quarta-feira, 17 de abril de 2013

Prefeitura de Angra investiga incidente no aterro sanitário do Ariró


Publicado em 17/04/2013, às 15h16

Última atualização em 17/04/2013, às 15h16
Angra dos Reis

A Prefeitura abriu um procedimento de apuração sobre um incidente ocorrido na última sexta-feira (12), no aterro controlado de lixo do Ariró. Nesta data, por volta das 16h10, um caminhão conduzido por um funcionário da empresa Locanty/Infornova, numa manobra em marcha à ré, invadiu a estação de tratamento de chorume (líquido formado pelo lixo em decomposição) e perfurou o contentor do material (manta de geotub), causando um vazamento.

Imediatamente acionados, técnicos da secretaria de Meio Ambiente do município foram ao local e constataram ter havido vazamento de pelo menos 50 mil litros de chorume para o ambiente. Uma equipe do Serviço Público também foi ao Ariró, com caminhões do tipo auto vácuo para a sucção do excesso e a contenção do problema, impedindo mais danos. O material recolhido pelos caminhões foi lançado em um tanque onde o chorume é tratado com aglutinantes químicos. Uma equipe da Locanty/Infornova colaborou com a limpeza da área no entorno da estação e da estrada. A situação estava normalizada cerca de duas horas após o incidente e permanece sem mais vazamentos.

A Prefeitura de Angra dos Reis comunicou o incidente ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), órgão licenciador do aterro privado operado pela Locanty/Infornova no Ariró. Técnicos da superintendência do Inea/RJ na Baía de Ilha Grande já estiveram no local para uma inspeção.

Agora a Prefeitura de Angra vai apurar os responsáveis pelo acidente. Na inspeção ao local, a secretaria de Meio Ambiente constatou falhas técnicas na construção e operação da estação de tratamento de chorume. No local não há mureta de proteção ou guard rail na área de manobra de caminhões, a fim de conter veículos mal conduzidos.

Também não há um dique contentor ao redor do tanque de chorume, cuja manta de geotube assemelha-se a um colchão d'água e é facilmente perfurável. A Prefeitura de Angra também comunicou o fato ao Ministério Público e tomará todas as providências junto aos órgãos competentes a fim de verificar as responsabilidades sobre o incidente.





Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/15,72214,Prefeitura-de-Angra-investiga-incidente-no-aterro-sanit%E1rio-do-Arir%F3.html#ixzz2Qk0uLwdn

Nenhum comentário:

Postar um comentário