terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prefeitura de Volta Redonda realiza ações preventivas no Rio Brandão


Publicado em 28/01/2013, às 18h43

figura: acervo pessoal


Última atualização em 28/01/2013, às 18h43
Volta Redonda

O transbordamento do Rio Brandão no ano passado, na Vila Santa Cecília, não foi esquecida pela população de Volta Redonda, e por conta disso o governo municipal elaborou ações preventivas para evitar a repetição do mesmo drama.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino de Carvalho, o município investiu na recuperação da mata ciliar do Brandão.

- Recuperamos a mata localizada no bairro Roma, próximo a uma das nascentes do Rio Brandão. Nessa área foi realizado o plantio de 25 mil mudas nativas distribuídas em dez hectares. Além disso, estão nos planos para 2013 a execução das obras para contenção de taludes, que são as partes das margens que caem e impedem o reflorestamento - explicou.

Ele contou que os resultados desses projetos incluem a melhoria da qualidade da água do Rio Brandão, fator importante para a diminuição da poluição.

- Os sedimentos deixam de se acumular dentro do rio. Além disso, conseguimos promover o aumento da capacidade de infiltração da água no solo, o que ameniza consideravelmente a velocidade das águas após chuvas muito intensas - acrescentou.

Atividades compartilhadas

Segundo Carlos Amaro, a Secretaria de Meio Ambiente colabora com as análises dos projetos executivos de todas as obras que serão realizadas às margens do rio. Ele afirma que o órgão realiza a conferência dos levantamentos da documentação para autorização e licenciamento ambiental junto ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

- Este ano nossa equipe irá realizar a contenção e estabilização de taludes entre as ruas 643 e 646, no bairro Siderópolis, além da revitalização das margens do Brandão com recomposição de taludes, calçadas e paisagismo compreendidos entre a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o Tiro de Guerra e a Rua 16 - informou.

Já nas Ruas 40, 41 e 41-C, a secretaria irá construir um muro de contenção, ação que vai diminuir os impactos e consequências negativas dos desabamentos.

- Também vamos construir uma travessia urbana na Rua 162, contando com levantamento arbóreo para a troca de algumas espécies exóticas, como Sombreiros e Amendoeiras, por nativas, como Ipês e Ingá. Nosso objetivo é a contenção das margens para evitar o assoreamento do rio e a revitalização das margens, recompondo a mata ciliar com espécies nativas do bioma da Mata Atlântica - ressaltou.

Ele informou que, além dos projetos próprios, a secretaria - em conjunto com outros órgãos municipais - realiza diversas atividades buscando promover ações que possibilitem a diminuição dos riscos de alagamento.

- Atualmente estamos realizando em conjunto com o IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e Secretaria de Planejamento um projeto para a construção de uma barragem para retenção e desaceleração da velocidade das águas, com o objetivo de evitar o acúmulo nos pontos de alagamentos. Essa ação conta com o suporte da equipe de hidrologia do Inea - explicou.

Carlos Amaro frisou que a população também é responsável e que deve continuar ajudando com ações preventivas, não jogando resíduos sólidos nas margens do Brandão.

- A população pode contribuir denunciando alguma infração através dos telefones 3350-7123 e 08000-260566, visando auxiliar e assegurar os projetos municipais iniciados no Rio Brandão - concluiu.

Trabalhos de prevenção

A fim de solucionar os problemas com o Rio Brandão, o IPPU viabilizou um estudo hidrológico realizado pelo engenheiro Civil Luiz César da Veiga Pires, que apontou a necessidade da construção de uma barragem capaz de impedir os transbordamentos.

A avalição levou em conta as médias históricas de chuva no município, as condições do leito do Rio Brandão e das pontes que o atravessam em vários pontos do seu curso. O plano é que a vazão do Brandão seja reduzida em até 88% em situações similares às do ano passado.

De acordo com o presidente do IPPU, Juvenil Neves Teixeira, o projeto é específico e requer um planejamento elaborado, incluindo o pedido de licitação. Ele contou que o edital será apresentado na próxima sexta-feira ao prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB). A expectativa é que a obra esteja concluída após três anos do seu início, já que o processo é lento em função das poucas opções de construtoras na área.

Esgoto

Com previsão para término em setembro deste ano, a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Vila Santa Cecília tem o objetivo de evitar o despejo de dejetos sem tratamento no Rio Paraíba do Sul, fato que vai contribuir para a conclusão da despoluição do Rio Brandão.

Por enquanto o esgoto colhido na nova rede do bairro Sessenta será direcionado para o Rio Paraíba do Sul, próximo à foz do Rio Brandão; posteriormente, com a conclusão da obra, será encaminhado para a estação de tratamento.

Testes de fumaça foram realizados por 45 dias a fim de encontrar ligações de esgoto clandestinas, visando contribuir para os resultados satisfatórios ao fim das obras.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,68620,Prefeitura-de-Volta-Redonda-realiza-acoes-preventivas-no-Rio-Brandao.html#ixzz2JMShPWqx

Nenhum comentário:

Postar um comentário