quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

RJ: Fábrica de biodiesel instalada em Porto Real tornará o Estado autossuficiente


http://www.e-usinas.com.br/Conteudo/Noticias/VisNoticias.aspx?ch_top=16263&Painel=1&

Pronta para operar, unidade terá capacidade de fornecer até 100 milhões de litros do combustível renovável

O Rio de Janeiro está a um passo de se tornar autossuficiente na produção de biodiesel. Com capacidade de fornecer até 100 milhões de litros do combustível renovável por ano, a primeira fábrica de biodiesel no estado está pronta para entrar em operação. A Grand Valle Bioenergia, instalada em Porto Real, no Médio Paraíba, vai suprir toda demanda do Rio e trará uma novidade na sua operação: o uso de microalgas como matéria-prima. Apta a funcionar desde o fim do ano passado, a empresa aguarda a Licença de Operação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para inaugurar.

A fábrica é resultado do programa RioBiodiesel, que é desenvolvido há mais de dez anos pela Secretaria de Ciência e Tecnologia.

“A autossuficiência é marcante, assim como é emblemático termos o maior laboratório de biodiesel da América do Sul. É um projeto vencedor no estado” disse o engenheiro Nelson Furtado, coordenador do programa de biodiesel da secretaria e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Com uma planta de produção desenhada para fabricar biodiesel a partir de diversos tipos de óleo, exceto o de mamona, a Gran Valle pode se tornar a primeira no país a utilizar microalgas como matéria-prima. A tecnologia está sendo testada em pequena escala em laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“O cultivo de microalgas, cujas proteínas e carboidratos podem servir para produzir ração de peixe, é mais acelerado e ocupa menos espaço do que a soja” afirmou a engenheira química Gisel Chenard.

Segundo Nelson Furtado, além da produção de óleo e comida para peixe a um custo baixo, o que refletiria no preço do pescado, as microalgas sequestram carbono da atmosfera. A estimativa com a produção de biodiesel é que 250 mil toneladas de gases causadores do efeito estufa deixem de ser lançados na atmosfera. Isso habilitaria o Estado a ganhar 1,5 milhão de dólares em crédito de carbono.

A expectativa é que o documento da ANP seja concedido até abril. A fábrica recebeu apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado). A fundação financia quase 20 projetos de pesquisas ligados ao biodiesel.

(Assessoria de Comunicação, 27/2/13)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ação destrói construções ilegais em Angra


Publicado em 26/02/2013, às 16h25

Última atualização em 26/02/2013, às 16h25
Divulgação

Angra dos Reis
Como medida ambiental, uma operação conjunta da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e do Instituto Estadual do Ambiente do Rio (Inea) efetuou ontem (25) seis demolições de imóveis construídos de forma ilegal, em Área de Preservação Ambiental (APP), na região da Itinga, no Bracuhy.

A primeira parte da operação foi nas ruas Sergipe, São Paulo e Paraná, onde grande parte da área de manguezal foi aterrada e ocupada por casas. O esgoto corre a céu aberto na localidade e é jogado diretamente no leito do mangue. Foram demolidas apenas as casas em construção, sem moradia, além de muros e cercas. Outras edificações foram notificadas e terão um prazo para comparecerem à secretaria de Meio Ambiente, a fim de regularizarem sua situação. Segundo a secretaria, a operação não deixou nenhuma família desabrigada e concentrou-se em impedir a ocupação de futuros imóveis.

O subsecretário de Meio Ambiente esclareceu que a questão da ocupação desordenada em áreas de preservação no município tem ocorrido muito em Angra dos Reis. Destacou ainda que será preciso controlar e impedir a degradação do solo da cidade.

- A ocupação ilegal vem ocorrendo há muitos anos nessa região. Antes de comprar um terreno ou construir uma casa, o cidadão deve ir até a prefeitura para averiguar se a área é edificável e obedecer ao processo adequado de legalização - explicou o subsecretário.

Os imóveis demolidos já haviam sido notificados desde 2011 sobre a ilegalidade das construções. A secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente continuarão executando ações de controle da ocupação em áreas de preservação, sempre notificando os infratores e dando prazo para adequações, quando possível.

A operação também acontecerá em outras localidades e segue uma orientação de Governo, respeitando o código urbanístico municipal e as leis ambientais. No caso da Itinga, mais de 2/3 das casas desta localidade já foram notificadas há alguns anos. No entanto, como não houve fiscalização efetiva, a ação de grileiros de terras continua permitindo as edificações ilegais, aterros e parcelamentos de terreno, que cresceram de forma acelerada.

A ação foi supervisionada pelo superintendente do Inea, Júlio Avelar, e pelo subsecretário de Meio Ambiente, Ivan Marcelo Neves, com apoio das Polícias Florestal e Militar, além de analistas ambientais. De acordo com o Inea, ainda está sendo estudada a possibilidade de novas demolições na Itinga.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69855,Acao-destroi-construcoes-ilegais-em-Angra.html#ixzz2M6UxZFiH

Inscrições abertas para curso de desenvolvimento rural, em Resende


Publicado em 26/02/2013, às 15h35

Última atualização em 26/02/2013, às 15h35
Resende

A ONG Crescente Fértil anuncia que estão abertas as inscrições para a série de palestras que integram o minicurso "Estratégias para o Desenvolvimento da Pequena Propriedade Rural". A primeira atividade acontece neste sábado (2), a partir das 10 horas, no Salão da Igreja do Rosário, no Centro Histórico, com a palestra sobre o Novo Código Florestal.

- Através do Projeto Rio Sesmaria, vimos à necessidade de passar mais informações sobre temas importantes, como o Novo Código Florestal, e também atividades de geração de renda sustentáveis, e vamos colocar isto em prática neste minicurso - comenta o diretor da ONG e coordenador do Projeto Rio Sesmaria, Luis Felipe César.

O curso é aberto a todos os moradores, especialmente direcionado a produtores rurais que moram às margens do Rio Sesmaria e seus afluentes - Formoso e do Feio -, nos municípios de Resende e São José do Barreiro (SP).

- Estamos orientando os produtores rurais a participarem deste curso, pois serão passadas informações importantes, principalmente no que diz respeito à legislação ambiental, como será neste sábado - destaca o secretário de Agricultura e Pecuária, Miguel Dias.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, junto ao Parque de Exposições (Exapicor), e também no Sindicato Rural e EMATER Resende; ou através do e-mail: crescente.fertil@crescentefertil.org.br.

Código Florestal

Conforme explica Luis Felipe César, a palestra sobre o Novo Código Florestal vista tirar dúvidas sobre como está a legislação ambiental, e será ministrada por Rodrigo Bacellar Mello, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O assunto também atenderá os moradores do Formoso (SP), no mesmo dia, a partir das 14h30, no Hotel Fazenda Clube dos 200.

