segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ETE São Genaro começa a operar em Barra Mansa


Publicado em 10/12/2012, às 18h54

Última atualização em 10/12/2012, às 18h54
Brena Lacerda

Em operação: ETE do São Genaro vai tratar cem por cento do esgoto do bairro
Brena Lacerda
brena@diariodovale.com.br

Barra Mansa

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do bairro São Genaro, em Barra Mansa, iniciou suas operações neste mês após a conclusão das obras, permitindo que a localidade tenha cem por cento de seu esgoto tratado antes de ser despejado no Rio Paraíba do Sul.

De acordo com o engenheiro ambiental Thiago Guedes, coordenador de planejamento do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa), a obra foi iniciada no começo de 2011 e concluída há quatro meses.
- O serviço foi concluído em agosto, mas a estação só começa a funcionar agora porque estava faltando a parte dos painéis elétricos - explicou Thiago.

A nova ETE é uma estação de pequeno porte e atende apenas ao São Genaro. Ela tem capacidade de processar dois litros de esgoto por segundo - o que, segundo o engenheiro, é suficiente para atender a demanda total de despejos da localidade.

A obra foi realizada com recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), e representa um processo paralelo ao do plano de tratamento de esgoto que a prefeitura vem desenvolvendo.

Investimento

Segundo Thiago, essas pequenas estações são parte de um plano que visa atender a demanda dos distritos e bairros mais afastados, individualmente. Enquanto isso, o outro plano abrange as áreas centrais, que pertencem a uma única bacia hidrográfica, e prevê a construção de três grandes Estações de Tratamento de Esgoto, no Ano Bom, Barbará e Saudade. Juntas, as estações vão permitir ao município tratar todo seu esgoto doméstico.
- Nós estamos buscando vencer as barreiras dos altos recursos e entrar em projetos com altos investimentos para conseguirmos tratar todo o efetivo de efluentes que a nossa cidade gera, de forma que possamos reduzir pela metade a poluição que mandamos diariamente para o Paraíba do Sul - pontuou Thiago.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,66691,ETE-Sao-Genaro-comeca-a-operar-em-Barra-Mansa.html#ixzz2EhWgue6Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário