sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Secretaria de Meio Ambiente flagra descarte irregular de lixo em Angra


Publicado em 14/02/2013, às 13h44

Última atualização em 14/02/2013, às 13h44
Angra dos Reis

A prefeitura de Angra realizou na tarde de ontem (13), uma ação conjunta com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Polícia Militar, para coibir e autuar infratores que estavam descartando lixo em uma Área de Preservação Permanente (APP), próxima à Gamboa, na Japuíba. Participaram da operação o subsecretário de Meio Ambiente, Ivan Marcelo Neves, o gerente de Conservação e Pesquisas Ambientais do município, Paulo Carvalho, e o superintendente do Inea na região, Julio Avelar, além de agentes do órgão e policiais civis.

A área usada para o descarte ilegal de lixo era isolada, numa estrada de terra ligando o bairro do Belém à Gamboa. Todo o tipo de resíduos foi encontrado no local, até documentos, que vão ajudar na localização dos infratores. A ação resultou na apreensão de um caminhão com uma carga de aproximadamente cinco mil embalagens de leite, que seriam jogadas irregularmente na área próxima a um manguezal. A empresa, de distribuição de cereais, será autuada e terá que recolher todo o resíduo jogado por ela, além de descartá-lo em local apropriado, no aterro da prefeitura, no Ariró.

O superintendente do Inea, Júlio Avelar destacou que este tipo de descarte ilegal vem acon tecendo com frequência em outras partes do município. Ele denunciou que muitas vezes pode até ser pago o transporte do lixo, mas por não ser descartado em lugar correto, esse recurso acaba virando lucro para os transportadores. O superintendente alertou que quem for encontrado ou flagrado praticando o descarte de lixo em lugar inapropriado, mesmo que tenha pago a taxa, será autuado e multado.

Agora a secretaria de Meio Ambiente vai monitorar não só esse local, como outros possíveis aspasbota-foraaspas no município. O subsecretário contabilizou os danos no local e uma equipe será enviada para a Gamboa a fim de fazer a limpeza do local, o qu e será feito em aproximadamente um mês.

- Encontramos vários pontos de lixo ao longo dessa estrada, às margens de um manguezal, vamos monitorar esse descarte ilegal e multar os responsáveis - completou Ivan.

Para não ser autuado em crime ambiental, o responsável pelo material deve pagar o transporte e a taxa de d escarte, e principalmente, se certificar de que o mesmo será levado para local apropriado. Para mais informações, basta entrar em contato com a secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (24) 3368-4435.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69300,Secretaria-de-Meio-Ambiente-flagra-descarte-irregular-de-lixo-em-Angra.html#ixzz2KyLYmJaR

Nenhum comentário:

Postar um comentário