Outros temas

Os próximos temas a serem trabalhados pelo minicurso são:

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), dia 9 de março, com o técnico agrícola Maurício Ruiz e a engenheira florestal Mariana Barbosa Vilar;

Crédito Rural e Oportunidades para Pequenos Produtores, dia 23 de março, com o engenheiro agrônomo Maurício Duarte Pontes Júnior;

Planejamento do Uso da terra na Propriedade Rural, dia 6 abril, com o zootecnista Nilo Salgado Jardim;

Artesanato em Palha de Bananeira, dias 4, 5, 9 e 10 de abril, com a extensionista social Maria Cristina Leal;

e Plantio Direto de Pastagem e Projeto CATI Leite: Instrumento de Planejamento, Difusão de Tecnologias Sustentáveis e Gestão de Propriedades Leiteiras, dia 11 de maio, com o engenheiro agrônomo Ricardo Manfredini.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/1,69851,Inscricoes-abertas-para-curso-de-desenvolvimento-rural-em-Resende.html#ixzz2M6UKVvlk

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

SECRETARIA DO AMBIENTE FORTALECE GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA EM SEMINÁRIO NA FIRJAN


http://www.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo;jsessionid=CDDB57A54AA48D25E4551E4378B9FC5C.lportal2?p_p_id=exibeconteudo_INSTANCE_2wXQ&p_p_lifecycle=0&refererPlid=11702&_exibeconteudo_INSTANCE_2wXQ_struts_action=%2fext%2fexibeconteudo%2frss&_exibeconteudo_INSTANCE_2wXQ_groupId=132946&_exibeconteudo_INSTANCE_2wXQ_articleId=1458966

 » Julia de Aquino
Prefeitos e secretários de Meio Ambiente dos 92 municípios fluminenses foram convidados para conhecer ações ambientais do Governo do Estado


Ações ambientais realizadas pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) foram apresentadas hoje (26/02), no Auditório da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), durante o seminário de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, para 20 prefeitos e 77 secretários municipais do Ambiente das 92 cidades fluminenses. Os participantes receberam um kit (incluindo DVD) com informações detalhadas das ações ambientais.

Na pauta do cardápio de iniciativas da SEA e do Inea, foram fornecidos dados sobre programas de saneamento e de controle de inundações, como o fim dos lixões municipais do entorno da Baía de Guanabara, além de diversas outras iniciativas, como a descentralização do licenciamento ambiental para 42 municípios que representam mais de 90% da economia do estado.

Pioneira no Rio de Janeiro, a iniciativa não teve apenas como objetivo apresentar todos os projetos, programas e ações ambientais que a SEA e o Inea vêm realizando em todo o estado, mas também contribuir para a interação crescente entre o Governo do Estado e os municípios fluminenses.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, apresentou diversas ações realizadas pela SEA e pelo Inea, ressaltando a importância do ICMS Ecológico e da união entre estado e municípios, e afirmou que a gestão ambiental significa desenvolvimento, lucro e fortalecimento das cidades.

“Nós podemos trazer recursos e investimentos para fortalecer equipes das secretarias de Meio Ambiente de forma competente. São mais de R$ 2 bilhões por ano de investimentos que estamos executando na área ambiental”, disse.

O secretário lembrou ainda que o Estado do Rio de Janeiro é o que mais recebe investimentos no paíse o que menos desmata a Mata Atlântica.

A presidente do Inea, Marilene Ramos, falou sobre os recursos provenientes do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental) e a gestão participativa, além da importância da descentralização do licenciamento ambiental.

Marilene disse ainda que a criação de unidades de conservação é tão importante quanto a sua fiscalização. “São R$ 200 milhões investidos em unidades de conservação estaduais. Mas não basta criar essas unidades, é preciso fiscalizar”, disse Marilene.

A presidente do Inea afirmou que o principal objetivo de iniciativas como o seminário é sensibilizar prefeitos e demais representantes dos municípios para que a gestão participativa entre o Governo do Estado e as prefeituras gere desenvolvimento para o estado:

“Gestão ambiental é lucro, fortalecimento e desenvolvimento da região. Os prefeitos precisam olhar com carinho para suas secretarias ambientais, cuidar do lixo, investir em saneamento e em outras ações ambientais. Isso é que faz a população lembrar de vocês”, disse.

Marilene destacou ainda a importância para os municípios do Sistema de Alerta de Cheias, que tem o objetivo de informar autoridades e população quanto à possibilidade de chuvas intensas e inundações.

Ainda durante o seminário, os palestrantes mostraram mapas, planilhas e fotos das principais realizações da Secretaria do Ambiente.

O subsecretário-executivo da SEA, Luiz Firmino, apresentou os processos do carro-chefe dos investimentos da secretaria nos municípios: o Pacto pelo Saneamento, que inclui os programas Rio+ Limpo, Lixão Zero, Recicla Rio e Coleta Seletiva Solidária, entre outros.

Firmino afirmou também que desde o início da primeira gestão do secretário Carlos Minc, em janeiro de 2007, 100% do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental) é investido na área ambiental. “Já foram liberados R$ 400 mil para área de saneamento. Nossa meta é chegar a 80% de saneamento no estado até 2018”, disse o subsecretário.

Firmino falou também sobre diversas ações e programas que estão em andamento no estado e sobreas metas da SEA para 2014. Uma das ações destacadas pelo subsecretário foi a evolução do Programa Lixão Zero, lembrando que até 2010 apenas 12% do lixo era encaminhado para aterros sanitários.

“O Rio de Janeiro tem orgulho de dizer que até 2014 não terá mais lixão. Temos hoje 93% do lixo indo para aterros sanitários. Esses avanços são fundamentais para a sustentabilidade do nosso estado”, afirmou.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Secretaria distribui 400 mudas de diversas plantas no Ano Bom, em Barra Mansa


Publicado em 22/02/2013, às 17h25

Última atualização em 22/02/2013, às 17h25
Yuri Bandeira
yuri.bandeira@diariodovale.com.br

Barra Mansa

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa realizou hoje (22) uma campanha de doação de mudas. O evento marcou a data da criação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), gerado para a proteção e conservação ambiental.

A campanha - que foi a segunda edição do evento, que teve a primeira realizada na Praça da Matriz - aconteceu durante todo o dia na Praça das Nações Unidas, no Ano Bom. No total, foram distribuídas cerca de 400 mudas de 21 espécies frutíferas e ornamentais, entre elas Lírio da Paz, Mangueira, Grumixama, Café, Urucum, Ameixa, Uva do Japão e Jamelão.

A gerente de Educação Ambiental de Barra Mansa, Simonette Balieiro, explicou como é o funcionamento da distribuição.

- Cada pessoa pode levar uma muda para casa após fazer o seu cadastro. A nossa proposta é levar essa campanha para mais bairros da cidade. É realizado uma vez por mês e estamos na segunda edição.

Simonette falou também na proposta principal da campanha.

- A proposta que queremos alcançar com essa iniciativa é que as pessoas plantem essas mudas, e que elas cresçam, resultando em bonitas árvores. A conscientização do verde é a conscientização da limpeza. Uma árvore é essencial à vida das pessoas, seja para fazer uma sombra ou para uma melhor qualidade de ar - concluiu a gerente, explicando que as mudas são produzidas no horto florestal de Barra Mansa exatamente com o objetivo de ser doadas.

Uma das pessoas que resolveu levar uma muda de fruta da condessa para casa foi Nicolau Francis, que apoiou a ideia.

- Não sabia a secretaria estava realizando essa campanha. Gosto muito de plantas e apoio totalmente essa iniciativa.

Nicolau, que tem um projeto de plantar mudas em áreas ribeirinhas, falou que a população deve começar a observar o planeta de uma maneira diferente, com mais verde.

- Essa campanha é um incentivo à cultura ecológica. A parte física sem a parte teórica não adianta nada. O ato que está sendo realizado aqui tem que ser acoplado a um ensinamento, temos que agir de acordo com a proposta - disse.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,69685,Secretaria-distribui-400-mudas-de-diversas-plantas-no-Ano-Bom-em-Barra-Mansa.html#ixzz2LifJ31zr

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Vereador pede apoio de Albertassi para obras em córrego na Vila Elmira


Encontro: Albertassi e Ricardo Arbex discutem sobre obras para moradores de Barra Mansa

Barra Mansa
O vereador Ricardo Arbex (PRTB) se reuniu ontem com o deputado estadual Edson Albertassi (PMDB) para solicitar o empenho do parlamentar junto ao Governo Estadual nas obras do córrego do bairro Vila Elmira. Segundo informações do vereador, a obra é uma reivindicação antiga da comunidade e gera muitos transtornos aos moradores.

- No período de chuva o riacho transborda e invade as residências e com a falta da rede de esgoto a água da chuva retorna às casas pelos ralos - explicou.

Albertassi afirmou que conseguiu, no final do ano passado, a liberação de recursos através do Fecam (Fundo Estadual de Conservação do Meio Ambiente) e que dentro de 15 dias um técnico do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) deve comparecer ao município para fazer a conferência final do local e iniciar o processo de licitação.

- A verba é de R$ 7 milhões, e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Minc, me garantiu a vinda do profissional na cidade. Vamos nos empenhar para agilizar todo o processo, para que essa obra comece o mais rápido possível - declarou.

Além do trabalho para retirada do esgoto, os serviços incluirão: construção de uma central de tratamento de esgoto, urbanização, asfalto, calçamento e arborização de toda área.

Para o deputado, a obra irá trazer mais dignidade e respeito para a população, inclusive evitando riscos durante enchentes.

- Essa obra significa mais saúde e mais qualidade de vida para os moradores. Mesmo antes de ser eleito, quando prestava serviços como médico na Vila Elmira, o Ricardo me pedia essa obra. Agora, como vereador, a primeira coisa que fez foi me pedir o recurso, cumprindo o compromisso com a comunidade - elogiou.

Ricardo Arbex disse que essa luta do deputado também é antiga e que agora está confiante que em breve esse sonho se tornará realidade.

- O Albertassi é um deputado muito sério e tem um grande comprometimento com Barra Mansa e um enorme carinho com a comunidade da Vila Elmira. É uma parceria que já está dando certo - finalizou o vereador.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,69594,Vereador-pede-apoio-de-Albertassi-para-obras-em-corrego-na-Vila-Elmira.html#ixzz2LUBTCEl1

Em Lídice: Empresa descobre planta que pode combater infecção hospitalar


Publicado em 20/02/2013, às 13h11

Última atualização em 20/02/2013, às 18h58
Gabriel Borges

Descoberta: Planta encontrada em Rio Claro pode combater infecção hospitalar e vem sendo plantada na cidade

Rio - Lídice
A empresa de pesquisa Extracta, localizada nos laboratórios do Polo Bio-Rio, no campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), descobriu em Lídice, distrito de Rio Claro, uma planta que possui um elemento que pode reduzir o número de mortes por infecção hospitalar. Chamada pelos pesquisadores de Kielmeyera aureovinosa, a espécie possui propriedades que podem combater o Staphylococcus aureus, que consiste no germe responsável pela maioria das contaminações em hospitais.

De acordo com o presidente da empresa, cientista Antônio Paes de Carvalho, o princípio ativo da planta é encontrado na raiz, que é seca em uma estufa, moída e colocada em um recipiente com álcool.

- No final conseguimos obter um extrato alcoólico que contém as substâncias químicas que precisamos para desenvolver as pesquisas. Guardamos essa solução altamente concentrada em temperatura de 20 graus centígrados negativos - disse ele, completando que foi desta forma que o laboratório contabilizou o número de 12 mil extratos.

O cientista contou que as descobertas acontecem por meio da pesquisa de diversos extratos.

- É um processo altamente tecnológico. É um trabalho robótico, que como resultado prático apontou que apenas 49 espécies apresentam princípio ativo para combater o germe responsável pela infecção hospitalar. Desse total, estamos concentrando as pesquisas até chegar ao extrato da planta encontrada em Lídice - ressaltou.

O cientista lembrou que o exemplar da planta é mais ativo do que qualquer medicamento contra o Staphylococcus disponível atualmente no mercado. No momento há 623 extratos naturais que responderam positivamente para pelo menos um entre os seis alvos de doenças consideradas importantes.

- Hepatite C, doença de Chagas, malária e tuberculose estão entre as doenças que estamos pesquisando. Existem laboratórios que estão interessados em comprar o princípio ativo, que no momento está sendo oferecido em pomada - contou, frisando que o medicamento está sendo testado em animais, com resultados satisfatórios.

- Percebemos que a solução da maioria das doenças será encontrada na natureza. Temos que perceber a importância do meio ambiente ser preservado, já que a degradação resulta na perda de espécies que poderiam salvar vidas - concluiu.

O botânico responsável pela descoberta da planta em Lídice, Mário Gomes, contou que um dos objetivos é aumentar a disseminação da planta nas matas ao longo dos cursos d'água.

- Nosso primeiro projeto agroflorestal fluminense visa o desenvolvimento de medicamentos naturais. Descobrimos a planta através de um trabalho efetivo nas florestas da região. Sabemos que esse local possui a vantagem da rápida recuperação, já que a região é bastante úmida - frisou.

Meio ambiente

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Rio Claro, Mário Vidigal, as sementes das plantas foram levadas para o laboratório da empresa para que outras mudas fossem produzidas.

- Estamos reintroduzindo 180 mudas na propriedade. Nosso objetivo é continuar plantando a espécie, para que o distrito de Lídice possa continuar colaborando com a pesquisa e com a diminuição dos problemas com infecção hospitalar - explicou, ressaltando que a descoberta colabora com a ideia da preservação da biodiversidade.

O trabalho em conjunto dos proprietários conscientizados e do governo que destina investimentos em questões ambientais, resulta em descobertas positivas, reconheceu Cid Magalhães, proprietário da Fazenda Pinheiros, onde a planta foi encontrada.

- É um prazer colaborar com a solução dos problemas de saúde da população. Além disso, sabemos que essa descoberta chega para colaborar com a economia do nosso município - pontuou.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69575,Em-Lidice:-Empresa-descobre-planta-que-pode-combater-infeccao-hospitalar.html#ixzz2LUB4GBgi

ICMBio e Guarda Municipal procuram pontos de caça na Floresta da Cicuta


Ação: Agentes do ICMBio e da GM estiveram na Floresta da Cicuta à procura de ações irregulares
Yuri Bandeira
yuri.bandeira@diariodovale.com.br

Barra Mansa

Foi realizada na manhã de hoje (20) uma fiscalização na Floresta da Cicuta com objetivo de identificar possíveis pontos de caça no interior da unidade de conservação. A ação conjunta foi realizada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), a Guarda Municipal Ambiental de Barra Mansa e a CSN. A Cicuta é considerada Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie)

De acordo com gerente de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Oseas dos Reis Pereira, essa primeira etapa é de reconhecimento do local.

- Hoje estivemos na Cicuta com a proposta de fazer o reconhecimento da área. Além disso, nessa primeira visita, realizamos o levantamento dos pontos de entrada da unidade de conservação e dos caçadores que têm abatido a fauna existente no fragmento florestal. Foi feito um levantamento de trilhas, barracos de caçadores, poleiros (espécie de elevação feita na parte superior das árvores).

Oseas explicou também que a Guarda Florestal teve seu efetivo aumentado este ano.

- A Guarda Ambiental de Barra Mansa foi estabelecida em 2006, contando com uma equipe de três pessoas. O quadro de agentes foi aumentado este ano para oito pessoas, ampliando o trabalho de fiscalização preventiva na área rural da cidade, como a APA do Cafundó e as 22 ilhas existentes no Rio Paraíba do Sul - disse.

Segundo o responsável pela Arie Floresta da Cicuta, Felipe Sardella, um acordo sobre a área com a CSN foi realizado há alguns anos.

