quinta-feira, 25 de outubro de 2012

INB comemora 30 anos com visita de ministro


Publicado em 23/10/2012, às 19h20
 http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,64732,INB-comemora-30-anos-com-visita-de-ministro.html#axzz2AKZifik7
Última atualização em 23/10/2012, às 19h20
Resende

Sexta-feira (26), a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Resende, receberá em suas instalações o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. A visita, que também contará com outras personalidades da área nuclear, além de autoridades políticas da região e do Estado, será em comemoração aos 30 anos em que a FCN produz o combustível nuclear para geração de energia elétrica.

O evento, além de comemorar o aniversário da FCN, também servirá de palco para a inauguração do Módulo 1 da Unidade de Enriquecimento. Previsto para começar às 11h, será realizado no hall da FCN Componentes e Montagem. Ao final, um almoço especial será servido no restaurante da fábrica para todos os presentes. A INB está situada às margens da Rodovia Presidente Dutra, no quilômetro 330, em Engenheiro Passos, Resende.

As visitas do ministro à FCN

Essa não é a primeira vez que o ministro vem à FCN. A última visita aconteceu no dia 11 de maio deste ano, quando Raupp foi recepcionado pelo presidente da empresa, Alfredo Tranjan Filho, que na ocasião apresentou todas as atividades realizadas pela INB em Resende. Já em agosto de 1988, como diretor geral do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Raupp esteve na Fábrica de Elementos de Separação (FES) e conheceu os equipamentos utilizados na fabricação das peças cérebro do primeiro satélite meteorológico brasileiro. À época, o então diretor elogiou o trabalho executado pelos técnicos, o que permitiu o início de negociações para a assinatura de um contrato entre o INPE e a Nuclebrás.

O primeiro Elemento Combustível

No dia 22 de julho de 1982 a INB fabricou em Resende o primeiro Elemento Combustível (ECs) para uma recarga de Angra I. Hoje, 30 anos depois, o processo ganhou agilidade, em função da modernização dos equipamentos e do treinamento oferecido aos técnicos da INB. Atualmente, em três meses a FCN produz os 40 ECs, que compõem uma recarga de Angra I.

O que é um Elemento Combustível?

É o combustível que gera energia nas usinas nucleares. Composto por pastilhas de dióxido de urânio montadas em tubos de uma liga metálica especial - o zircaloy -, ele forma um conjunto de varetas cuja estrutura, que tem até 5 metros de altura, é mantida rígida por reticulados chamados grades espaçadoras. Colocado dentro dos reatores das usinas nucleares, o urânio contido no elemento combustível libera calor devido à fissão de seus átomos, produzindo o vapor que faz girar as turbinas das usinas, gerando assim energia elétrica. A Fábrica de Combustível Nuclear  em Resende produz os combustíveis que alimentam a Central Nuclear de Angra dos Reis, seguindo severos padrões de qualidade e precisão mecânica. Cada elemento combustível tem capacidade para abastecer de energia elétrica 42.000 residências de porte médio, durante um mês.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,64732,INB-comemora-30-anos-com-visita-de-ministro.html#ixzz2AKgqGOjS

Nenhum comentário:

Postar um comentário