, vazamentos ou quando há queda de energia, que interrompe o abastecimento.

- Às vezes levamos dias para conseguir descobrir onde está o vazamento. Só então podemos começar a realizar as obras de reparo. Por causa de um vazamento há queda de pressão da água na tubulação e os moradores, principalmente dos locais mais altos acabam ficando abastecimento - explicou o engenheiro.

Por isso é ideal que a população tenha uma reserva dentro de casa, e consuma a água racionalmente, sem desperdiçar. Além disso, não se deve lavar o carro em excesso, molhar a grama ou molhar as calçadas e ruas.

- Não é proibido, mas que seja feito de forma racional - completou.

Kent ainda explicou que cada pessoa consome cerca de 200 litros de água por dia. Dessa forma, numa família com cinco pessoas, tem que ter pelo menos uma caixa d'água de mil litros.

- Volta Redonda tem água suficiente, o Rio Paraíba está com uma vazão boa, a nossa reguladora que é a empresa do Funil também está com a sua vazão normal, portanto se todos agirem com responsabilidade e cautela haverá água para todos neste verão - finalizou.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,66640,%E2%80%98Volta-Redonda-tem-agua-suficiente%E2%80%99-diz-Saae.html#ixzz2Ea5HStia

Nenhum comentário:

Postar um comentário