quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Defesa Civil de Resende distribui cartilhas de prevenção a inundação


Publicado em 24/10/2012, às 12h41
 http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,64755,Defesa-Civil-de-Resende-distribui-cartilhas-de-prevencao-a-inundacao.html#axzz2AKZifik7
Última atualização em 24/10/2012, às 12h41
Divulgação

Resende
A Diretoria Municipal de Defesa Civil realizou esta semana a entrega de uma cartilha onde explica aos moradores como agir em situações em que ocorram inundações provocadas por chuvas fortes. O bairro escolhido foi o Ipiranga, um dos mais afetados em 2010 devido ao transbordamento do rio Sesmarias. A cartilha, produzida pelo Departamento Geral de Ações Comunitárias, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, foi dividido em ações que o morador deve tomar antes, durante e após uma situação de inundação.

De acordo com o diretor de Defesa Civil de Resende, Lindomar Miranda, a distribuição das cartilhas tem como propósito uma ação preventiva visando o período de chuvas de verão, compreendido entre os meses de novembro a março. Ele explica que a distribuição aconteceu no bairro Ipiranga por estar às márgens do rio Sesmarias, que vem recebendo um grande volume de investimentos, por meio de parceria entre o governo federal e a Prefeitura, com a construção de muros de contenção e desassoreamento.

Dentre as informações estão medidas preventivas como não depositar lixo nas ruas, córregos e rios; não construir nas margens de rios e canais; e preservar a vegetação nessas margens. Já durante a inundação, a cartilha recomenda ao morador abandonar a residência antes que a rota de fuga esteja bloqueada, separar os documentos importantes e embalá-los em sacos plásticos e evitar caminhar em ruas alagadas. Após a inundação é aconselhado não retornar a residência até que técnicos da Defesa Civil e Bombeiros façam a inspeção de segurança; observar trincas e rachaduras nas paredes e certificar-se  de que não há fios desencapados antes de ligar a eletricidade.

- É uma cartilha bastante informativa com passos importantes para que o morador da área atingida possa proceder de maneira correta numa situação de emergência. Também pretendemos fazer o mesmo trabalho junto à população que mora em regiões de encostas que apresentam riscos de deslizamentos - afirmou Miranda.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,64755,Defesa-Civil-de-Resende-distribui-cartilhas-de-prevencao-a-inundacao.html#ixzz2AKdzagSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário