sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Cachoeira é opção de lazer e motivo de preocupação durante o verão


Publicado em 27/12/2012, às 17h35

Última atualização em 27/12/2012, às 17h35
Sul Fluminense

As pessoas que frequentam cachoeiras, nesta época de altas temperaturas e fortes chuvas - devem redobrar os cuidados. Na região, cidades como Resende e Itatiaia - além dos distritos de Rialto e Floriano, em Barra Mansa - costumam receber muitos visitantes em busca de lazer no verão.

Acidente registrado

No último domingo, o Corpo de Bombeiros de Teresópolis encontrou os corpos de seis pessoas que foram atingidas pela cabeça d'água que ocorreu nas cachoeiras do Rio Soberbo, na cidade da região Serrana, após 12 horas desaparecidas.

Cabeça d'água

Segundo o capitão do 22º Grupamento de Bombeiros de Volta Redonda, Denis Brum, a cabeça d'água ocorre devido ao aumento considerável de chuva na cabeça do rio.

- Quando chove muito a água fica represada e, ao descer, resulta em uma enxurrada de grande proporção e rapidez - contou.

Ele explica ainda que outro fenômeno (a tromba d'água) surge quando ventos fortes e circulares formam um cone em localidades com uma grande quantidade de água.

- A água acaba subindo em direção ao céu, simulando uma tromba de elefante, fato que deu nome ao fenômeno. Em Santa Catarina alguns moradores conseguiram registrar essa ocorrência, já que foram observados fortes ventos na região. O fenômeno termina quando a coluna d'água chega ao continente, não possibilitando a ocorrência em cachoeiras. As pessoas confundem os fenômenos, já que o motivo que desencadeia a tromba d'água são tornados e ciclones, que não são registrados na nossa região - disse.

Cuidados

De acordo com o capitão, as cachoeiras do Sul Fluminense podem registrar a cabeça d'água.

- O indicado é que os visitantes optem por procurar informações com os moradores da localidade. Quando precisamos realizar alguma atividade em um local desconhecido, perguntamos para alguém que conheça aquele espaço para diminuir os acidentes. É isso que orientamos para que seja feito pela população - frisou.

Em caso de tempo nublado, o ideal é sair imediatamente da água. Mesmo com sol, provavelmente já está chovendo em algum ponto, e a água se acumula, arrastando pedras e qualquer pessoa que esteja no caminho. Os banhistas devem perceber se a água está ficando turva e galhos e folhas estão aparecendo na superfície. Ela vem carregando tudo o que encontra, fazendo a tonalidade mudar. Além disso, é bom observar se o volume não está aumentando. Todos esses fatores devem ser antecipados para evitar as vítimas - ressaltou.

O capitão contou que o verão é a época em que a atenção deve ser redobrada com os banhos em pontos aquáticos.

- Se todas as indicações forem constatadas, os banhistas devem sair imediatamente do local. Estamos tratando de uma velocidade e quantidade de água muito grande, que às vezes não permite que as pessoas consigam sair a tempo. A população deve realmente conhecer o espaço onde está se divertindo com a família - completou.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,67273,Cachoeira%20e%20opcao%20de%20lazer%20e%20motivo%20de%20preocupacao%20durante%20o%20verao.html#ixzz2GMdPqKiJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário