sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fiocruz começa trabalhos em Volta Redonda


Publicado em 18/04/2013, às 12h12

Última atualização em 18/04/2013, às 20h06

 Volta Redonda
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda recebeu na tarde de hoje (18), no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), técnicos da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para começarem a traçar o planejamento inicial do trabalho de realização de exames médicos em moradores do bairro Volta Grande IV. Os testes podem comprovar se a contaminação do terreno afetou as pessoas que moram ou já moraram no local. O encontro teve a presença dos vereadores Jerônimo Telles (PSC) e Gemilson Sukinho (PSD), respectivamente presidente e relator da comissão criada pela Câmara Municipal para acompanhar o caso.

A reunião contou com a participação da comissão dos moradores do Volta Grande IV e se caracterizou pelo esclarecimento de dúvidas e também pelo clima de indefinição e cautela mostrado pelos representantes da fundação.

De acordo com o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, não é possível estabelecer um prazo para o início e nem mesmo para o resultado dos exames. No entanto, ele confirmou que há o compromisso da Fiocruz em realizar um trabalho de qualidade.

- É um princípio de trabalho e a pressa não é a melhor companheira nesse caso. Cada caso é um caso. Esse, por exemplo, tem a sua singularidade. Nós tivemos acesso ao laudo do Inea, onde a saúde humana não está avaliada. Se as pessoas estão contaminadas ou não ainda não há como dizer, só com o trabalho - disse.

Ele ainda admitiu que será difícil constatar, através de exames clínicos, se algumas doenças foram realmente motivadas exclusivamente pela exposição às substâncias encontradas no local. No entanto, ele confirmou que pode haver maneiras de saber isso.

- Existem exames que podem mostrar isso, mas temos que lembrar que aqueles moradores não foram expostos unicamente àquelas substâncias, mas sim a um conjunto de outros riscos, ao qual todos nós também estamos sujeitos - disse.

Valcler esclareceu que o papel da Fiocruz é conseguir resolver e dissipar dúvidas em relação à saúde humana e disse que o próximo passo será a reunião técnica em conjunto entre os especialistas da Fiocruz e a Secretaria de Saúde.

A secretária de Saúde, Suely Pinto, disse que a ideia é manter os moradores informados sempre.
- Vamos manter os moradores informados até mesmo antes de passarmos qualquer coisa para a imprensa - garantiu.

Durante a reunião, o prefeito Neto reforçou que não tem nada contra a CSN e disse que a empresa será procurada e convidada para acompanhar os trabalhos.

- A CSN será procurada, até para que ela tome ciência da situação. Nós queremos que o trabalho seja feito com o máximo de transparência e não existe órgão tão capacitado como a Fiocruz. Estamos preocupados com a saúde da população - afirmou.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,72256,Fiocruz-comeca-trabalhos-em-Volta-Redonda.html#ixzz2Qua2phid

Nenhum comentário:

Postar um comentário