quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Chegada do verão faz Saae de Volta Redonda promover ações preventivas


Publicado em 07/11/2012, às 18h26
 http://www.diariodovale.com.br/noticias/0,65300,Chegada-do-verao-faz-Saae-de-Volta-Redonda-promover-acoes-preventivas.html#axzz2Bd1Mo9eE
Última atualização em 07/11/2012, às 18h26
Natacha Prado
natacha.prado@diariodovale.com.br

Volta Redonda

O calor aumentou consideravelmente no Sul Fluminense desde o início da primavera, em setembro, e sempre existe a expectativa de que a situação seja mais complicada no verão - onde um dos principais desafios diz respeito ao consumo e economia da água pela população.

Segundo o diretor executivo do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Volta Redonda, Paulo Cézar de Souza, o órgão realizou ações buscando garantir o funcionamento adequado dos sistemas de água durante o período.

- A única fonte de manancial de fornecimento de água é o Rio Paraíba do Sul. Não existe um "Plano B", dependemos efetivamente dele. Volta Redonda, entretanto, nunca sofreu com períodos de estiagem. Mesmo com a diminuição do índice pluviométrico, a população pode ficar tranquila quanto ao abastecimento de água. Hoje conquistamos um nível de estabilidade e comodidade, e o único problema é em relação às fortes chuvas, como as trombas d'água, onde os resíduos dos rios são arrastados e aumentam a solidez da água, que passa a necessitar de muitos produtos químicos para tratamento - disse.

Para que os equipamentos da Estação de Tratamento de Água, localizada no bairro Belmonte, abasteçam os pontos, a energia do espaço deve ser garantida.

- O trabalho do Saae estabelece ligação direta com a Light (concessionária de energia elétrica), já que o funcionamento fica comprometido. Se estiver em dias quentes, nós não conseguimos manter os reservatórios cheios, e somente após o retorno da energia nós conseguimos retomar as atividades - ressaltou.

A infraestrutura do Saae conta com obras e reconstruções de acordo com as ocorrências e a demanda registrada pela população.

- As tubulações são arrumadas mediante os problemas que surgem. Hoje contamos com uma equipe de prontidão caso algum registro aconteça no período noturno. Adquirimos equipamentos que garantem a realização desse tipo de serviço. Além disso, alteramos a demanda contratada de energia durante o verão, em função do aumento do consumo da população - explicou.

O diretor afirma que o Saae vem trabalhando visando atender as necessidades da população; as pessoas, porém, precisam colaborar com o trabalho desenvolvido.

- Todas as ações preventivas foram e estão sendo realizadas. Mas nada disso é suficiente se o trabalho não contar com a complementação do sistema de energia. A população deve adquirir caixas d'água de maior capacidade, como as de mil litros, além de economizar água e desenvolver uma consciência, ajudando o trabalho do Saae - concluiu.



Leia mais: http://www.diariodovale.com.br/noticias/0,65300,Chegada-do-verao-faz-Saae-de-Volta-Redonda-promover-acoes-preventivas.html#ixzz2BdAlpQpY

Nenhum comentário:

Postar um comentário