quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Prefeitura finaliza segunda etapa de monitoramento de trilhas ecológicas


Publicado em 31/10/2012, às 12h33

Última atualização em 31/10/2012, às 12h33
Divulgação

Resende
O projeto Monitor de Ecoturismo, coordenado pela AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) em parceria com a secretaria municipal de Turismo e Comércio, divulgou esta semana o resultado de mais uma etapa do monitoramento e levantamento das trilhas ecológicas existentes no Município. O projeto, que conta com o apoio do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN) e Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, fará parte de um banco de dados que será usado para  a confecção folders, banners, cartazes e filipetas com informação a turistas e amantes da natureza, dentre outras ações.

Esta é a segunda etapa da ação, que em dois anos de monitoramento já percorreu 35 trilhas no Município ou aproximadamente 77 km de caminhada. O projeto, reativado em 2010, vem sendo realizado com recursos próprios do Município. As trilhas percorridas nesta segunda etapa estão localizadas nos distritos de Visconde de Mauá, Serrinha, Engenheiro Passos, Fumaça e Bagagem.

Um dos diagnósticos apresentados no relatório desta segunda etapa diz respeito a algumas áreas visitadas que possuem grande potencial para o ecoturismo, mas ainda são pouco exploradas. De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Santos, a solução pode estar na melhor divulgação dessas localidades através de material impresso e sites de turismo.

O trabalho executado até o momento pelo projeto Monitor de Ecoturismo identificou ainda uma má distribuição de hotéis e pousadas. A maior parte da oferta para hospedagem encontra-se no eixo Serrinha-Mauá. A precariedade no setor é percebida no eixo Vargem Grande- Fumaça. Por isso, é preciso atrair investidores para a região.

Segundo Adriana, além da identificação dos potenciais como o incentivo ao ecoturismo, o projeto de Monitor de Ecoturismo também irá contribuir para que órgãos como a AMAR e o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal tenham melhores condições de coibir infrações ambientais, bem como educar e informar melhor os turistas.

- O projeto vai continuar em 2013, pois várias trilhas ainda precisam ser trabalhadas, e as que já foram diagnosticadas precisam ser monitoradas de forma permanente. É um projeto que vai nortear ações governamentais futuras que garantam o desenvolvimento econômico com preservação ambiental - explicou a coordenadora.  





Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,65043,Prefeitura-finaliza-segunda-etapa-de-monitoramento-de-trilhas-ecologicas.html#ixzz2AuSCauAz

Nenhum comentário:

Postar um comentário