- Nós da ICMBio fizemos um Termo de Compromisso com a CSN em 2008. Nele ficou estabelecido que a empresa nos daria a instrumentalização da gestão da unidade de conservação da Cicuta. Não existem muitos relatos de crimes contra a fauna por lá, mas havendo pelo menos um - e caso seja encontrado - iremos realizar a prisão - explicou.

Os agentes passaram a manhã inteira inspecionando o local, e não foi localizado nenhuma possível armadilha ou caçadores. Os agentes informaram que será feita em breve uma ação noturna, pois existem caçadores que preferem agir nesse período.

A Arie Floresta da Cicuta é uma Unidade de Conservação Federal, decretada em 1985, no interior da Fazenda Santa Cecília, de propriedade da CSN e que possui limites diferentes do que a população costuma chamar de "mata da Cicuta". A área tem 85% do seu território em Barra Mansa, e os demais 15% em Volta Redonda.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69586,ICMBio-e-Guarda-Municipal-procuram-pontos-de-caca-na-Floresta-da-Cicuta.html#ixzz2LU8YBtuA

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Piraí entra para Conselho da Associação de Municípios Sedes de Hidroelétricas


Publicado em 19/02/2013, às 13h08

Última atualização em 19/02/2013, às 13h08
Piraí

O prefeito de Piraí, Luiz Antonio da Silva Neves (PSB), tomou posse como membro titular do Conselho Fiscal - biênio 2013/2014 - da nova diretoria da Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (Amusuh). A nova diretoria, empossada em Brasília, na sala de reuniões da Confederação Nacional dos Transportes, é presidida pelo Prefeito Altenir Rodrigues da Silva, de Salto de Jacuí, no Rio Grande do Sul. Participaram da solenidade prefeitos e vereadores dos municípios sedes de usinas.

No dia 5 de março, a Associação realizará, em Brasília, reunião técnica com participação da diretoria, conselhos e equipe técnica para traçar as ações da entidade junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional, bem como discutir possíveis demandas oferecidas pelos membros.

A prioridade da nova gestão, afirmou o presidente, será intensificação de ações visando à aprovação do PLC 315/2009, que trata do aumento da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) paga aos municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,69513,Pirai-entra-para-Conselho-da-Associacao-de-Municipios-Sedes-de-Hidroeletricas.html#ixzz2LNlFvHVZ

Vereadora vai discutir soluções para a coleta de lixo com Neto


Publicado em 18/02/2013, às 19h43

Última atualização em 18/02/2013, às 19h43
Volta Redonda

João Marcos Coelho

Fiscalização: Vereadora acompanha de perto questão da coleta de lixo na cidade
A presidente da Câmara de Volta Redonda, América Tereza (PMDB), comentou sobre os problemas enfrentados pelos moradores em relação à coleta de lixo. A vereadora afirmou que irá intensificar os diálogos com o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) e com os diretores regionais da empresa Multiambiental, responsável pela coleta de lixo no município, além de buscar informações com o secretário de Serviço Público, Edson Carrá.

- A Câmara retomou suas atividades nesta segunda e nossa pauta principal será a coleta de lixo, que tem prejudicado os moradores de Volta Redonda. O objetivo da Casa é lutar pelos direitos do povo e isso será feito, acredito que por todos os vereadores - enfatizou.

América contou que no último domingo visitou o bairro Mariana Torres e que a situação encontrada foi de total descaso para com os moradores da área.

- Infelizmente a população também não colabora, joga lixo em qualquer lugar. Mas vou exercer meu papel e buscar soluções junto à prefeitura de nossa cidade - afirmou.
De acordo com a presidente, algumas comunidades chegaram a receber o serviço de coleta, mas com recursos próprios da vereadora.

- A cidade é muito grande, não consigo recolher o lixo todo. As pessoas que trabalham para mim fizeram esse serviço em algumas comunidades - contou.
A vereadora informou que várias questões serão levantas durante o encontro que marcou com o prefeito e que irá dialogar sobre ideias que poderão auxiliar na melhoria do serviço prestado.

- Quero saber do prefeito e da Secretaria de Serviços Públicos o que está sendo feito, porque todo ano a gente passa pelos mesmos problemas. Além do lixo, nessa época o mato cresce muito mais rápido e traz incômodo para os moradores - explicou, acrescentando que "o prefeito precisa deixar de exercer a política da boa vizinhança e cobrar rigorosamente dos funcionários um serviço correto".

Educação Ambiental

América Tereza ressaltou a importância da implantação da Educação Ambiental no município, o que segundo ela, está longe de ser o ideal para o avanço da área.

- Acaba virando uma bola de neve, porque todos erram. O prefeito, as Secretarias e a população são culpados pelo problema, infelizmente ninguém colabora - declarou.
A vereadora informou que pretende apresentar, na Câmara Municipal, propostas de implantação e obrigatoriedade de ensino voltado para o Meio Ambiente para as crianças e jovens do município.

- Isso é uma necessidade urgente. Todos precisam colaborar com o Meio Ambiente - ressaltou.

Comissões permanentes

América afirmou ainda que uma das pautas pré-determinadas para discussão na primeira sessão pós-carnaval da Câmara, é a formação das comissões permanentes para o ano de 2013. Ela contou que já existe movimentação dentro da Casa, mas que acredita que a votação será tranquila.





Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,69497,Vereadora-vai-discutir-solucoes-para-a-coleta-de-lixo-com-Neto.html#ixzz2LNl3q5eb

resumo da reunião da Comissão Ambiental Sul de Fevereiro 2013

Pauta da reunião da Comissão Ambiental Sul de 19/02/2013
local: Cúria Diocesana de Volta Redonda, às 9h e 30 min

-saudação
-cenário sócio-ambiental (lixo/chuvas)
- projeto 2013

Prof° Délio Guerra inicia a reunião pedindo que todos se apresentassem, como sugerido por Zezinho.
Délio comenta sobre os resultados da cobrança de ações no rio Brandão, como projetos apresentados pela prefeitura, e sugere que o grupo pense em projeto em um afluente da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. Ele fala que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda -SAAE não consegue abastecer toda a cidade pois faltou água em alguns bairros. Délio sugere também projeto com agricultores rurais e , como não há área rural significativa na cidade, exemplificou Pinheiral e Barra do Piraí, seguindo modelo da cidade de Rio Claro. Délio fala sobre a preocupação da FIRJAN com as nascentes.

foto Daniele Barbosa, reunião de janeiro de 2013. 

O problema do lixo foi abordado Sandro Honório, que propõe trabalho de educação ambiental e compostagem. Carla, representante da Cruz Vermelha Brasileira na reunião, questiona um modo de cobrar o poder público quanto ao problema na coleta de lixo na cidade. Carla e João falam da conclusão do projeto do rio Brandão, visto que falta questionar o órgão público responsável, SAAE, apontado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda em reunião com a comissão como zelador das atividades do rio. Os participantes falam que a reunião está se tornando um fórum de discussão de questões técnicas. Carla recorda que Délio apresentou há algum tempo um projeto de educação ambiental a ser feito em quatro escolas públicas próximas ao rio Brandão, que não foi concluído.

