sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Curso de Guarda Ambiental é concluído em Quatis


Meio Ambiente

Publicada em 22 de outubro de 2012 - 15 h 55
http://www.folhadointerior.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=CURSO++DE+GUARDA+AMBIENTAL+%C9+CONCLU%CDDO+EM+QUATIS&id=51494

Alunos tiveram palestras e atividades práticas nos 4 dias de capacitação

A prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, concluiu na sexta-feira, dia 19, o primeiro Curso de Formação para Guarda Ambiental de Quatis. A capacitação foi realizada na Escola Estadual Américo Pimenta, de 16 a 19 de outubro, para guardas municipais que se interessaram em fazer o curso.

A grade do curso incluiu palestras sobre biodiversidade, queimadas, legislação ambiental, uso e ocupação do solo e sobre a guarda municipal ambiental. “Também tivemos atividades práticas, como a visita ao local onde será o novo horto municipal, no bairro Bondarovsky, e a participação em projetos da Secretaria de Meio Ambiente, como o Recicla Quatis, Crescendo Juntos e PEA, o Projeto Educacional Ambiental”, informou a responsável pelo projeto, Hereana Nascimento.

O prefeito de Quatis, José Laerte d´Elias voltou a elogiar a iniciativa do curso. “Cuidar do meio ambiente é zelar por um futuro melhor. Com esse curso, nossos guardas capacitados trabalharão junto à Secretaria de Meio Ambiente e, isso, vai ser de grande ajuda nas questões ambientais do município”, ressaltou o prefeito.

O contingente da guarda ambiental será constituído por quatro nomeados através de portarias. A formação do grupamento leva em consideração o número de habitantes e a área territorial da cidade. Os alunos sobressalentes serão aproveitados conforme necessidade do grupo. A primeira turma de guarda ambiental conta com sete alunos. Os inscritos receberam uma apostila com conhecimentos gerais em meio ambiente.

A promoção do curso é uma exigência da SEA (Secretaria Estadual do Ambiente) e um dos pré-requisitos para receber o ICMS Verde (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que recompensa os municípios pelos investimentos ambientais realizados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário