quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Vigilância Ambiental intensifica trabalho de prevenção à dengue em Volta Redonda



Prevenção: Vigilância Sanitária segue com visitas domiciliares durante o final de ano
Volta Redonda

As equipes de combate à dengue em Volta Redonda estão intensificando as visitas domiciliares nas últimas semanas do ano nos imóveis que estavam fechados. Nesse período, técnicos da Vigilância Ambiental e da Secretaria Municipal de Saúde retornam às localidades em pelo menos quatro bairros, em que se observou uma média de 28% dos domicílios fechados, um percentual 18% acima do índice aceitável pelo Ministério da Saúde.

Para tentar reduzir esse essa quantidade, agentes de combate à dengue vão se concentrar até sexta-feira nos bairros Eucaliptal, Açude, Três Poços e Retiro. O Eucaliptal é o bairro mais complicado, com pelo menos 600 casas precisando de novas visitas.  

Na semana após as festividades de Ano Novo, a Vigilância Ambiental estará em outras cinco localidades da cidade: Pedreira, Três Poços, Mirante do Vale (no Retiro), Núcleo Princesa Isabel (Vila Americana) e Nova Primavera. Nestas localidades os agentes ainda não determinaram o quantitativo de imóveis fechados.  

Segundo a técnica da Vigilância Ambiental Maria de Fátima Arantes, os imóveis fechados podem facilitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

- Com a chegada das férias e festividades de final do ano, as famílias tendem a viajar mais e, consequentemente, as casas ficam fechadas, impedindo a nossa entrada - ressaltou.

Maria de Fátima lembrou ainda que, além das visitas domiciliares, ações como o carro fumacê e orientação à população através de panfletagens também continuam em ritmo intenso.

- Um recipiente no quintal como um copo, por exemplo, armazenando água da chuva, se torna um ambiente propício ao criadouro do Aedes Aegypti - frisou.

Trabalhos para 2013

O primeiro LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, que indica o índice de infestação no município) de 2013 terá início em janeiro. Técnicos da Vigilância Ambiental irão percorrer a cidade durante uma semana para identificar os locais com maior índice de infestação. A gerente contou que esse trabalho é de suma importância, pois através dele são detectadas as localidades onde devem ser priorizadas as ações de combate a dengue.

Este ano o município registrou os menores índices de infestação pelo mosquito da dengue. Os três últimos LIRAa revelaram percentuais de infestação abaixo de 1%, que é o máximo exigido pelo Ministério da Saúde.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,67231,Vigilancia-Ambiental-intensifica-trabalho-de-prevencao-a-dengue-em-Volta-Redonda.html#ixzz2GFRZu73j

Nenhum comentário:

Postar um comentário