domingo, 28 de outubro de 2012

INEA inaugura Unidade de Polícia Ambiental em Paraty



POR IGOR ABREU · 23/10/2012 ·
http://angranews.com.br/2012/10/23/comunidades/inea-inaugura-unidade-de-policia-ambiental-em-paraty/

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inaugurou nesta sexta-feira (19/10) a Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) da Reserva Ecológica da Juatinga, em Paraty. Com 22 homens, quatro viatura e embarcações, a unidade vai combater crimes ambientais como invasões em áreas de preservação permanente (APP), caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito na unidade, que protege áreas de costões rochosos, restinga, mangue e vegetação de Mata Atlântica.

O superintendente regional da Baía de Ilha Grande, Julio Avelar, representou a presidente do Inea, Marilene Ramos, durante o evento. Além de destacar a importância no reforço da fiscalização, numa área de grande apelo para o ecoturismo e com rica biodiversidade, ele também agradeceu o apoio de organizações não-governamentais para a ação do Inea na região.

O comandante do Comando de Policiamento Ambiental (CPAM), coronel João Silvestre de Araújo, representou o secretário José Mariano Beltrame e o comandante geral da Polícia Militar, Erir Ribeiro Costa Filho. Também compareceram à solenidade os secretários de Meio Ambiente de Paraty, Márcio Fiorito, representando o prefeito José Carlos Porto Neto, e de Angra dos Reis, Mário Reis, que representou o prefeito Artur Jordão.

Esta é a terceira UPAm criada pelo governo estadual. As duas primeiras atuam nos Parques Estaduais da Pedra Branca, no Rio de Janeiro, e do Desengano, em Santa Maria Madalena, cada uma das quais também com 22 homens e viaturas.

Criada em 1992, a Reserva Ecológica da Juatinga tem área de cerca de 8 mil hectares e protege remanescentes florestais da Mata Atlântica, restingas, manguezais e costões rochosos. A fauna inclui animais característicos da mata pluvial, como a paca, a cutia, o tatu, o porco-do-mato, o tamanduá e felinos de grande porte, além de já ter sido identificada a ocorrência do primata mono-carvoeiro. A região também é marcada pela presença de comunidades tradicionais caiçaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário