quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ICMBio e Guarda Municipal procuram pontos de caça na Floresta da Cicuta


Ação: Agentes do ICMBio e da GM estiveram na Floresta da Cicuta à procura de ações irregulares
Yuri Bandeira
yuri.bandeira@diariodovale.com.br

Barra Mansa

Foi realizada na manhã de hoje (20) uma fiscalização na Floresta da Cicuta com objetivo de identificar possíveis pontos de caça no interior da unidade de conservação. A ação conjunta foi realizada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), a Guarda Municipal Ambiental de Barra Mansa e a CSN. A Cicuta é considerada Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie)

De acordo com gerente de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Oseas dos Reis Pereira, essa primeira etapa é de reconhecimento do local.

- Hoje estivemos na Cicuta com a proposta de fazer o reconhecimento da área. Além disso, nessa primeira visita, realizamos o levantamento dos pontos de entrada da unidade de conservação e dos caçadores que têm abatido a fauna existente no fragmento florestal. Foi feito um levantamento de trilhas, barracos de caçadores, poleiros (espécie de elevação feita na parte superior das árvores).

Oseas explicou também que a Guarda Florestal teve seu efetivo aumentado este ano.

- A Guarda Ambiental de Barra Mansa foi estabelecida em 2006, contando com uma equipe de três pessoas. O quadro de agentes foi aumentado este ano para oito pessoas, ampliando o trabalho de fiscalização preventiva na área rural da cidade, como a APA do Cafundó e as 22 ilhas existentes no Rio Paraíba do Sul - disse.

Segundo o responsável pela Arie Floresta da Cicuta, Felipe Sardella, um acordo sobre a área com a CSN foi realizado há alguns anos.

- Nós da ICMBio fizemos um Termo de Compromisso com a CSN em 2008. Nele ficou estabelecido que a empresa nos daria a instrumentalização da gestão da unidade de conservação da Cicuta. Não existem muitos relatos de crimes contra a fauna por lá, mas havendo pelo menos um - e caso seja encontrado - iremos realizar a prisão - explicou.

Os agentes passaram a manhã inteira inspecionando o local, e não foi localizado nenhuma possível armadilha ou caçadores. Os agentes informaram que será feita em breve uma ação noturna, pois existem caçadores que preferem agir nesse período.

A Arie Floresta da Cicuta é uma Unidade de Conservação Federal, decretada em 1985, no interior da Fazenda Santa Cecília, de propriedade da CSN e que possui limites diferentes do que a população costuma chamar de "mata da Cicuta". A área tem 85% do seu território em Barra Mansa, e os demais 15% em Volta Redonda.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69586,ICMBio-e-Guarda-Municipal-procuram-pontos-de-caca-na-Floresta-da-Cicuta.html#ixzz2LU8YBtuA

Nenhum comentário:

Postar um comentário