quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vazamento de óleo: quatro municípios já interromperam captação de água


Vazamento de óleo: quatro municípios já interromperam captação de água
 Publicação: terça-feira, 7 de maio de 2013 (13:53)
Atualizado às 16h41min: Quatro municípios da região já cortaram a captação de água do Rio Paraíba do Sul, devido ao óleo diesel que vazou domingo, de um oleoduto da Transpetro em São José do Barreiro (SP): Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Volta Redonda. Segundo a Transpetro, o vazamento ocorreu durante uma tentativa de roubo de óleo diesel das tubulações da empresa, subsidiária da estatal Petrobras.

Porto Real, que usa 100% de sua água do Paraíba do Sul, suspendeu a captação para suas duas estações de tratamento no início da noite de segunda-feira. Ainda não há previsão de retomada dessa captação, por isso o município está precisando racionar água. As aulas nas creches e escolas municipais serão suspensas à tarde e à noite.

Em Quatis, a água captada do Rio Paraíba do Sul é responsável por 60% da demanda da cidade. Mais duas sutrueações captam os 40% restantes, mas uma delas (Ribeirão Lima) está com problemas na bomba e não está fazendo o trabalho de forma adequada.

Em Barra Mansa, município 100% abastecido pelo Paraíba do Sul,  foi interrompida, na manhã desta terça-feira, a captação de água da ETA (Estação de Tratamento de Água) São Sebastião e da ETA Nova, responsáveis por 80% do abastecimento de água no município. A prefeitura monitora o avanço da mancha de óleo para avaliar se será necessário interromper a captação em outra estação.

Em Volta Redonda, a interrupção na ETA (Estação de Tratamento de Água) já foi realizada e não há previsão para retornar com o serviço. A cidade tem autonomia de abastecimento para 24 horas, mas os moradores da cidade devem economizar.

O óleo vazou para o Rio Formoso e chegou ao Rio de Janeiro pelo Rio Sesmaria. Depois, alcançou o Rio Paraíba do Sul, que corta o estado de sul a norte. Apesar de também ter atingido o município de Resende, o vazamento não prejudicou o abastecimento de água no local porque a captação de água ocorre antes de o Rio Sesmaria desaguar no Paraíba do Sul.

“Vamos continuar monitorando ao longo do dia, para avaliar a necessidade de suspender as captações de água, inclusive em Santa Cecília, em Barra do Piraí [canal que liga o Rio Paraíba do Sul ao Sistema Guandu, que abastece de água o Grande Rio]”, disse a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos.

De acordo com a Transpetro, o vazamento foi provocado por criminosos que abriram uma válvula do oleoduto para roubar combustível e a deixaram aberta, permitindo o vazamento para o Rio Formoso. A empresa  informou em nota, que detectou o vazamento ainda no domingo e registrou a ocorrência na delegacia policial local.

Ainda segundo a Trasnpetro foram mobilizados cerca de 100 homens, barreiras de contenção e barreiras absorventes, além de helicóptero, barcos de apoio, caminhões vácuo e caminhões-tanque para conter o óleo.
http://www.focoregional.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=Vazamento+de+oleo%3A+quatro+municipios+ja+interromperam+captacao+de+agua&idnoticia=100977

Nenhum comentário:

Postar um comentário