terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Comissão Ambiental realiza encontro com prefeitos da região


Publicado em 04/12/2012, às 19h19

Última atualização em 04/12/2012, às 19h19
Sul Fluminense

A Comissão Ambiental Sul, ligada à Cúria Diocesana Barra do Piraí - Volta Redonda, realizou hoje (4) um encontro especial com os prefeitos eleitos para o próximo mandato da região Sul Fluminense.

Usando o exemplo do encontro com os vereadores, realizado no início do mês de novembro, o objetivo foi criar aproximação dos prefeitos eleitos com as questões ligadas ao meio ambiente, além de integrar as cidades da região.


Foto Raquel Almeida (infoambiental) comissão ambiental sul -MEP

Entre os presentes estavam o prefeito eleito de Barra Mansa, Jonas Marins (PCdoB), José Arimathéa (PT) de Pinheiral e Reinaldo Macedo (PDT), prefeito eleito em Mendes, que foi acompanhado pela vice-prefeita eleita, Ana Luiza. A cidade de Barra do Piraí foi representada pelo vice Dorival Junior (PV) e o município de Piraí pelo vice, Francisco Perota. O prefeito reeleito Antônio Francisco Neto (PMDB) esteve presente e agradeceu o convite, porém, por força de compromissos anteriormente firmados, não pode permanecer no local, deixando o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva (PT), como representante da cidade de Volta Redonda. O município de Rio Claro foi representado pelo secretário de Meio Ambiente, Mário Vidigal.

A equipe executiva da Comissão apresentou as principais propostas de melhorias do meio ambiente e levantou as vulnerabilidades e oportunidades socioambientais da região.

O membro da comissão Deyvison Silvestre disse que não adianta apresentar somente os problemas dos municípios, mas demonstrar também as possíveis ações para sanar essas dificuldades.

- Precisamos focar nos afluentes, porque se cada município cuidar de sua mina o Rio Paraíba do Sul será automaticamente mantido e preservado - disse.

Deyvison chamou atenção dos prefeitos para as enchentes e inundações dos afluentes, além da poluição da atmosfera e o uso dos automóveis.

- A indústria é a geradora de empregos, não podemos ficar sem elas, porém precisamos fazer com que se volte para o meio ambiente. É preciso criar um equilíbrio entre a geração de empregos e a sustentabilidade - afirmou.

A Comissão Ambiental solicitou que os prefeitos e vices profissionalizam os profissionais ambientais, que busquem recursos públicos para a área e que atendam a Lei Orgânica de cada Município.

A representante da organização Casa Paz e Bem de Barra Mansa, Ana Maria Soares, também fez uma exposição sobre os trabalhos realizados pela entidade em relação ao meio ambiente, e afirmou que o grupo encerrou suas atividades por falta de recursos. Segundo Ana Maria, o poder Executivo da cidade não investiu nos projetos que estavam sendo desenvolvidos.

Propostas de melhorias

Arimathéa destacou alguns problemas de degradação do meio ambiente e dos recursos hídricos no município de Pinheiral. Ele afirmou que não existe planejamento urbano na cidade e há ausência de iniciativa de tratamento de esgoto.

- Tenho consciência de um histórico complicado em relação ao meio ambiente em Pinheiral. Reconheço também que há uma dificuldade para desenvolver projetos, mas iremos juntas forças e avançar nessa área - disse.

Arimathéa afirmou que irá buscar uma equipe técnica capacitada para desenvolver trabalhos no município.

- Temos um grande desafio que é fazer de Pinheiral um polo de produção de alimentos orgânicos, que faz parte do meu plano de governo. Tenho também um compromisso de reforma administrativa no governo, para montar uma estrutura sólida e elaborar projetos para o meio ambiente e a sustentabilidade - afirmou.

O prefeito reconheceu que o município apresenta uma arrecadação baixa e que por esse motivo os investimentos na cidade são relativamente pequenos.

Jonas Marins, eleito em Barra Mansa, disse que o encontro motivou uma reflexão para os gestores acerca do assunto e da realidade de suas cidades.

- Penso que Barra Mansa tem passado por algumas melhorias, mas ainda existem problemas de alagamentos e enchentes, que incomoda e atormenta a população. Se observarmos o Paraíba veremos sofás e geladeiras boiando, precisamos ativar a equipe de limpeza dos córregos e preparar para as cheias - disse.

Em relação à instituição Casa Paz e Bem, Jonas afirmou que a prefeitura disponibilizará recursos para as atividades voltem a ser exercidas.

Paiva, vice-prefeito de Volta Redonda, disse que embora a cidade esteja avançando na área ambiental, ainda há muito que ser feito.

- Estamos no meio de um processo e iremos avançar ainda mais. O segredo do desenvolvimento é crescer de forma sustentável, não basta crescer - afirmou.

O petista frisou a questão do controle de material eletrônico, que precisa ser depositado em lugar apropriado.

- Percebemos que os municípios cresceram, mas estamos levando mais uma lição de casa, que deve ser feita com carinho - brincou.

O prefeito eleito de Mendes, Reinaldo Macedo, afirmou que sua equipe está disposta a formar parcerias com os demais municípios e qualificar profissionais que possam trabalhar em toda região.

Ana Luzia, vice-prefeita eleita, frisou a importância da educação ambiental.

- Acredito que a sociedade precisa se envolver nessas questões, a população, no geral, está descomprometida com o meio ambiente - frisou.

O vice-prefeito de Piraí, Francisco Perota, disse que a realidade do município é de precariedade no aterro sanitário e falta de recursos.

- Precisamos unir forças e desenvolver projetos juntos. Quero aproveitar a oportunidade e solicitar um estudo de prioridades - destacou.

O secretário de Meio Ambiente de Rio Claro demostrou preocupação com os produtores rurais e com o saneamento básico. Ele afirmou que esses aspectos serão avaliados de forma minuciosa.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,66459,Comissao-Ambiental-realiza-encontro-com-prefeitos-da-regiao.html#ixzz2E8Tvj7dy

Nenhum comentário:

Postar um comentário