quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Parque de Saudade recebe reunião do Comitê do Médio Paraíba do Sul


Publicado em 31/01/2013, às 16h56

Última atualização em 31/01/2013, às 16h56
Divulgação

Barra Mansa
Barra Mansa sediou nesta quinta-feira (31) a 9ª Reunião Ordinária do Comitê do Médio Paraíba do Sul. O evento foi realizado no Parque Municipal de Saudade e reuniu representantes dos 19 municípios da região Médio Paraíba que fazem parte do Comitê. Durante o encontro, foi apreciado o edital eleitoral do biênio 2013/2015 e discutido o planejamento estratégico para os próximos cinco anos, além de um convênio com a WWF Brasil.

- Este convênio vai estudar a vulnerabilidade da bacia do Médio Paraíba. Também será uma ferramenta de apoio aos municípios - ressaltou a servidora do Saae BM, Vera Lucia Teixeira, integrante do Comitê Médio Paraíba do Sul.

O convênio prevê ainda a criação de um sistema de georeferenciamento.

- Além de interligar os municípios, esse sistema ajudará na tomada de decisões como no caso de vazão de rios, ocupações irregulares, saneamento e na qualidade e quantidade de recursos hídricos para essas cidades. Através de um mapa digital, os gestores poderão detectar, por exemplo, onde ficam as nascentes, quais áreas precisam de reflorestamento, onde precisa de um corredor ecológico - informou Vera Lucia.

No encontro também foram indicados os representantes para participação do fórum do Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e a "Ong Nosso Bairro, Nossa Vida", de Barra Mansa, foi escolhida para representar a sociedade civil no Ceivap.

- É muito importante para o município receber um evento como este, no qual foram discutidos assuntos de grande relevância como as questões hídricas, mudanças climáticas, ocupação urbana, poluição dos rios e esgotamento sanitário. A partir dessas informações, a prefeitura terá ainda mais ferramentas para decidir suas ações - destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adaucto Siqueira de Lima Neves.

Também estiveram presentes na reunião, representando a prefeitura de Barra Mansa, o diretor executivo do Saae, engenheiro Horácio Guimarães Delgado Junior; e o secretário municipal de Habitação e Interesse Social, Juarez Magalhães.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,68769,Parque-de-Saudade-recebe-reuniao-do-Comite-do-Medio-Paraiba-do-Sul.html#ixzz2JamxOb2X

Nenhum comentário:

Postar um comentário