domingo, 9 de dezembro de 2012

Jovem cria projeto de moda sustentável


Publicado em 08/12/2012, às 19h28

Última atualização em 08/12/2012, às 19h28
Divulgação

Verônica: ‘Tenho vontade de continuar com esse projeto, mas preciso de parceiros’
Volta Redonda

A bacharel em design de moda Verônica Moraes Fagundes da Costa, de Volta Redonda, apresentou este ano, um projeto sobre moda sustentável. No trabalho de conclusão da faculdade, ela procurou desenvolver uma coleção de moda baseada nos conceitos de sustentabilidade.

Formada no curso de design, com especialização em moda, pela faculdade SENAI/CETIQT, Verônica investigou os diversos tipos de tecidos, aviamentos e técnicas de tingimento existentes no mercado que são considerados sustentáveis. A ideia era oferecer um produto de moda economicamente viável para quem procura um artigo de qualidade.

De acordo com a recém-formada, para desenvolver o projeto foi necessário adquirir tecidos derivados de garrafa pet, conhecidos como malha pet e seda pet - um tecido de malha ecológica usado para confeccionar as roupas utilizadas em seu projeto. Que, além de sustentáveis, ainda oferecem qualidade, resistência, conforto, durabilidade, lavagem e secagem rápida e estão disponíveis em diversas cores.
- Adquiri de uma empresa em Maringá um material conhecido como seda ecológica que tem como benefício o brilho, um fácil manuseio, caimento leve e método artesanal. Com estes materiais foi possível desenvolver quatro peças, uma blusa, uma camisa de seda pet, uma saia de seda ecológica e um macacão de malha pet.

Durante o trabalho com esses tecidos, procurei reduzir ao máximo a quantidade de produtos inorgânicos e químicos nos tecidos, optando pelo tingimento vegetal, com menos química - explica.

Segundo Verônica, nas roupas normais se utilizam muita química que podem até causar doenças, como o câncer. As tintas usadas nas roupas comuns são cancerígenas e alérgicas para alguns usuários em razão do seu tingimento. Já no caso do tingimento vegetal, a grande vantagem é que não tem muita química nos corantes, são à base de plantas, insetos e sementes e pode-se chegar ao mesmo resultado de um tecido normal.
- Só exige um preparo inicial antes de colocar no tecido - completou.

No Brasil há uma grande variedade de plantas nativas (Urucum, Pau-Brasil, Jatobá...) e a extração é feita a partir de plantas e insetos, não prejudicando a natureza, pois são cultivadas por comunidades rurais. A grande vantagem é que a penetração e fixação da cor são melhor antes das fibras serem fiadas.
- No tingimento vegetal pode-se produzir tanto cores vivas quanto cores básicas, depende da quantidade dos extratos misturados e são todos tingimentos feitos a quente no fogo. Os tingimentos sustentáveis são feitos a partir de corantes naturais e é bom fazer com as fibras antes de serem fiadas, pois sua fixação é maior e melhor. As cores também podem variar das diferentes extrações - definiu.

Vantagens dos produtos sustentáveis

A grande vantagem dos tecidos orgânicos ou da moda sustentável em relação aos tecidos normais, segundo Verônica, é que a durabilidade é maior que uma roupa normal. E ainda contribui com a preservação do meio ambiente. No Rio de janeiro ainda existem poucas marcas que trabalham com este tipo de material, as principais atuam em São Paulo e Minas Gerais, apesar de em Recife a parte de algodão orgânico ser bem difundida.

Segundo ela, entre as marcas que estudei em meu projeto se destacam algumas de Minas. A proposta do trabalho foi direcionar a moda sustentável para o público B e C. A jovem ainda acrescentou que, com relação à costura, não tem nenhuma dificuldade no manuseio.
- Mas observei que no caso da seda pet, a casa dos botões tem que ser feita deitada em razão do filamento no meio do tecido - disse.

O custo também é o mesmo de uma roupa comum, só que exige mais trabalho em razão do processo de tingimento, que tem que ser feito à mão. No projeto foram utilizados, por exemplo, tingimento de urucum, laranja, pau campeche, roxo, roxo lilás, violeta e anil.
- Tenho vontade de continuar com esse projeto, mas preciso de parceiros, pois sozinha não tenho condições financeiras. Ou trabalho numa marca que já esteja trabalhando com tecidos orgânicos - declarou.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,66610,Jovem-cria-projeto-de-moda-sustentavel.html#ixzz2EZC0OKnc

Nenhum comentário:

Postar um comentário