sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Audiência Pública em Resende vai debater questão do lixo na próxima semana




Publicado em 1/11/2012, às 18h16

Última atualização em 1/11/2012, às 18h16
Resende

A pedido da Prefeitura, por meio da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), a Câmara Municipal realizará uma Audiência Pública na próxima segunda-feira para debater com a sociedade a sustentabilidade econômica e social da gestão do aterro sanitário da cidade. O evento será às 19h na Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves, no bairro Novo Surubi.

De acordo com o presidente da Amar, Paulo José Fontanezzi, a Lei Federal 12.305/2010 e a Lei Estadual 42.930/2011 preveem, entre outras coisas, o controle dos aterros, com uma destinação final adequada para os resíduos despejados no local.

- Em Resende, nós já temos implantado e estamos ampliando gradativamente a coleta seletiva do lixo seco e úmido, mas mesmo assim muito material ainda é destinado ao aterro sanitário controlado na estrada de Bulhões. Temos também duas cooperativas de catadores que atuam na coleta e reciclagem de materiais, cumprindo assim alguns pontos estabelecidos pelas duas leis - explicou Fontanezzi.

Segundo o presidente da Amar, a proposta do município é implantar uma usina para tratamento dos resíduos, transformando-os em energia elétrica. O objetivo dessa audiência de segunda-feira - que já é a terceira realizada para debater o mesmo tema -, é explicar à população o que será a usina e como ela irá funcionar.

- Até instalarmos a usina na cidade teremos várias etapas a serem cumpridas. A primeira delas são as audiências públicas que, após esta de segunda-feira, passarão a ser itinerantes, percorrendo diversos bairros de Resende. O próximo passo seria a aprovação de lei pela Câmara Municipal, para só depois iniciarmos a licitação para a contração de uma empresa responsável pela implantação da usina, mas esperamos concluir todo esse processo até dezembro de 2013 - adiantou Fontanezzi.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,65106,Audiencia-Publica-em-Resende-vai-debater-questao-do-lixo-na-proxima-semana.html#ixzz2B5IGcMSe

Nenhum comentário:

Postar um comentário