quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Em Lídice: Empresa descobre planta que pode combater infecção hospitalar


Publicado em 20/02/2013, às 13h11

Última atualização em 20/02/2013, às 18h58
Gabriel Borges

Descoberta: Planta encontrada em Rio Claro pode combater infecção hospitalar e vem sendo plantada na cidade

Rio - Lídice
A empresa de pesquisa Extracta, localizada nos laboratórios do Polo Bio-Rio, no campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), descobriu em Lídice, distrito de Rio Claro, uma planta que possui um elemento que pode reduzir o número de mortes por infecção hospitalar. Chamada pelos pesquisadores de Kielmeyera aureovinosa, a espécie possui propriedades que podem combater o Staphylococcus aureus, que consiste no germe responsável pela maioria das contaminações em hospitais.

De acordo com o presidente da empresa, cientista Antônio Paes de Carvalho, o princípio ativo da planta é encontrado na raiz, que é seca em uma estufa, moída e colocada em um recipiente com álcool.

- No final conseguimos obter um extrato alcoólico que contém as substâncias químicas que precisamos para desenvolver as pesquisas. Guardamos essa solução altamente concentrada em temperatura de 20 graus centígrados negativos - disse ele, completando que foi desta forma que o laboratório contabilizou o número de 12 mil extratos.

O cientista contou que as descobertas acontecem por meio da pesquisa de diversos extratos.

- É um processo altamente tecnológico. É um trabalho robótico, que como resultado prático apontou que apenas 49 espécies apresentam princípio ativo para combater o germe responsável pela infecção hospitalar. Desse total, estamos concentrando as pesquisas até chegar ao extrato da planta encontrada em Lídice - ressaltou.

O cientista lembrou que o exemplar da planta é mais ativo do que qualquer medicamento contra o Staphylococcus disponível atualmente no mercado. No momento há 623 extratos naturais que responderam positivamente para pelo menos um entre os seis alvos de doenças consideradas importantes.

- Hepatite C, doença de Chagas, malária e tuberculose estão entre as doenças que estamos pesquisando. Existem laboratórios que estão interessados em comprar o princípio ativo, que no momento está sendo oferecido em pomada - contou, frisando que o medicamento está sendo testado em animais, com resultados satisfatórios.

- Percebemos que a solução da maioria das doenças será encontrada na natureza. Temos que perceber a importância do meio ambiente ser preservado, já que a degradação resulta na perda de espécies que poderiam salvar vidas - concluiu.

O botânico responsável pela descoberta da planta em Lídice, Mário Gomes, contou que um dos objetivos é aumentar a disseminação da planta nas matas ao longo dos cursos d'água.

- Nosso primeiro projeto agroflorestal fluminense visa o desenvolvimento de medicamentos naturais. Descobrimos a planta através de um trabalho efetivo nas florestas da região. Sabemos que esse local possui a vantagem da rápida recuperação, já que a região é bastante úmida - frisou.

Meio ambiente

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Rio Claro, Mário Vidigal, as sementes das plantas foram levadas para o laboratório da empresa para que outras mudas fossem produzidas.

- Estamos reintroduzindo 180 mudas na propriedade. Nosso objetivo é continuar plantando a espécie, para que o distrito de Lídice possa continuar colaborando com a pesquisa e com a diminuição dos problemas com infecção hospitalar - explicou, ressaltando que a descoberta colabora com a ideia da preservação da biodiversidade.

O trabalho em conjunto dos proprietários conscientizados e do governo que destina investimentos em questões ambientais, resulta em descobertas positivas, reconheceu Cid Magalhães, proprietário da Fazenda Pinheiros, onde a planta foi encontrada.

- É um prazer colaborar com a solução dos problemas de saúde da população. Além disso, sabemos que essa descoberta chega para colaborar com a economia do nosso município - pontuou.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,69575,Em-Lidice:-Empresa-descobre-planta-que-pode-combater-infeccao-hospitalar.html#ixzz2LUB4GBgi

Nenhum comentário:

Postar um comentário