sábado, 5 de janeiro de 2013

Saguis invadem prédio do INSS em Volta Redonda e incomodam funcionários


Publicado em 04/01/2013, às 16h42

Última atualização em 04/01/2013, às 16h42
Gabriel Borges

Volta Redonda
Os funcionários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de Volta Redonda estão reclamando sobre o aparecimento de saguis no prédio do órgão federal localizado na Avenida Getúlio Vargas, uma das mais movimentadas do município.

De acordo com o gerente da agência, Sérgio Figueira, os animais surgiram na última quarta-feira e deixaram o prédio na manhã de hoje (4).

- No dia em que eles chegaram à unidade comunicamos os órgãos competentes sobre a presença dos saguis no interior do prédio. Infelizmente ninguém apareceu para solucionar o nosso problema. Ontem (3) mesmo fiquei sabendo que não era função deles, então avisei o Corpo de Bombeiros sobre o ocorrido - disse.

O gerente contou que a equipe dos bombeiros não conseguiu retirar os saguis do prédio, em função da grande agilidade dos pequenos mamíferos.

- Eles acabaram se sentindo acuados e foram para o teto, o que dificultou a captura dos saguis. Um deles foi embora para procurar comida, mas acabou retornando para continuar acompanhando o outro que permaneceu no local - explicou.

Sérgio conta que os saguis chegaram a subir para o segundo andar do edifício, onde são guardados os documentos importantes e confidenciais dos segurados.

- Nosso trabalho é muito sério, e a presença dos animais aqui pode acabar sujando algum documento, já que eles trazem comida e realizam suas necessidades - completou.

Quando os animais ficaram na área de atendimento, os responsáveis pelo setor não conseguiram realizar suas atividades normalmente.

- O trabalho desses funcionários ficou comprometido, já que todos ficavam rindo e brincando com os animais. Parece engraçado, mas para um ambiente de trabalho não é tão agradável. Queria entender por que esses animais aparecem em área urbana - frisou.

Segundo o vigilante Wagner Borges Trajano, os animais são muito rápidos, e somente com uma armadilha produzida com banana eles foram retirados do local.

- Se deixarmos as portas e janelas abertas eles vão acabar voltando. Nós tivemos que nos esforçar para conseguir colocar os saguis do lado de fora - completou.

Esclarecimento

Segundo o diretor do Zoológico de Volta Redonda, Jadiel Teixeira, os saguis estão marcando presença em áreas urbanas em função do desmatamento e da rápida reprodução.

- Esses animais, atualmente, são urbanos. A base de alimentação deles não é de frutas, eles se sustentam de insetos, troncos de árvores e material em decomposição. Baratas, grilos e formigas são os mais procurados - disse.

O diretor contou que a presença deles é normal, e que a população não precisa se preocupar com a presença dos saguis.

- Existem registros de animais que receberam choque elétrico por ficarem distribuídos em postes. Faz tempo que eles já estão inseridos nas cidades. Ao contrário do que a população pensa eles não são naturais da Mata Atlântica, e o fato de se adaptarem com facilidade reforça a continuidade nas áreas urbanas - completou.

Jadiel afirma que os saguis são considerados espécies invasoras, e o ideal é que a população não alimente os grupos que possam aparecer.

- Eles vão continuar sendo vistos em diversos lugares. Se encontrarem comida, a presença vai ser duradoura, já que o esforço para procurar alimento será poupado. Sem alimentação eles acabam mudando de local - alertou.

Mesmo estando em área urbana, ele disse que os saguis vão procurar por espaços com grandes vegetações, característica que não é encontrada em residências.

- Oriento para que a população não manipule esses animais, já que não sabemos a procedência. O medo é desnecessário, já que eles não possuem características agressivas - concluiu.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,67547,Saguis-invadem-predio-do-INSS-em-Volta-Redonda-e-incomodam-funcionarios.html#ixzz2H5tqbMnp

Nenhum comentário:

Postar um comentário