Quanto ao problema dos resíduos, o prof° Deyvison discute que é necessário tornar pública a indignação e ter atitude pró-ativa. O mesmo fala do passivo ambiental de vinte anos do município e que, nas décadas de quarenta e cinquenta, foi realizada a última arborização urbana significativa da cidade e que os órgãos públicos, como as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Ação Comunitária e Serviço Público, devem ser articulados para resolver os problemas ambientais e terem planos de contingência. Deyvison fala de casos de dengue e leptospirose e diz "não adianta falar que Volta Redonda tem a melhor saúde se não cuida do lixo". Ele esclarece que haverá este ano a Conferência Nacional de Meio Ambiente, precedida pelas Conferências Estadual e Municipal e esta última pode ser organizada por escola ou pela própria Comissão Ambiental Sul. Deyvison alega que o município tem a segunda ou terceira maior arrecadação do estado do Rio de Janeiro e não consegue coletar o lixo, não havendo plano de saneamento básico, resíduos sólidos e coleta seletiva bem estruturados. A mestranda em Meio Ambiente e Saúde do Centro Universitário Fundação Oswaldo Aranha -UNIFOA acrescenta que, em seu projeto de dissertação de mestrado, de duas clínicas veterinárias e três clínicas de saúde pequenas consultadas, nenhuma dispunha os resíduos hospitalares de forma adequada e apenas uma clínica veterinária aceitou fazer o plano de resíduos hospitalares com ela.

O representante do Fórum de Justiça falou sobre a poluição do ar no município e que a melhoria do transporte público amenizaria o problema, como o projeto de bilhete único discutido no fórum por ele visto que não é qualquer modelo que se adéqua ao município. Ele comunica que dia dois de março haverá reunião do fórum e que a Comissão Ambiental Sul pode apresentar o planejamento no mesmo.

João, que direciona a reunião após a saída justificada de Délio antes de seu término, esclarece que em último encontro com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a mesma disse que a competência do rio Brandão é do SAAE.

Vera Gama fala sobre a importância da educação ambiental bem estruturada e contínua para obtenção de resultados positivos e divide a experiência do projeto de educação sexual que faz há 12 anos.
Sandro expõe que o BNDES financia projetos ambientais com foco em comunidades.

João reforça que a Comissão deve concluir o trabalho do rio Brandão, como as nascentes e a cobrança aos órgãos públicos competentes.

A Lívia, representante da rede Floresta de supermercados, fala do projeto da empresa de reduzir o consumo de sacolas plásticas, de conscientização dos clientes e da separação de resíduos recicláveis.

Concluindo a reunião, foi definido o seguinte cronograma a fim de estipular responsáveis e prazos para alcançar objetivos propostos. No dia vinte e oito de fevereiro, o João vai contactar o poder público para falar do diagnóstico do rio Brandão e do problema da coleta de lixo. Os membros Luan, Délio, Vinícius, João, Carla e Adriana produzirão, até o mês de abril, a conclusão do documento sobre o rio Brandão, formando a Câmara Técnica do rio Brandão. A Câmara Técnica se reunirá dia vinte e seis de fevereiro para se organizarem melhor.

Como sugestão de pauta para a próxima reunião da Comissão Ambiental Sul no dia cinco de março, Carla sugere pensar sobre uma Câmara Técnica de Elaboração de Projetos para captação de recursos de órgãos de fomento ambientais, como BNDES e AGEVAP.

Término da reunião: 11:30

Daniele R Barbosa

Comissão Ambiental Sul
Facebook https://www.facebook.com/ComissaoAmbientalSulRJ

Contatos: 
Prof. Délio Guerra
deguefi@gmail.com
comissaoambientalsulrj@gmail.com 
(24) 9221 8784

Colaboração: 
Zezinho - MEP-VR | Movimento Ética na Política - Volta Redonda/RJ
novo e-mail: mep.voltaredonda@gmail.com

Cúria Diocesana de Volta Redonda/RJ
www.diocesevr.com.br
Endereço: Rua 25B, no. 44, Vila Santa Cecília (Referência: Praça Brasil)
Tel: (24) 3340-2801


1ª Jornada de Capacitação em Gestão Ambiental Pública acontece em Paraty



http://www.pmparaty.rj.gov.br/site/?p=3979

ICMBio, INEA, Prefeitura de Paraty e Câmara de Vereadores realizam o encontro de gestores

No dia 25 de fevereiro, segunda-feira, acontecerá a 1ª Jornada de Capacitação em Gestão Ambiental Pública, para os vereadores e secretários municipais, na Casa da Cultura de Paraty, a partir das 8h30.
Realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Prefeitura de Paraty e a Câmara dos Vereadores, o encontro tem como objetivo apresentar aos gestores públicos uma visão geral da legislação ambiental e esclarecer a atuação dos órgãos ambientais, expondo suas missões e competências no município.

Além disso, o evento é uma oportunidade de promover o debate sobre os desafios da gestão ambiental, apontar oportunidades de atuação da Câmara Municipal e do poder executivo, tudo isso visando o trabalho conjunto a favor da conservação e da melhora da qualidade ambiental de Paraty.

A jornada acontecerá durante todo o dia 25, e contará com a presença de Paulo Nogara, Rogério Rocco, Anna Cecília Cortines, Julio Avelar, Bernadete Passos, do Presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Vidal, e de representantes do ICMBio, INEA, IBAMA e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Paraty. Dentre os assuntos que serão abordados por eles, estão “Introdução à Legislação Ambiental”, “Licenciamento Ambiental”, “Gestão Participativa”, entre outros.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

neste sábado Feira Gratis Da Gratidão em Volta Redonda


De Feira Gratis Da Gratidão VR
via facebook
https://www.facebook.com/events/488427784527087/489048011131731/?notif_t=plan_mall_activity

Sábado
10:00 até 20:00

Praça Brasil

Dia 16 Galera!Mais uma edição da Feira Grátis da Gratidão!

Além da nossa feira linda cheia de coisas bacanas teremos as já tradicionais atividades durante o dia todo:



- 10h: Pique Nique com opção vegana. Chegue cedo e traga sua contribuição! Pode trazer o que quiser, se for sem bicho melhor ainda

- 10h as 17h: Feira de Adoção de Animais, com os bichinhos resgatados do lixão de VR (O grupo de protetores dos animais, Amigos dos Amigos, estará aceitando doações de ração durante toda a feira)

- 11h: Roda de Choro

- 14h: Apresentação de Ballet com Projeto Dança & Magia

- Varal de Poesia com Daiana Damião e Matheus Prado

- Slackline

- Tecido Acrobático com Manuella Tebet

- 15h30 às 18h Apresentações Musicais (além da roda de choro)
- Jackset
- Eu você e a Manga
- Ello
- Malukinho

- 18h: Prática de Yoga com Álvaro Netto




foto facebook

>>> Ainda não sabe como funciona? Se liga então:

A Feira Grátis da Gratidão é uma feira onde as pessoas levam o que quiserem ou nada, e pegam o que quiserem ou nada. Essa feira tem acontecido cada vez mais em várias cidades no mundo e o que faz com que ela dê certo é a confiança, entrega, gratidão e o amor. Dar por dar, por se sentir abundante, sem esperar nada em troca. Quando se quer e agradece o que se tem, então se tem o que se quer e se é feliz.

- O que dar?
Roupas, cds, brinquedos, livros, etc. Refletir sobre se eu preciso disso. Ou será que outra pessoa pode precisar disso mais do que eu? O importante é desejar que o destino daquele objeto seja o melhor para a outra pessoa.
Abraços, dança, música, risadas, poesias, desenhos... Temos muito a oferecer, mas muitas vezes não sabemos como.

- O que pegar?
Pegue aquilo que desejar!

Importante: Se não souber/tiver o que dar, tudo bem. Você pode dar a oportunidade para alguém te dar algo.

Teremos outras atividades como yoga, musica, teatro e muito mais! Só chegar junto!

***Tem vontade de se apresentar na Feira? É só falar com a gente!
Quer levar suas poesias, esculturas, telas, seja lá qual for sua arte, para expor na Feira? Por favor, fique à vontade! (Leve o que quiser)

Feira de adoção de filhotes acontece em Resende


Publicado em 14/02/2013, às 18h13

Última atualização em 14/02/2013, às 18h13
Resende

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (15), das 9h às 14h, a Feira de Adoção de Filhotes (cães e gatos). O evento será realizado no calçadão da Avenida Albino de Almeida (próximo à Ponte Velha) e tem como objetivo incentivar a adoção de animais que estão abrigados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Ele conta com o apoio de voluntários.

Os filhotes são recolhidos pelos profissionais do órgão nas ruas de Resende. Após serem castrados, vacinados e registrados, os animais são disponibilizados para a Feira de Adoção, que costuma acontecer quinzenalmente.

No local, os interessados devem preencher um termo de responsabilidade, informando o número do documento de identidade, endereço e telefone de contato. Após a adoção, voluntárias realizam uma visita domiciliar para acompanhar o processo de adaptação dos filhotes.

A quantidade de animais doados varia de acordo com a demanda do CCZ. Em edições passadas foram registradas as adoções de 14 gatos e sete cães, num mesmo dia.

Quem quiser obter mais informações sobre este serviço pode se dirigir à sede do órgão, que funciona na Rua Eurídices Paulina de Almeida, 300, no bairro Vila Vicentina. Os telefones de contato são: (24) 3360-5186 ou (24) 3360-9690.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,69319,Feira-de-adocao-de-filhotes-acontece-em-Resende.html#ixzz2KyLmdyPw

Secretaria de Meio Ambiente flagra descarte irregular de lixo em Angra


Publicado em 14/02/2013, às 13h44

Última atualização em 14/02/2013, às 13h44
Angra dos Reis

A prefeitura de Angra realizou na tarde de ontem (13), uma ação conjunta com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Polícia Militar, para coibir e autuar infratores que estavam descartando lixo em uma Área de Preservação Permanente (APP), próxima à Gamboa, na Japuíba. Participaram da operação o subsecretário de Meio Ambiente, Ivan Marcelo Neves, o gerente de Conservação e Pesquisas Ambientais do município, Paulo Carvalho, e o superintendente do Inea na região, Julio Avelar, além de agentes do órgão e policiais civis.

A área usada para o descarte ilegal de lixo era isolada, numa estrada de terra ligando o bairro do Belém à Gamboa. Todo o tipo de resíduos foi encontrado no local, até documentos, que vão ajudar na localização dos infratores. A ação resultou na apreensão de um caminhão com uma carga de aproximadamente cinco mil embalagens de leite, que seriam jogadas irregularmente na área próxima a um manguezal. A empresa, de distribuição de cereais, será autuada e terá que recolher todo o resíduo jogado por ela, além de descartá-lo em local apropriado, no aterro da prefeitura, no Ariró.

O superintendente do Inea, Júlio Avelar destacou que este tipo de descarte ilegal vem acon tecendo com frequência em outras partes do município. Ele denunciou que muitas vezes pode até ser pago o transporte do lixo, mas por não ser descartado em lugar correto, esse recurso acaba virando lucro para os transportadores. O superintendente alertou que quem for encontrado ou flagrado praticando o descarte de lixo em lugar inapropriado, mesmo que tenha pago a taxa, será autuado e multado.

Agora a secretaria de Meio Ambiente vai monitorar não só esse local, como outros possíveis aspasbota-foraaspas no município. O subsecretário contabilizou os danos no local e uma equipe será enviada para a Gamboa a fim de fazer a limpeza do local, o qu e será feito em aproximadamente um mês.

- Encontramos vários pontos de lixo ao longo dessa estrada, às margens de um manguezal, vamos monitorar esse descarte ilegal e multar os responsáveis - completou Ivan.

Para não ser autuado em crime ambiental, o responsável pelo material deve pagar o transporte e a taxa de d escarte, e principalmente, se certificar de que o mesmo será levado para local apropriado. Para mais informações, basta entrar em contato com a secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (24) 3368-4435.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69300,Secretaria-de-Meio-Ambiente-flagra-descarte-irregular-de-lixo-em-Angra.html#ixzz2KyLYmJaR

Moradores de Volta Redonda apontam problemas na coleta de lixo


Publicado em 14/02/2013, às 11h44

Última atualização em 14/02/2013, às 16h20
Natacha Prado

Vila Mury: Lixo está acumulado em ruas do bairro
Natacha Prado
natacha.prado@diariodovale.com.br

Volta Redonda

Os moradores dos bairros Vila Mury, Aterrado, Vista Verde, Nossa Senhora das Graças e Minerlândia estão reclamando do serviço de coleta de lixo orgânico e reciclável. Eles afirmam que o caminhão de recolhimento não passa nos bairros há aproximadamente uma semana. Além dessas localidades, Vila Rica e Retiro também estão convivendo com os transtornos.

De acordo com a moradora Maria Lúcia Barbosa, o acúmulo de lixo nas ruas está contribuindo para o aparecimento de moscas e ratos.

- A situação da Vila Mury está insustentável. Há cerca de duas semanas o caminhão de coleta não visita nosso bairro. Estamos no verão, e a temperatura alta colabora para que o cheiro ruim aumente - disse ela.

Maria Lúcia contou ainda que uma das soluções é congelar os restos de alimentos até o dia marcado para o recolhimento do lixo.

- Reservei um pedaço do meu congelador para guardar o que sobra da limpeza de algumas carnes. Se colocarmos na rua, o cheiro irá prejudicar a nossa própria rotina - explicou.

Já na Avenida Dos Oitis, também na Vila Mury, a moradora Rosilda Telles contou que viajou no Carnaval, porém quando retornou a situação ainda não estava solucionada.

- O cheiro está insuportável. Hoje estou lavando a frente da casa com desinfetante, buscando diminuir o aparecimento de mosquitos - completou.

Na Rua 539-A, no Nossa Senhora das Graças, a moradora Deodete de Souza relatou que a coleta seletiva costuma ocorrer diariamente, porém atualmente a empresa não está cumprindo com as marcações.

- O cheiro é muito forte e realmente atrapalha a rotina de pessoas que precisam ficar em casa. Porém, a transmissão de doenças é o que mais me preocupa, já que não sabemos o conteúdo de cada lixo - acrescentou.

Isolamento

Para o morador do Vista Verde José Carlos, o principal motivo dos problemas do bairro é à distância do centro da cidade. Ele conta que além da irregularidade na coleta, os moradores estão sofrendo com falta d'água e buracos.

- Temos que limpar diariamente a frente das casas, pois os cachorros espalham o lixo por toda a rua. Esse problema precisa ser solucionado rapidamente, para que nenhum morador sofra com doenças ocasionas pelo aparecimento de animais - disse.

Segundo a dona de casa Eliane de Paula, moradora da Minerlândia, a coleta no bairro acontece durante três dias úteis, porém a última aconteceu o domingo.

- Não sabemos o dia correto para colocar o lixo na rua. A regularidade no recolhimento é prioridade, já que um dia sem coleta já causa, além do acúmulo de lixo, um cheiro desagradável para os moradores - relatou.

Punições

A Prefeitura de Volta Redonda explicou que quando abre licitação para serviços na cidade, as empresas que estão interessadas analisam a estrutura da cidade, volume do serviço e ofertam seu preço. Por lei, o governo municipal é obrigado a selecionar a empresa que oferecer o melhor custo-benefício para a cidade. No caso da coleta de lixo, a empresa Multi-Ambiental foi selecionada.

Além disso, o governo municipal reconheceu que o serviço da empresa não está atendendo a demanda da cidade e garantiu que a firma está sendo multada diariamente pela fiscalização, completando que essa não é a situação que o governo deseja oferecer para os contribuintes que pagam seus impostos.

A prefeitura ainda afirmou que diversas ações estão sendo providenciadas para melhorar a qualidade do serviço. Hoje foi realizada uma reunião com a diretoria da empresa para definir de uma vez a situação - e, se for caso, abrir uma nova licitação.

Colaboração

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Edson Carrá, os moradores dos bairros afetados também receberão as ações de limpeza.

- Iniciamos hoje a limpeza do córrego próximo à Escola Municipal Bahia, na Minerlândia, já que o espaço estava com muitas folhagens. As próximas atividades no bairro serão as capinas e as podas de árvores - informou.

Ele completou que, após a finalização das atividades na localidade, as equipes irão iniciar a limpeza em bairros próximos.

- Obedecemos a um trajeto de serviço. São Lucas e São Cristovão serão as próximas áreas atendidas - disse, contando que os problemas de coleta de lixo e limpeza serão solucionados em todos os bairros de Volta Redonda.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69296,Moradores-de-Volta-Redonda-apontam-problemas-na-coleta-de-lixo.html#ixzz2KyLEfSGA

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Saiba quais cidades possuem a coleta seletiva de lixo


http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/1_264947.asp

A coleta seletiva do lixo preserva o meio ambiente, diminui a poluição das cidades e melhora a saúde da população. O lixo descartado de forma inadequada não traz benefícios e se transforma em risco para quem faz a coleta. Portanto, é fundamental a separação e o descarte correto do lixo. Confira as cidades da região que realizam a coleta seletiva do lixo:

Telefone:

Resende: (24) 3354-7792;

Três Rios: (24) 2255-1729;

Paracambi:  (21) 2683-2963;

Barra Mansa: (24) 3322-6195 ou (24) 3322-5206

Volta Redonda:  (24) 3339-4256

Representante da prefeitura de Volta Redonda fala sobre o problema do lixo


13/02/2013 13:49:48
Representante da prefeitura de Volta Redonda fala sobre o problema do lixo

vídeo TV Rio Sul
http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_291656.asp

Em Resende falta coleta de lixo


14/02/2013 13:33:29


http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_291672.asp


 Em Resende, o problema está sendo a falta de coleta de lixo. Em muitos bairros, a última vez que o caminhão passou foi antes do carnaval. Tem comunidade em que a situação está ainda pior: está com problemas na coleta desde o fim do ano passado.

Santo Amaro, Jardim Brasília, Vicentina... Bairros diferentes com o mesmo problema.

- Está muito em dias alternados. A gente não sabe que dia que passa e que dia que não passa - falou Sandra Regina Penda, aposentada.

Na Rua da Dona Mirtes, no bairro Vicentina 2, a última coleta foi antes do carnaval.

- Tem uma semana já sem passar. O lixo está todo espalhado, fora os ratos que já estão aparecendo aqui. Chove e fica pior ainda – reclamou Mirtes Antunes Guimarães, doméstica.

Para amenizar o mau cheiro, alguns moradores estão queimando o lixo acumulado nas ruas.

- Tem que queimar, está vendo? Não tem como, é muito lixo - comentou o carpinteiro Tafareal Luiz Correia.

De acordo com a Agência de Meio Ambiente de Resende, a cidade produz 110 toneladas de lixo domiciliar por dia. Em alguns bairros, como o Vicentina 2, o problema de coleta já dura mais de três meses.

- Essa situação, na verdade, está desde novembro para cá. Eu não sei porque isso vem acontecendo lá em baixo, mas de novembro para cá estamos tendo essa dificuldade - disse Valdecir da Silva, operador industrial.

A maior preocupação dos moradores é com as crianças.

- Traz rato, escorpião, as crianças brincam na rua e fica difícil – afirmou Tafarel.

- Na nossa rua tem muita criança. A qualquer momento elas podem ser picadas por um animal peçonhento e a situação pode se agravar – concluiu Valdecir.

                   
Fonte: TV RIO SUL

Operação em Angra combate descarte irregular do lixo


14/02/2013 13:28:25

http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_291671.asp



 O descarte irregular de lixo ou entulho é um problema que cresce a cada dia na região. Em Angra dos Reis, a prefeitura se uniu ao Instituto Estadual do Ambiente para reforçar a fiscalização e punir os infratores.

As quantidades de lixo e entulho impressionam. Tem de tudo: de resto de material de construção a móveis velhos, poda de árvore, latas e madeira. Só que isso está nas margens de um rio, e em alguns pontos o descarte foi feito dentro do mangue, uma área de proteção permanente. Além disso, resíduos só podem ser jogados em áreas licenciadas, onde vão receber o tratamento adequado para não poluir o solo ou a água.

Mas uma das principais dificuldades está em identificar as pessoas que jogam lixo em uma inadequadas. Por isso, até documentos encontrados entre os resíduos podem ajudar.

- Nós vamos intensificar a fiscalização em conjunto com a prefeitura no sentido de coibir (o descarte do lixo) e também recuperar essas áreas que foram impactadas – explicou Júlio César Avelar, superintendente do Inea.

Segundo a prefeitura, na Gamboa, no Belém, também existe um problema de loteamento clandestino.

- Esse loteamento foi embargado pelo município. Não existe condições dele ser "desembargado" porque é todo irregular – afirmou Paulo Carvalho, gerente  de Conservação e Pesquisas Ambientais.

Agora a proposta é retirar todo o material do local para recuperar o terreno.

- A gente está tentando providenciar, através do serviço público, a retira de todo o lixo em 30 dias. Acho que essa é a missão: recuperar toda essa área e levar para o Aterro do Ariró para que ele seja depositado de forma adequada – disse Ivan Marcelo Neves, subsecretário de Meio Ambiente.

No fim da operação, quando as equipes iam embora, o flagrante de uma carga com pelo menos mil pacotes de leite que seriam jogada no terreno. O proprietário disse que não sabia da irregularidde. Ele foi autuado por dispor resíduos de forma inadequada. O valor da multa ainda está sendo definido, mas deve ultrapassar R$40 mil.

- Agora, como sei que não posso descartar lixo aqui, a gente vai recolher e levar para o local apropriado – falou o comerciante Diogo Carvalho Godinho.

Quem for pego descartando lixo ou entulho em local irregular em Angra pode ser multado. O valor é definido de acordo com a gravidade do dano ou pelo porte da empresa e condições da pessoa flagrada. A multa pode variar entre R$1 mil e R$50 milhões.
Fonte: TV RIO SUL

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Operação de fiscalização ambiental acontece em Paraty e em Angra


Angra dos Reis

Angra dos Reis e Paraty receberam durante todo o carnaval a operação "Âncora", que teve o objetivo principal de coibir o fundeio de embarcações na unidade de conservação. A ação foi realizada pelo ICMBio com o apoio do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Polícia Federal e Militar (UPAM - Unidade de Polícia Ambiental), contando com a participação de 20 agentes federais e estaduais divididos em três equipes.

A atividade ficou concentrada nas enseadas da Piraquara de Dentro, Pingo d'água, Tanguá e Sandri, que são as áreas com maior incidência de fundeio na ESEC Tamoios em Angra dos Reis, segundo dados de quatro anos de monitoramento das interferências humanas nas áreas marinhas da unidade de conservação.

Foram abordadas aproximadamente 50 embarcações. Os navegantes foram orientados quanto às restrições de uso da unidade de conservação, os objetivos de criação da Estação Ecológica e receberam material informativo contendo o mapa da área protegida.

