sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ordem Pública promove campanha para ciclistas em Barra do piraí


Proposta é conscientizar contra abusos no trânsito
http://www.gruporbp.com.br/site/noticiaview.php?n=600
Frank Tavares

Barra do Piraí – A secretaria de Cidadania e Ordem Pública está promovendo a campanha “Seja legal no trânsito”, dirigido aos ciclistas. A proposta visa deixar ciclistas e motociclistas em estado de atenção no trânsito, sobretudo em faixas de pedestres e locais onde o condutor destes veículos deveria transportá-las empurrando. A campanha vai vigorar pelos próximos 60 dias e, caso haja descumprimento da lei, bicicletas e motos podem ser removidos.

  O objetivo da campanha, segundo o secretário de Ordem Pública, Antônio Carlos Bitu, é de promover uma maior e organizada democracia no trânsito. Segundo ele, como a bicicleta não é um veículo automotor, não pode sofrer sanção. No entanto, quem transita sobre elas, em locais proibidos, como calçadas, pode sofrer algum tipo de sanção.

  “Estamos nos amparando no artigo 40 na Lei de Trânsito, onde podemos recolher a bicicleta, sobretudo quando o infrator invade espaços que são do pedestre. Nossa intenção é de promover a organização com democracia, sem penalizar aos que estão dentro das normas. Mas, quando há o desrespeito, não podemos fechar os olhos. A bicicleta, hoje, deveria ser o veículo mais usado pelos brasileiros, até para a agilidade no trânsito, mas precisa de uma organização”, frisa o secretário.

  Bitu quis explicar que, como em Barra do Piraí o uso das bicicletas é grande, há uma grande quantidade de infratores que andam sobre elas nas praças e vias inapropriadas. Um exemplo foi quando a reportagem estava sendo realizada, na Esquina do Pecado, na qual vários ciclistas foram abordados pelos guardas municipais, que os aconselharam a descer e empurrar suas bicicletas.

  O Código de Trânsito Brasileiro determina que o ciclista ande sempre no sentido do trânsito, ou seja, na mesma mão dos automóveis, que pare nos sinais quando estiver vermelho e que não circule sobre as calçadas. “Os guardas municipais estarão sempre lembrando os ciclistas da necessidade do cumprimento da lei de Trânsito, até mesmo para a sua própria segurança”, frisa Bitu.

  A campanha educativa e preventiva para o ciclista barrense é uma iniciativa da prefeitura de Barra do Piraí, por meio da secretaria de Cidadania e Ordem Pública, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Barra do Piraí e sindicato do Comércio (Sicomércio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário