domingo, 27 de outubro de 2013

Vereador defende retomada do movimento contra a transposição do Rio Paraíba


Publicado em 18/10/2013, às 20h19 
Última atualização em 18/10/2013, às 20h19

Resende
Em pronunciamento ocorrido numa das sessões da Câmara Municipal deste mês, o líder da bancada do PDT, vereador Pedra, defendeu uma nova mobilização entre todos os parlamentares contra a proposta do Governo do Estado de São Paulo visando à transposição do Rio Paraíba do Sul. Numa reunião ocorrida nesta quarta-feira, dia 16, no Rio, Pedra solicitou também o apoio do deputado Luís Martins (PDT) à esta mobilização.
Falando da tribuna da Câmara, Pedra declarou ter obtido informações de que as conversas sobre esse assunto, por parte das autoridades paulistas, começam a ganhar força novamente, principalmente pelo fato de que, no próximo ano, vão ser eleitos os novos deputados e federais e senadores, aos quais caberia debater e deliberar o tema no Congresso Nacional.
No final de setembro deste ano, Pedra se reuniu em São José dos Campos com a vereadora daquela cidade, Renata Paiva (DEM), líder do Movimento Suprapartidário em Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul. No encontro, a vereadora paulista informou ao vereador de Resende que "já existem sinais de que a proposta sobre a transposição do manancial poderá voltar à pauta de discussões com a proximidade do ano eleitoral".
- A transposição do Rio Paraíba do Sul pode gerar transtornos gravíssimos à população do estado do Rio de Janeiro, entre eles a redução da vazão de água no território fluminense, motivo pelo qual o tema precisa passar por um debate bastante aprofundado, envolvendo autoridades da área ambiental, entidades não governamentais, autoridades públicas dos municípios banhados pelo manancial e principalmente a população destas cidades. Portanto, considero de extrema necessidade que a Câmara Municipal de Resende fique atenta - disse o vereador.
Segundo Pedra, caso a proposta de transposição se torne uma realidade, essa medida fará com que as cidades do estado do Rio de Janeiro, entre elas Resende, sejam afetadas com a redução de 15 milhões de litros de água por segundo. Ele declarou ainda que, na verdade, "toda a bacia do Rio Paraíba do Sul poderá ser prejudicada, daí a importância da retomada do movimento contra a transposição".

‘Recursos hídricos'
As discussões em torno da transposição do Rio Paraíba do Sul tiveram início durante a gestão do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sob a alegação de que o desvio das águas na cidade de Jacareí, próximo a São José dos Campos,  visava reforçar a demanda por recursos hídricos na região metropolitana da capital paulista.
Durante a legislatura passada (2009-2012), quando exerceu seu terceiro mandato seguido de vereador em Resende, Pedra participou ativamente do movimento de vereadores fluminenses e paulistas contrários à transposição, tendo representado o município no Fórum Regional em Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul, realizado em novembro de 2009, na Câmara Municipal de São José dos Campos. A região sul fluminense esteve representada também pelo então bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom João Maria Messi. O encontro reuniu cerca de 500 pessoas.
Com 1.137 quilômetros, o Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina (São Paulo), através do encontro dos rios Paraibuna e Paraitinga, desembocando no oceano Atlântico, em São João da Barra, município situado na região Norte do estado do Rio de Janeiro. Responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15 milhões de pessoas, o manancial corta 184 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, sendo 57 no Rio de Janeiro, 88 em Minas e 39 no território de São Paulo.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/15,80087,Vereador-defende-retomada-do-movimento-contra-a-transposi%E7%E3o-do-Rio-Para%EDba.html#ixzz2ixzYZHXg

Nenhum comentário:

Postar um comentário