quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Água é comemorado em Volta Redonda


Publicado em 21/03/2013, às 16h58

Última atualização em 21/03/2013, às 16h58
Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), com a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e a Vigilância Sanitária, realiza uma exposição cultural - no subsolo do Sider Shopping - em comemoração ao Dia Mundial da Água que é comemorado amanhã (22). As atividades começaram na quarta-feira, com um teatro de conscientização sobre o desperdício de água.

De acordo com o secretario de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino de Carvalho, é uma rotina dos órgãos ambientais do município realizar atividades culturais em datas comemorativas.

- Este é um momento que deve ser aproveitado para lembrar a população dos cuidados com a preservação dos recursos hídricos, principalmente com o Rio Paraíba do Sul. Aceitamos o convite do shopping porque são muitas pessoas que passam pelo local todos os dias, fato que faz aumentar a nossa abrangência - explicou.

Ele disse que as atividades de comemoração começaram na terça-feira com a eleição dos membros do Comitê de Bacias do Médio Paraíba.

- Ontem iniciamos as atividades no shopping. O Saae está expondo as fases de tratamento de água, a fim de que todos que comparecem ao evento possam entender um pouco das atividades do órgão. Além disso, a Vigilância Sanitária também vai colaborar com dicas de ações de higienização, além da abordagem da questão da dengue - explicou.

Abordagem

Marina Alves Cordeiro, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, afirmou que o evento foi organizado para alcançar desde crianças até integrantes da terceira idade.

- Cada atividade é destinada para atender um grupo. Para as crianças, por exemplo, distribuímos mesas e cadeiras para que eles possam desenhar. Eles poderão colorir figuras que abordam o tema de desperdício de água - disse.

O volume de água gasto, segundo ela, está sendo abordado também através de recursos visuais que possibilitam um maior entendimento e interação dos visitantes.

- O importante é que a secretaria desenvolve e apoia projetos ligados a preservação durante todo o ano. O Saae, por exemplo, está com um projeto para aumentar as redes de abastecimento de água no município - falou.

Desperdício

A diretora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Cláudia Zamboti, esclareceu que em função da realidade mundial, a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu como abordagem desse ano o tema "Ano Internacional da Cooperação da Água".

- O objetivo da campanha é incentivar os trabalhos de preservação em conjunto. Temos que incentivar esse pensamento, já que os dados ainda apontam que a população desperdiça um grande volume de água. Costumes comuns, como torneiras mal fechadas e descargas desreguladas podem aumentar o consumo desnecessário - frisou.

A poluição do Rio Paraíba do Sul, segundo ela, está diminuindo através de projetos desenvolvidos pela secretaria, e hoje apresenta tratamento despoluidor de 15%.

- Até março do ano que vem o tratamento será de 45%. Outra questão que preocupa são os lixos que ainda são jogados às margens do rio, porém sabemos que a população está se conscientizando e colaborando para a redução do recurso que abastece a cidade - alertou.

Ela lembrou que o caminho para solucionar as questões ambientais do município é a inserção da educação na rotina escolar dos estudantes.

- No Parque do Ingá, por exemplo, realizamos projetos educacionais que atendem as escolas durante o ano. Todas as questões envolvendo poluição, queimadas e problemas ambientais são analisados. É desta forma que conseguimos conscientizar a população - pontuou.




Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,70963,Dia-Mundial-da-Agua-e-comemorado-em-Volta-Redonda.html#ixzz2OBo1CsL7

Nenhum comentário:

Postar um comentário