quarta-feira, 24 de abril de 2013

Alerj vai acompanhar fim dos lixões


CTR de Barra Mansa: Local foi pioneiro na região, e tem capacidade para 950 toneladas de lixo e 50 operações de depósitos por dia
Rio
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) instala amanhã (24), às 14h, uma Comissão Especial para acompanhar o fim dos lixões no estado, e a implantação dos novos aterros sanitários, chamados de CTR (Centro de Tratamento de Resíduos).

A comissão é formada e presidida pela deputada Janira Rocha (PSOL), autora do pedido de criação da bancada completada pelos parlamentas: Edson Albertassi, Graça Matos (ambos do PMDB), Dr. José Luiz Nanci (PPS), André Corrêa (PSD), Gilberto Palmares (PT) e Aspásia Camargo (PV).

De acordo com Janira, o trabalho da Comissão será voltado principalmente para verificar, se o processo de implantação no Rio dos aterros sanitários controlados, os chamados CTRs, está respeitando a Lei Federal 12.305/2010, a chamada ‘Lei do Lixo', que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A principal preocupação, segundo a deputada Janira Rocha, é com a situação dos catadores, que sobrevivem hoje recolhendo materiais recicláveis nos lixões e vão perder suas fontes de sobrevivência.

Segundo Janira, estima-se que nos próximos anos serão encerrados cerca de 30 lixões nos municípios fluminenses onde trabalham milhares de catadores, e por isso, esses precisam ser incorporados em programas municipais de coletas seletivas e na cadeia produtiva da reciclagem.

- Estas famílias encontram-se em uma profunda invisibilidade social e excluídas economicamente, foram abandonadas historicamente pelo Poder Público. Além de não se beneficiarem dos vultosos lucros das empresas concessionárias privadas que gerenciam os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final do lixo urbano dos municípios - disse Janira.

Segundo a deputada, dados oficiais, apontam que a chamada "conta lixo" consome aproximadamente 18% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. A comissão vai funcionar por 120 dias, podendo ser prorrogada por mais tempo.

Barra Mansa tem o primeiro CTR da região

O primeiro CTR da região foi inaugurado em abril do ano passado. Localizada na estrada Barra Mansa/Bananal, o Centro de Tratamento tem capacidade para 950 toneladas de lixo e 50 operações de depósitos por dia, a CTR recebe os resíduos de Barra Mansa e também de Volta Redonda, totalizando 250 toneladas de resíduos por dia.

Os ex-catadores do antigo lixão da cidade foram integrados ao quadro de cooperados da Coopcat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis) - responsável pela coleta seletiva em Barra Mansa.

 Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,72466,Alerj-vai-acompanhar-fim-dos-lixoes.html#ixzz2RNCc037W

Nenhum comentário:

Postar um comentário