quarta-feira, 6 de março de 2013

Reunião da Comissão Ambiental Sul 05


Reunião da Comissão Ambiental Sul de 05/03/2013
local: Cúria Diocesana de Volta Redonda, às 9h e 30 min



Na terceira reunião do ano da Comissão Ambiental Sul, Dom João foi convidado a fazer a abertura dizendo da importância dos encontros para afirmar as sugestões e ideias ambientais para o bem da população.

Foi falado por João Thomas sobre o encontro para tratar dos problemas levantados no último diagnóstico visual no rio Brandão sobre enchentes com o prefeito da cidade de Volta Redonda Antônio Francisco Neto e com o vice-prefeito, Paiva, deixando com os mesmos o relatório produzido pela comissão.

Carla, representante da Cruz Vermelha Brasileira, e João falaram sobre a reestruturação que fizeram na apresentação dos resultados do projeto sobre o rio Brandão, ordenando as coletas de amostras de água já realizadas, apontando soluções e responsáveis para cada.Sugeriram a apresentação dos resultados em um seminário após o mês de julho, reunindo todos os envolvidos no projeto, expondo os resultados à sociedade.

Foram comentados pelos membros as ações no rio Guandu e das prefeitura de Rio Claro sobre manutenção de mata ciliar por fazendeiros através de remuneração, de Barra Mansa, Resende, Petrópolis e que podem se estender à Volta Redonda, além da ação contra a CSN feita pelo INEA que foi publicada na grande mídia.

Uma observação importante feita pelo presidente da comissão ressalta que a" comissão pode sugerir ações, mas as responsabilidades são do poder público".

Houve propostas de Délio e Carla em educação ambiental, onde Daniele recordou que a Agenda 21 de Volta Redonda já realizou projeto com escolas municipais próximas à córregos para educação ambiental.

Carina, aluna do terceiro ano do curso técnico de meio ambiente do IFRJ falou que a população fica à margem das informações ambientais do município e que com o seminário deve ter maior participação para mobilização. Sugeriu a presença da comissão em exposições em praça pública.

O Técnico em Meio Ambiente Sandro disse que a educação ambiental depende de verba, pois é um trabalho. Sobre o assunto Luis Eduardo, também técnico, falou sobre educação ambiental feita por ele no bairro Volta Grande Quatro, bairro com contaminação de resíduos industriais da CSN e da dificuldade em sensibilizar a população, que não saiu do local.

Houve a participação do prof° Leonardo da UBM, que apresentou seu pré-projeto à comissão, envolvendo o rio Brandão: “Condições Ambientais dos afluentes do rio Paraíba do Sul no município de Volta Redonda –RJ”, iniciado em 2010, questionando sobre em que o município contribui para devolver limpa a água coletada. O trabalho do engenheiro Gil Portugal, que participou da comissão, foi lembrado por Leonardo dizendo que ele conseguiu mesmo com poucos recursos na comissão uma análise não tão detalhada que auxiliou na pressão popular.

As estudantes do curso técnico de meio ambiente do IFRJ fizeram sugestões de ações a serem feitas pela comissão, como atividades à montante do rio Brandão, pagamento de serviços ambientais aos proprietários de terras para manterem nascentes.

E a próxima reunião da comissão ambiental sul esta marcada para o dia dois de abril.

Daniele R Barbosa

Comissão Ambiental Sul
Facebook https://www.facebook.com/ComissaoAmbientalSulRJ

Contatos:
Prof. Délio Guerra
deguefi@gmail.com
comissaoambientalsulrj@gmail.com
(24) 9221 8784

Colaboração:
Zezinho - MEP-VR | Movimento Ética na Política - Volta Redonda/RJ
novo e-mail: mep.voltaredonda@gmail.com

Cúria Diocesana de Volta Redonda/RJ
www.diocesevr.com.br
Endereço: Rua 25B, no. 44, Vila Santa Cecília (Referência: Praça Brasil)
Tel: (24) 3340-2801


Nenhum comentário:

Postar um comentário