- Todas as embarcações foram fotografadas e passaram a compor o banco de dados da unidade. As embarcações que já haviam sido abordadas anteriormente foram autuadas. As áreas escolhidas já estavam com sinalização, seja insular ou costeira - explicou o superintendente do Inea, Júlio Avelar.

Esta foi a primeira operação de fiscalização realizada com o objetivo de coibir o fundeio de embarcações no interior da ESEC Tamoios. A baia da ilha Grande consta como área prioritária para a conservação marinha e a ESEC Tamoios contribui para a preservação de 13% deste importante ecossistema.

O fundeio nas águas da ESEC Tamoios causam impactos no fundo do mar, com danos maiores em áreas onde o fundo do mar suporta espécies ou habitats que são sensíveis a perturbações.

Além dos danos diretos da ancoragem, a presença destas embarcações pode acarretar outros impactos, tais como poluição aquática (óleo e derivados, geração de resíduos ou esgotamento sanitário), sonora e visual, além do fato que a penetração nos limites da Estação Ecológica sem autorização, em geral, concorre para a prática de atividades proibidas numa estação ecológica (pesca, comércio, mergulho, caça submarina, fundeio, visitação à ilha etc.)


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69210,Operacao-de-fiscalizacao-ambiental-acontece-em-Paraty-e-em-Angra.html#ixzz2KmmYjlXr

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Instituto Colibri lança a terceira edição do “Paraty EcoFashion”


Publicado em 05/02/2013, às 16h57

Última atualização em 05/02/2013, às 16h57
Paraty

O novo curso gratuito EcoModus de Moda e Design de Paraty, capacitações em moda, design e artesanato são ações concretas que o Instituto Colibri está realizando no começo de 2013 fazendo parte da terceira edição do "Paraty EcoFashion", que já está a todo o vapor.

Desde o final da edição 2012, a equipe do Instituto Colibri vem trabalhando intensamente na formulação das ações do EcoFashion 2013. Como parte do projeto, foi lançado o curso EcoModus - Moda e Design de Paraty, que terá seu início em 11 de março e as inscrições serão abertas logo após o carnaval, a partir de 18 de fevereiro.

O "Paraty EcoFashion" é um projeto que reúne uma série de ações ligadas à moda e ao design, culminando em um grande evento realizado anualmente. Em 2013, de 26 a 29 de setembro, estão previstos o Encontro EcoModus, com profissionais nacionais e internacionais, Exposições Raízes Brasileiras, com o Instituto Zuzu Angel, e Raízes de Paraty, fruto das capacitações.

O projeto contará com Desfiles e com a Feira Criativa, além de espaços para o intercâmbio de ideias entre estudantes e profissionais. Entre as ações que precedem o evento, estão as capacitações EcoModus, voltadas aos artesãos de comunidades tradicionais do município de Paraty e comunidades de bairros periféricos da cidade. O Curso EcoModus de Moda e Design Sustentáveis é parte das capacitações e tem caráter permanente. As aulas serão de segunda a sexta, com a primeira turma começando em março e encerrando em outubro.

A grade curricular do Curso EcoModus é composta de disciplinas como crochê, bordado, design, customização, acabamentos e finalização, meio ambiente e sustentabilidade, cidadania e história da moda. As aulas serão ministradas por profissionais reconhecidos em cada campo, no espaço sociocultural do Instituto Colibri, no bairro da Patitiba.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69000,Instituto-Colibri-lanca-a-terceira-edicao-do-%E2%80%9CParaty-EcoFashion%E2%80%9D.html#ixzz2K7k5vDBi

Barra Mansa se prepara para fornecer alimentos para a Copa


Publicado em 05/02/2013, às 15h00

Divulgação

Produção: Produtores de Barra Mansa recebem auxílio da Abrasos (Associação Brasil Orgânico e Sustentável)
Barra Mansa

Para atender ao hábito de turistas estrangeiros durante o período da Copa do Mundo de 2014, o Brasil pretende levar à mesa dos restaurantes das capitais produtos orgânicos. Barra Mansa, que já é referência no cultivo de hortaliças, começa a se preparar para fornecer parte desses produtos e, para isso, recebe o incentivo da Abrasos (Associação Brasil Orgânico e Sustentável).

Segundo a associação, o mercado de produtos orgânicos cresce, em média, de 10 a 20% por ano e a produção é ambientalmente sustentável.

- Produtos orgânicos são conhecidos internacionalmente e na Copa o consumo tende a aumentar muito no país. Queremos conquistar essa fatia do mercado, por isso vamos nos especializar nesta área - informou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Leandro Maia Machado.

Oito produtores da cidade já estão em processo de transição do plantio não-orgânico para o orgânico e a expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2013, outros produtores se interessem por esse mercado.

- É um alimento mais saudável que não contém agrotóxicos, adubos químicos ou herbicidas. Após o período de transição do plantio, que dura geralmente seis meses, o produtor já pode solicitar a certificação de produção orgânica - explicou o secretário.

A secretaria de Desenvolvimento Rural vai investir em palestras técnicas e de conscientização para incentivar a produção de orgânicos ainda neste semestre. Caso o agricultor atenda todos os requisitos exigidos pela Abrasos, o produto orgânico pode ter até 30% mais valor no mercado. "Queremos ser uma vitrine para o mundo. Além da Copa, já estamos pensando nas Olimpíadas, em 2016; nas Paraolimpíadas, em 2017, e na Expo Mundial, que vai acontecer no Rio de Janeiro, em 2020", concluiu Leandro.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,68989,Barra-Mansa-se-prepara-para-fornecer-alimentos-para-a-Copa.html#ixzz2K7jmRc9E

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MPF/RJ realiza audiência pública sobre o licenciamento das obras da estrada Paraty-Cunha



Publicado em fevereiro 5, 2013 por HC
http://www.ecodebate.com.br/2013/02/05/mpfrj-realiza-audiencia-publica-sobre-o-licenciamento-das-obras-da-estrada-paraty-cunha/

Evento será no dia 1º de março na sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis (RJ) realiza no dia 1º de março audiência pública com objetivo de esclarecer aspectos do licenciamento para pavimentação de trecho da estrada Paraty-Cunha que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina, no Sul Fluminense. O Ibama, como órgão licenciador das obras, deve prestar as devidas informações à sociedade durante a audiência pública, seguindo os princípios da informação e da transparência.

Além do Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidades acadêmicas, associações civis e demais cidadãos interessados no tema devem participar da audiência. Para se manifestar durante o evento, é preciso se inscrever na hora, de acordo com as informações do edital.

Confira aqui o edital da audiência.

A estrada Paraty-Cunha liga as cidades de Paraty, no Rio de Janeiro, e Cunha, em São Paulo. O trecho que será pavimentado passa integralmente por dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, unidade de conservação integral criada por Decreto Federal. Em janeiro desse ano, a Procuradoria da República em Angra dos Reis expediu uma recomendação ao Ibama para que suspendesse temporariamente os efeitos da licença ambiental e paralisasse imediatamente as obras de pavimentação da estrada até a realização da audiência pública.

De acordo com a recomendação, há uma série de irregularidades na obra relacionadas tanto à legislação vigente – como a ausência de elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA/Rima) – quanto a questões ambientais ligadas ao Parque. Veja aqui a íntegra da recomendação.

A audiência pública, convocada pela procuradora da República em Angra dos Reis Monique Cheker, será das 13h30 às 18h30, no auditório da sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (Av. Nilo Peçanha, 31, 6º andar, Centro – RJ).

Informe da Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, publicado pelo EcoDebate, 05/02/2013