sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Moradores de Volta Redonda apontam problemas na coleta de lixo


Publicado em 14/02/2013, às 11h44

Última atualização em 14/02/2013, às 16h20
Natacha Prado

Vila Mury: Lixo está acumulado em ruas do bairro
Natacha Prado
natacha.prado@diariodovale.com.br

Volta Redonda

Os moradores dos bairros Vila Mury, Aterrado, Vista Verde, Nossa Senhora das Graças e Minerlândia estão reclamando do serviço de coleta de lixo orgânico e reciclável. Eles afirmam que o caminhão de recolhimento não passa nos bairros há aproximadamente uma semana. Além dessas localidades, Vila Rica e Retiro também estão convivendo com os transtornos.

De acordo com a moradora Maria Lúcia Barbosa, o acúmulo de lixo nas ruas está contribuindo para o aparecimento de moscas e ratos.

- A situação da Vila Mury está insustentável. Há cerca de duas semanas o caminhão de coleta não visita nosso bairro. Estamos no verão, e a temperatura alta colabora para que o cheiro ruim aumente - disse ela.

Maria Lúcia contou ainda que uma das soluções é congelar os restos de alimentos até o dia marcado para o recolhimento do lixo.

- Reservei um pedaço do meu congelador para guardar o que sobra da limpeza de algumas carnes. Se colocarmos na rua, o cheiro irá prejudicar a nossa própria rotina - explicou.

Já na Avenida Dos Oitis, também na Vila Mury, a moradora Rosilda Telles contou que viajou no Carnaval, porém quando retornou a situação ainda não estava solucionada.

- O cheiro está insuportável. Hoje estou lavando a frente da casa com desinfetante, buscando diminuir o aparecimento de mosquitos - completou.

Na Rua 539-A, no Nossa Senhora das Graças, a moradora Deodete de Souza relatou que a coleta seletiva costuma ocorrer diariamente, porém atualmente a empresa não está cumprindo com as marcações.

- O cheiro é muito forte e realmente atrapalha a rotina de pessoas que precisam ficar em casa. Porém, a transmissão de doenças é o que mais me preocupa, já que não sabemos o conteúdo de cada lixo - acrescentou.

Isolamento

Para o morador do Vista Verde José Carlos, o principal motivo dos problemas do bairro é à distância do centro da cidade. Ele conta que além da irregularidade na coleta, os moradores estão sofrendo com falta d'água e buracos.

- Temos que limpar diariamente a frente das casas, pois os cachorros espalham o lixo por toda a rua. Esse problema precisa ser solucionado rapidamente, para que nenhum morador sofra com doenças ocasionas pelo aparecimento de animais - disse.

Segundo a dona de casa Eliane de Paula, moradora da Minerlândia, a coleta no bairro acontece durante três dias úteis, porém a última aconteceu o domingo.

- Não sabemos o dia correto para colocar o lixo na rua. A regularidade no recolhimento é prioridade, já que um dia sem coleta já causa, além do acúmulo de lixo, um cheiro desagradável para os moradores - relatou.

Punições

A Prefeitura de Volta Redonda explicou que quando abre licitação para serviços na cidade, as empresas que estão interessadas analisam a estrutura da cidade, volume do serviço e ofertam seu preço. Por lei, o governo municipal é obrigado a selecionar a empresa que oferecer o melhor custo-benefício para a cidade. No caso da coleta de lixo, a empresa Multi-Ambiental foi selecionada.

Além disso, o governo municipal reconheceu que o serviço da empresa não está atendendo a demanda da cidade e garantiu que a firma está sendo multada diariamente pela fiscalização, completando que essa não é a situação que o governo deseja oferecer para os contribuintes que pagam seus impostos.

A prefeitura ainda afirmou que diversas ações estão sendo providenciadas para melhorar a qualidade do serviço. Hoje foi realizada uma reunião com a diretoria da empresa para definir de uma vez a situação - e, se for caso, abrir uma nova licitação.

Colaboração

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Edson Carrá, os moradores dos bairros afetados também receberão as ações de limpeza.

- Iniciamos hoje a limpeza do córrego próximo à Escola Municipal Bahia, na Minerlândia, já que o espaço estava com muitas folhagens. As próximas atividades no bairro serão as capinas e as podas de árvores - informou.

Ele completou que, após a finalização das atividades na localidade, as equipes irão iniciar a limpeza em bairros próximos.

- Obedecemos a um trajeto de serviço. São Lucas e São Cristovão serão as próximas áreas atendidas - disse, contando que os problemas de coleta de lixo e limpeza serão solucionados em todos os bairros de Volta Redonda.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69296,Moradores-de-Volta-Redonda-apontam-problemas-na-coleta-de-lixo.html#ixzz2KyLEfSGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário