quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ação conjunta retira lixo acumulado do Abraão



A operação contou com uma balsa, três caminhões, tratores e dezenas de trabalhadores
http://www.folhadointerior.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=A%C7%C3O+CONJUNTA+RETIRA+LIXO+ACUMULADO+DO+ABRA%C3O&id=54062

A Prefeitura de Angra iniciou nesta quarta-feira, 30, uma ação emergencial para a retirada do lixo e entulho que estava acumulado na Vila do Abraão, Ilha Grande, desde que a empresa responsável pela coleta deixou o município no final de 2012. O trabalho contou com uma balsa, três caminhões, tratores e dezenas de trabalhadores.

A ação foi uma decisão da Prefeita Conceição Rabha, que já havia determinado o aumento do número de viagens diárias feitas pelo ‘Barco do Lixo’.

— Logo que assumimos o governo aumentamos de duas para quatro as viagens diárias do barco que recolhe o Lixo, mas mesmo assim o passivo do recolhimento dos detritos no Abraão não foi resolvido, principalmente devido à movimentação da alta temporada. Busquei então a parceria da iniciativa privada e conseguimos uma balsa que vai possibilitar a retirada de boa parte do lixo da Ilha Grande — explicou a prefeita.



Ordenamento



Em paralelo ao trabalho da retirada do lixo, a ação de ordenamento, coordenada pela equipe da TurisAngra em parceria com as secretarias de Obras, Meio Ambiente, Fazenda e Saúde; continua para combater irregularidades na Vila do Abraão. Desde o início do ano, já foram fiscalizadas cerca de 30 agências de viagens e 30 pousadas.

Segundo Adriano Abbud, agente fiscal de Postura da secretaria de Fazenda, o trabalho será dividido em duas fases.

— Primeiro verificamos os alvarás de funcionamento e notificamos aqueles que estão em situação irregular. O empresário depois tem sete dias para apresentar a documentação, senão pode sofrer penalidades que vão de multa ao fechamento do estabelecimento — explicou o fiscal.

O TurisAngra, Kaká Gibrail, explicou a importância deste choque de ordem para a economia do Abraão.

— O Abraão sozinho responde por cerca de 30% do que é arrecadado com turismo de Angra dos Reis e é o maior indutor turístico de toda a Costa Verde. Mesmo assim o local passou anos em situação precária. A ordem da prefeita Conceição é que todas as secretarias unam forças para uma grande operação de ordenamento. O nosso objetivo nesse trabalho é dar conforto e qualidade de vida para nossos moradores e visitantes. — explicou Kaká.



Afif Naim, Diretor Executivo da TurisAngra, informou que a ação de ordenamento já está dando retorno, pois alguns empresários que estavam irregulares já se legalizaram junto ao município. — É muito bom verificar que as pessoas respeitando o nosso trabalho e buscando operar dentro da legalidade. O ordenamento já chegou à Vila do Abraão, Praia das Flechas (Ilha da Gipóia), na Ilha de Cataguases e está chegando à Vila Histórica de Mambucaba. Em breve expandiremos nossa atividade para outros locais que também precisam deste tipo de ação, como a Estrada do Contorno e Ponta Leste — concluiu o diretor Afif Naim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário