sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Exposição sobre Darwin chega a Angra dos Reis


Publicado em 16/11/2012, às 08h27

Última atualização em 16/11/2012, às 08h27

Uma mostra sobre o naturalista inglês Charles Darwin e a Teoria da Evolução será exposta em Angra, a partir de hoje, dia 16.

A exposição interativa "Darwin no Tocorimé" traz para os angrenses um pouco da vida e obra do pesquisador. A mostra é a bordo do "Tocorimé Pamatojari", que é o maior navio veleiro de madeira do Brasil.

O nome da embarcação significa "espírito aventureiro", na língua dos índios Kulina, da Amazônia brasileira. A exposição é uma iniciativa do comandante Markus Lehman, em parceria com o Museu de Zoologia da USP, e em Angra conta com a colaboração da TurisAngra e da prefeitura.

"Darwin no Tocorimé" ficará em Angra até o dia 2 de dezembro, no Cais dos Pescadores, no Centro. A visitação é gratuita e o local funciona das 10h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, para o público em geral, e de terça a sexta-feira somente para agendamentos escolares, que devem ser feitos pelo telefone (24) 8847-2254. Mais informações podem ser obtidas também no site do projeto [www.tocorime.net].

A exposição estreou no Rio de Janeiro, durante a Rio+20, e Angra dos Reis é a segunda cidade a recebê-la. Depois a embarcação segue rumo a Paraty e a Santos. A exposição é uma viagem no tempo e ao universo do naturalista e de suas descobertas e conta com atividades interativas e educativas, mostras de espécies e organismos estudados por Darwin, livros, evidências apresentadas pelo cientista, reproduções de utensílios e do ambiente de trabalho do pesquisador e sua equipe a bordo do "HMS Beagle", navio no qual Darwin realizou sua expedição, passando inclusive pelo Brasil, coletando dados e vestígios que serviriam como base para a Teoria da Evolução.

As crianças também vão aprender com a tripulação um pouco sobre algumas das atividades da navegação, como os nós de marinheiro.

O veleiro "Tocorimé Pamatojari" funciona como uma plataforma marítima de educação e cultura. Crianças e adultos têm a chance de aprender um pouco mais sobre ciência e também se divertir.

Charles Darwin nasceu em 1809, na Inglaterra. Em suas pesquisas, destacadamente através do livro "A Origem das Espécies", publicado em 1859, ele introduziu a ideia de que as espécies evoluem e se modificam a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza.




Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,65677,Exposicao-sobre-Darwin-chega-a-Angra-dos-Reis.html#ixzz2COsViCTi

Nenhum comentário:

Postar um comentário