segunda-feira, 4 de março de 2013

Diário do Vale: Escorpiões causam transtorno no Vila Rica

Diário do Vale: Escorpiões causam transtorno no Vila Rica


Prova: Comerciante guarda escorpiões que capturou em sua casa


Volta Redonda
Moradores que residem próximo a um terreno baldio no final da Rua 30, no bairro Vila Rica estão ficando preocupados com o surgimento de escorpiões e ratos no interior de suas residências. De acordo com a comerciante Rosana Silva Sá, que mora ao lado do terreno baldio, os escorpiões começaram a aparecer de uns quatro meses para cá, depois que alguns moradores começaram a jogar entulhos no terreno ao lado de sua casa.

- Moro aqui há mais de dez anos e raramente aparecia escorpião em minha casa ou na vizinhança, só depois que iniciaram uma obra bem em frente da casa e com o acúmulo de entulhos jogados ao lado da obra que há alguns meses está abandonada, é que os escorpiões surgiram e com eles vieram também os ratos - acusa.

A moradora afirma que os escorpiões invadem a casa, ficam nos quartos, paredes e tetos, e junto com eles também aparecem alguns ratos provenientes da mesma construção abandonada.

Na semana passada, um pintor que estava realizando um serviço na casa levou uma picada de escorpião no pé e teve que ser hospitalizado no Cais Aterrado, onde permaneceu no local das 8 às 18h recebendo soro.

- Também achei escorpião no lençol da minha cama, onde durmo com a minha filha de 15 anos, me deixando bem apreensiva e preocupada com ela. Não tenho mais sossego, pois fico receosa de que o minha filha seja ferida quando eu não estiver em casa. Já chamei a zoonose onde tenho até um protocolo, mas eles vieram aqui já há algum tempo e apenas dedetizaram ao redor do terreno baldio, o que não foi suficiente. O meu cão apareceu outro dia com um rato morto na boca me deixando preocupada, gostaria que eles retornassem e me ajudassem, pois estou preocupada - desabafa.

A dona de casa Mirna de Carvalho, que é vizinha de Rosana, também afirmou que é comum encontrar escorpiões em casa, aonde ela chegou a juntar um pote de maionese cheio desses animais peçonhentos.

- Fico preocupada, pois além dos escorpiões, os ratos também têm surgido em casa, provenientes da obra abandonada localizada no final da rua. Alguém tem que tomar uma providência, pois acredito que os entulhos e o mato alto é o que atrai ratos e escorpiões em nossas casas - acusa.

De acordo com Rogério José da Silva, coordenador do Centro de Controle de Zoonose de Volta Redonda, o controle com produtos químico no caso do escorpião é paliativo e muito complicado, pois não adianta dedetizar o terreno ou mato, o ideal é vedar ralos e os vãos das portas além de manter a caixa de gordura limpa.

O coordenador da zoonose afirmou que a região de Vila Rica normalmente é propícia para animais peçonhentos como o escorpião e o aumento de entulhos atrai mais desses animais para próximo das residências.

- Nesta segunda enviaremos uma equipe da zoonoses ao local para fazer uma avaliação da real situação e verificar que medidas poderão ser tomadas para ajudar estes moradores que se sentem prejudicados - respondeu Rogério.

O escorpião

No Brasil, a maior parte dos acidentes com animais peçonhentos é provocada pela picada dos escorpiões e ocorrem dentro das casas. Em geral, os ataques ocorrem quando, de alguma forma, eles se sentem ameaçados com a proximidade de uma pessoa. São animais de hábitos noturnos que em regra se escondem abrigados da luz, escondidos sob pedras, entulhos, lenha, material de construção, encanamentos, dentro de calçados e roupas, no interior das casas e em seus arredores.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,70085,Escorpioes-causam-transtorno-no-Vila-Rica.html#ixzz2MZmCxK7j

Nenhum comentário:

Postar um comentário