terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SMMA de Volta Redonda anuncia plantio de mata cilliar


Problema às margens da solução

Paulo Dimas

Atenção: Elevação do nível do Paraíba do Sul pode resultar em problemas em algumas das principais vias da cidade

Natacha Prado
natacha.prado@diariodovale.com.br
Volta Redonda

As fortes chuvas provocaram alagamentos em diversos pontos do município, mas outros efeitos podem ser sentidos por quem passa próximo ao Rio Paraíba do Sul: a perda de sua cobertura vegetal, resultado do aumento de nível do rio, que chegou a registrar 2,76 metros acima do normal.

A fim de diminuir a incidência de desmoronamentos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou a avaliação dos planos de reflorestamento da mata ciliar, já que a vegetação é uma das formas mais efetivas de agregar o solo, principalmente em áreas com relevos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino de Carvalho, todos os resultados negativos da enchente serão repostos pela equipe da pasta e pela empresa licitada do projeto.

- A primeira etapa é a recomposição do talude, que consiste na colocação de partes do declive de um terreno às margens do Paraíba. Todas essas ações necessitam do reconhecimento e autorização do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), já que é o órgão responsável pela faixa marginal dos rios e córregos - explicou.

Ele explica que caso o talude cause algum perigo à condição da pista ou à segurança da população que transita pelo local, ações emergenciais são realizadas.

- Caso esteja colocando a pista em risco de desmoronamento, os órgãos envolvidos priorizam a situação e agilizam o pedido de autorização do Inea, para que o problema seja solucionado de forma rápida - frisou.
O secretário conta que após a recomposição da terra retirada do local, a equipe inicia a elaboração do projeto de reflorestamento, onde a colaboração da população e unidades escolares se faz presente.

- Vamos esperar acabar essa época chuvosa, já que ações ambientais são prejudicadas nesse período. Já começamos a reconhecer as áreas afetadas, e no próximo mês iniciamos os tratos culturais - complementou.
Ele afirma que a faixa marginal do Paraíba do Sul será recomposta este ano com o plantio de mudas da Mata Atlântica, como Pau-Brasil, Jequitibá e Pata de Vaca.

- Nossa avaliação técnica é realizada em todo o município. Estamos trabalhando em conjunto com a Defesa Civil. Realizamos plantões de 24 horas para acompanhar a situação do meio ambiente. Além disso, trabalhamos com base no plano de redução de desastres - completou.
Volta Redonda é uma dos poucos municípios que identificam e monitoram as áreas sujeitas a riscos como deslizamentos de terra e alagamentos, desobstrução de galerias pluviais e inspeção nas calhas do Rio Paraíba do Sul.

- Muitas ações envolvem o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente - inclusive a retirada de árvores, que são comuns nessa época. Existem árvores que comprometem a segurança da estrutura física da residência. Nesses casos temos que agir buscando a redução dos acidentes - contou.

Três Poços

De acordo com a engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Daniela Vidal Vasconcelos, 33 mil mudas serão plantadas às margens do Rio Paraíba, em Três Poços.

- Esse projeto está sendo licitado. Já resolvemos a parte de mão de obra. O terreno que será reflorestado é composto por 25 mil hectares. Antes da chuva essa área já sofria com o desmatamento, e agora temos que verificar a condição - frisou.
A engenheira conta que a maior parte do plantio é realizada pela empresa responsável, porém as crianças colaboram com a distribuição das mudas.

- As escolas fazem visitas educativas às áreas de reflorestamento. Nossos técnicos oferecem informações sobre a importância da preservação do meio ambiente. Elas realizam um plantio simbólico para observarem como as ações são desenvolvidas - completou.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,68287,Problema-as-margens-da-solucao.html#ixzz2IhZFI7Qg

Nenhum comentário:

Postar um comentário