quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cleanup Day levou consciência ambiental para a Ilha da Gipóia


POR IGOR ABREU · 25/10/2012 ·
http://angranews.com.br/2012/10/25/comunidades/cleanup-day-levou-consciencia-ambiental-para-a-ilha-da-gipoia/

Em comemoração à ação Clean Up The World, o Angra Surf Club realizou no domingo, dia 21 de Outubro o Clean Up Day, na praia das Amendoeiras, Ilha da Gipóia. O Angra Surf Club é uma associação idealizada por surfistas e criada diante da perspectiva de atuação com esporte e preservação ambiental. Clean Up The World é o nome dado ao dia da ação “Vamos Limpar o Mundo”, que é comemorado todos os anos. Criada na Austrália em 1989, a campanha vem promovendo em todo o planeta uma das ações internacionais de meio ambiente mais inspiradoras e efetivas que existem.

Aproximadamente 40 pessoas – entre homens, mulheres, adultos e crianças – se reuniram na praia das Amendoeiras após um passeio de barco e uma caminhada ecológica pela Mata Atlântica. Antes da limpeza, Fábio Jordão, gerente de Conservação e Projetos Ambientais de Angra dos Reis, deu uma breve palestra com objetivo de criar multiplicadores ambientais e esclarecer a elaboração de um sistema de gestão ambiental baseado nos princípios da minimização na geração de lixo, separação (recicláveis e não recicláveis), acondicionamento e da disposição final do mesmo.

A praia das Amendoeiras recebe grande quantidade de lixo devido às correntes marinhas que trazem, principalmente, materiais plásticos como garrafas pet, cotonetes e pequenos tubos. Os voluntários coletaram muitos resíduos, sendo 60% material reciclável e 40% não reciclável. Depois da limpeza, foi realizado um campeonato de surf, slackline, . Ao término do campeonato, houve ainda mais um desafio: o de transportar o lixo da praia até a embarcação, sendo necessário muito empenho dos participantes para atravessar a arrebentação. Todo o material foi direcionado para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no Cais do Carmo.

“Mais uma vez, todos participaram com empenho e energia positiva, contribuindo para a limpeza de uma praia selvagem e linda. Fortalecemos a prática da reciclagem do lixo e fidelizamos multiplicadores da ideologia. Apesar de todo o esforço deste e dos anos anteriores, essa ação não foi suficiente para limpar todo o terreno em volta da praia, que continua com bastante lixo e aguarda por todos nós para mais uma limpeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário