segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Secretaria de Meio ambiente promove conscientização em Volta Redonda


Publicado em 10/12/2012, às 20h10

Última atualização em 10/12/2012, às 20h10
Natacha Prado

Volta Redonda
A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda encerrou hoje (10) as atividades do Projeto "Ingá Maduro", realizado no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz. As ações contaram com a presença de grupos da terceira idade do município.

A iniciativa - que teve início em 2009 - tem como principal objetivo a conscientização e sensibilização ecológica da população por intermédio de experiências práticas. As atividades visam levar o visitante a compreender, valorizar e cooperar com a preservação da natureza após conhecer melhor os recursos naturais do Parque e as interações ecológicas que são características do espaço.

Foram realizados 1.554 atendimentos de grupos da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) durante os três anos de atividades, além de associações de moradores e grupos organizados de sociedade civil.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino de Carvalho, para participar do projeto em 2013 é necessário que grupos entre 20 e 25 pessoas sejam formados, com pessoas com faixa etária a partir dos 50 anos, onde o representante deverá entrar em contato com a secretaria.

- Praticamente todos os problemas ambientais do município foram resolvidos este ano. Hoje realizamos projetos de educação ambiental aqui no Ingá e nas escolas, buscando sempre incutir na população a ideia do respeito ao meio ambiente. Estamos mostrando que crescemos em relação à sustentabilidade - disse.

O Parque do Ingá fica aberto para visitação e doação de mudas de segunda a sexta-feira entre as 8h e as 16h, e no sábado no horário de 8h às 12h.

Grupos de atividades

Segundo a diretora de projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Zamboti, as ações proporcionam oportunidades para os idosos continuarem a realizar as atividades de convivência.

- É um momento diferenciado, onde eles podem conhecer o Ingá, além de receberem noções de meio ambiente. Temos aqui 211 hectares que são utilizados para aumentar a autoestima de idosos, que se sentem satisfeitos e parte da cidade onde vivem - contou.

De acordo com o professor de Educação Física Ivan Santos, que trabalha no Ginásio Néri Migliori, no bairro Açude, esse trabalho foi de extrema importância dentro das atividades desenvolvidas pelos grupos de terceira idade.

- Essas ações colaboram efetivamente para a qualidade de vida dos idosos, promovendo um entendimento diferenciado sobre os assuntos ambientais - disse.

Para Maria de Fátima Alves, de 55 anos, o projeto é interessante e atrai o interesse em aprender sobre o meio ambiente do município.

- Há pessoas que não imaginam que existe o Ingá e que este espaço está aberto ao público. Quero voltar no ano que vem para aprender cada dia mais com os ensinamentos fornecidos para nós - concluiu.

Outros projetos

Além da iniciativa com a terceira idade, a Secretaria de Meio Ambiente promove outras atividades no local. O Ingazinho é um projeto de educação e interpretação ambiental, voltado para o público infantil, com alunos da rede pública municipal de ensino. Durante as atividades, são abordados aspectos importantes a respeito do desenvolvimento sustável, interação de fauna e flora e questões ambientais. Além disso, também foi realizado o S.O.S. Queimadas, que tem o objetivo de formar agentes multiplicadores de opinião, permitindo uma integração maior com a comunidade em que vivem.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,66697,Secretaria-de-Meio-ambiente-promove-conscientizacao-em-Volta-Redonda.html#ixzz2EhWr3yrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário