quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Luto Ambiental: Engenheiro Gil Portugal morre aos 75 anos


Publicado em 11/12/2012, às 12h15

Última atualização em 11/12/2012, às 16h53
Gabriel Borges

Natacha Prado
natacha.prado@diariodovale.com.br
Volta Redonda

O engenheiro metalúrgico Gil Portugal Filho, de 75 anos, foi enterrado na tarde de hoje (11) no Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda. Ele sofria de câncer de pâncreas e faleceu na madrugada de ontem.

Portugal trabalhou por 30 anos na Gerência de Meio Ambiente da CSN. Além disso, ele também foi presidente da Associação dos Engenheiros de Volta Redonda.

Segundo o filho de Gil, Ricardo Portugal, seu pai era muito presente e atencioso com os amigos e companheiros de profissão.

- Meu pai era um excelente profissional, entregou sua vida em função das causas ambientais. Tudo que ele podia fazer para defender o meio ambiente foi realizado. Ele tinha três paixões: a família, a engenharia e as questões ambientais - disse.

Amigos de profissão

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Carlos Amaro Chicarino de Carvalho, ele deixou um enorme legado com sua experiência com o meio ambiente.

- Ele ajudou não somente o município, mas colaborou para o movimento ambiental e para o desenvolvimento sustentável na região Sul Fluminense. Perdemos muito mais que um engenheiro, ele era um grande homem comprometido com todas as suas responsabilidades - ressaltou.

De acordo com o coordenador do curso de Meio Ambiente do Instituto de Cultura Técnica (ICT), Paulo Bougleux, o engenheiro era um militante da causa ecológica.

- Mesmo como engenheiro ele exercia a função de gerente de Meio Ambiente na CSN, fato que comprova sua ligação e preocupação com o ambiente. Em vários momentos da vida ele integrou grupos engajados em questões relacionadas à ecologia - contou.

Segundo o chefe de gabinete do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), Renato Luiz Csaszar, não exista assunto que Gil não dominasse.

- Aonde ele chegava conseguia contagiar o ambiente com sua personalidade e sua sabedoria. Ele tinha um conhecimento profundo sobre todo o assunto que conversava, fato que cativava seus amigos e companheiros de profissão - relatou.

O coordenador da Regional Sul do Crea-RJ, Tiago Duarte Amorim, contou que substitui o lugar do Gil - que considerava uma pessoa comprometida com o meio ambiente - no órgão com muita dedicação.

- Ele sempre foi um chefe amigo. Todos os funcionários gostavam muito dele. Foi um prazer muito grande ter convivido e aprendido com Gil. Eu acho que não existe uma homenagem mais singela do que ele ter falecido no Dia do Engenheiro - frisou.

O diretor-presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda, João Thomaz da Costa, lembrou que Portugal foi um dos fundadores da Comissão Ambiental Sul.

- Ele tinha o meio ambiente na veia, era extremamente comprometido. Realizou o projeto ambiental do cemitério onde que está sendo enterrado hoje (ontem). Antes de ouvirmos tantos comentários em relação às questões ambientais ele já se manifestava sobre o assunto. Em diversos artigos na internet podemos encontrar textos dele. Além disso, foi correspondente do "Jornal do Brasil" e de "O Globo" - destacou.





Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,66719,Engenheiro-Gil-Portugal-morre-aos-75-anos.html#ixzz2Eq66GZGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário