quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Convite para reunião do Comitê Médio Paraíba do Sul


via Comissão Ambiental Sul-RJ
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=248930305239997&set=a.247041152095579.63205.246030505529977&type=1

Apresentação do termo de cooperação entre o Comitê do Médio Paraíba do Sul e o WWF-Brasil [@wwf_brasil]
De Angelo Lima
angelo.lima@uol.com.br



Olá

convido os amigos e amigas para estarem na apresentação do termo de cooperação entre o Comitê do Médio Paraíba do Sul e o WWF-Brasil.

abs

Angelo



Carta Circular nº 09/2013 – CBH-MPS

Aos Membros do CBH – Médio Paraíba do Sul


Convocatória da Reunião Ordinária do CBH-MPS


Prezados (as) Senhores (as),



Venho por meio desta, convocá-los (as) no uso das atribuições, a participar da 9ª Reunião Ordinária do CBH – Médio Paraíba do Sul do ano de 2013, a ser realizada no dia 31 de Janeiro de 2013 (Quinta-Feira), com 1ª convocação às 9:30h, 2ª convocação às 10:00h e término previsto às 14:00h , no Parque da Saudade - Auditório Marcolino Pereira do Nascimento, sito a Rua Elza Maria de Amorim, 3.538, Saudade, Barra Mansa – RJ. Com a seguinte ordem do dia:


1. Abertura da sessão;

2. Aprovação da ata da 8ª Reunião Ordinária;

3. Comunicados da Secretária;

4. Resolução 26/2013 – Aprova o Edital Eleitoral do Biênio 2013-2015;

5. Resolução 27/2013 – Aprova o Edital para Programa de Pagamento por Serviços Ambientais.

6. Resolução 28/2013 – Revoga recursos financeiros não aplicados em 2009-2011.

7. Plano de Trabalho WWF-BRASIL x CBH-MPS;

8. Planejamento Estratégico do CBH-MPS;

9. Assuntos Gerais;

10. Encerramento.



Atenciosamente,

JOSEMAR DA RESSURREIÇÃO COIMBRA
Presidente

Que o ano novo seja repleto de criatividade e muito amor para que os nossos corações possam se encher de esperança de um mundo melhor.

Saudações Alvinegras (Botafogo/RJ)
Angelo
(19) 3291-7466
(61) 8165-6803
-----------------------------------------


Comitê do Médio Paraíba do Sul e o WWF-Brasil [@wwf_brasil]: http://migre.me/cWKbR

QUE RESULTADOS QUEREMOS CHEGAR COM O TERMO DE COOPERAÇÃO ENTRE O COMITÊ MÉDIO PARAÍBA DO SUL E O WWF-BRASIL?

O QUE É A ANÁLISE DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL?

As mudanças do clima alteram os padrões de circulação oceânica e atmosférica, alterando os ciclos hidrológicos e os padrões de chuvas. Conseqüentemente, a oferta de água na superfície da Terra se altera para mais (ex. inundações) ou para menos (escassez). Tais alterações colocam em risco a segurança hídrica das populações humanas em menor ou maior escala e os usos múltiplos da água, fundamento esse assegurado pela lei 9.433/97.

Portanto é fundamental que o entendimento acerca dos impactos esperados das mudanças climáticas nas bacias hidrográficas brasileiras seja difundido aos órgãos gestores, tomadores de decisões e, sobretudo, aos comitês e organismos de bacia. Estes devem liderar os estudos necessários para o entendimento das vulnerabilidades às mudanças climáticas em bacias
hidrográficas visando à proposição de mecanismos de adaptação, de forma articulada e integrada aos instrumentos de gestão e planejamento, notadamente os planos de bacia.

O WWF-Brasil e parceiros vêm coordenando, desde 2007, uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas com foco em recursos hídricos

Em 2010, realizamos uma Oficina no XII Encontro Nacional de Comitês sobre os Desafios da Gestão Integrada de Recursos Hídricos diante dos impactos das mudanças do clima.

Em 2011, realizamos outra Oficina no XIII ENCOB já para discutirmos as experiências de construção e implementação das estratégias de adaptação em algumas bacias como Lagos São João (RJ) e Bacia do Rio Acre (AC).

Com estas iniciativas em curso, a oficina teve como objetivo colaborar para a socialização dos conhecimentos e resultados até o momento destas experiências de construção de estratégias de adaptação. Estamos partindo para ação, os impactos já estão aí e “medidas sem arrependimento”1 podem ser tomadas enquanto realizamos as análises de vulnerabilidades.

Mas o que são “medidas sem arrependimento”? Como construir estratégias de adaptação? Que etapas são necessárias para construí-las? O que é uma análise de vulnerabilidade? O que é uma Análise de Risco Ecológico? Quais a metodologias que estão sendo utilizadas? Que lições estamos aprendendo?

Portanto, a partir do momento que já estamos vivenciando a variabilidade do clima, onde enchentes e secas vem causando enormes problemas para algumas regiões do país, já se faz necessário, apresentar algumas lições das experiências que estão construindo estratégias de adaptação e políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas. Os comitês e organismos de bacia devem se preparar ainda mais para enfrentar este novo desafio que se agrega a tantos
outros.

A região da Bacia do Médio Paraíba do Sul não é diferente, alguns municípios já sofrem com eventos extremos, a partir de suas vulnerabilidades. Conhecer em detalhes as vulnerabilidades do presente é fundamental, é aplicar o princípio da
precaução para se preparar para o que já acontece o que pode ainda está por vir no futuro.

1
“Medidas sem arrependimento” são ações de conservação e gestão das águas que, ao implementadas,
aumentem a resiliência da bacia hidrográfica aos efeitos do aquecimento global, independente de um
instrumento orientador como por exemplo uma análise de vulnerabilidade.


Índice de Risco Ecológico Total – onde todos os estressores selecionados em reunião de atores da bacia, são sobrepostos e apresentam este resultado.

As cores determinam o grau de risco ecológico, sendo vermelho, o mais alto e o verde, baixo risco ecológico.

Os resultados que queremos chegar com o Termo de Cooperação entre o Comitê Médio Paraíba do Sul e o WWF-Brasil, são vários, dentre eles, o mapa de índice de risco ecológico total, conforme o mapa, que demonstra o índice de risco ecológico total da Bacia Lagos São João (RJ), chamando atenção especial para o Reservatório de Juturnaíba, o principal reservatório de abastecimento dos municípios da região.

Para chegarmos aos resultados, preparamos um plano de trabalho que iremos apresentar no dia 31 de janeiro, na reunião do Comitê Médio Paraíba do Sul.

Para colaborar com os resultados, o WWF-Brasil participará através do Programa Água para a Vida e da equipe do Laboratório de Ecologia da Paisagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário