quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Barra Mansa se prepara para fornecer alimentos para a Copa


Publicado em 05/02/2013, às 15h00

Divulgação

Produção: Produtores de Barra Mansa recebem auxílio da Abrasos (Associação Brasil Orgânico e Sustentável)
Barra Mansa

Para atender ao hábito de turistas estrangeiros durante o período da Copa do Mundo de 2014, o Brasil pretende levar à mesa dos restaurantes das capitais produtos orgânicos. Barra Mansa, que já é referência no cultivo de hortaliças, começa a se preparar para fornecer parte desses produtos e, para isso, recebe o incentivo da Abrasos (Associação Brasil Orgânico e Sustentável).

Segundo a associação, o mercado de produtos orgânicos cresce, em média, de 10 a 20% por ano e a produção é ambientalmente sustentável.

- Produtos orgânicos são conhecidos internacionalmente e na Copa o consumo tende a aumentar muito no país. Queremos conquistar essa fatia do mercado, por isso vamos nos especializar nesta área - informou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Leandro Maia Machado.

Oito produtores da cidade já estão em processo de transição do plantio não-orgânico para o orgânico e a expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2013, outros produtores se interessem por esse mercado.

- É um alimento mais saudável que não contém agrotóxicos, adubos químicos ou herbicidas. Após o período de transição do plantio, que dura geralmente seis meses, o produtor já pode solicitar a certificação de produção orgânica - explicou o secretário.

A secretaria de Desenvolvimento Rural vai investir em palestras técnicas e de conscientização para incentivar a produção de orgânicos ainda neste semestre. Caso o agricultor atenda todos os requisitos exigidos pela Abrasos, o produto orgânico pode ter até 30% mais valor no mercado. "Queremos ser uma vitrine para o mundo. Além da Copa, já estamos pensando nas Olimpíadas, em 2016; nas Paraolimpíadas, em 2017, e na Expo Mundial, que vai acontecer no Rio de Janeiro, em 2020", concluiu Leandro.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,68989,Barra-Mansa-se-prepara-para-fornecer-alimentos-para-a-Copa.html#ixzz2K7jmRc9E

Nenhum comentário:

Postar um comentário