quarta-feira, 15 de maio de 2013

Volta Grande IV na reunião da Comissão


Comissão Ambiental Sul-RJ
7 de maio
Volta Grande IV na reunião da Comissão (32 fotos)
Reunião realizada em 07 de maio reuniu parlamentares, moradores e comunidade para debater a situação.

Síntese do encontro mensal da Comissão Ambiental Sul e Deputados que discutiram ações para solucionar caso de áreas contaminadas no Volta Grande IV.
Aos sete dias do mês de maio do corrente ano, as 09:30h, na Cúria Diocesana, a Comissão Ambiental Sul realizou encontro mensal, tendo em pauta, a situação dos moradores do bairro Volta Grande IV, que tiveram suas casas construídas em terrenos contaminados com substâncias toxícas oriundas da CSN.
Nesse encontro compareceram os deputados estaduais Inês Pandeló, Gotardo Netto e Nelson Gonçalves. Além desses, o bispo emérito Dom João Maria Messi, o vereador da CMVR Jerônimo Telles, o advogado Igor Alexei (advogado representante dos moradores), e os próprios moradores do bairro.
Iniciou-se a reunião com apresentação do histórico do bairro feita pela Comissão Ambiental, e em seguida manifestação dos presentes e indicações para encaminhamentos.
Assim, houve a solicitação aos deputados para providenciarem na Assembléia Legislativa do Estado do Rio, audiência Pública quanto à resolução imediata do problema e fazer uma avaliação da saúde dos moradores. Constatou-se ser necessário que se tenha conhecimento da realidade no que tange a saúde e a contaminação do solo. Tal proposta foi acolhida por todos os presentes.
Outro ponto em discussão foi a deslocação das 750 famílias que tiveram o sonho da casa própria transformado em pesadelo. Para onde elas irão, foi levantado e questionado com muita preocupação, lembrando que foi criada naquele local uma comunidade e para tanto, é necessário o comprometimento de todos os atores para solucionar tão grave problema.
O Deputado Gotardo que faz parte da Comissão Especial que acompanha o “caso Volta Grande lV”, irá se reunir com os membros da referida Comissão para traçar novas ações e em seguida marcar a audiência pública na ALERJ.
A Câmara Municipal de Volta Redonda, também criou a Comissão Especial de acompanhamento aos moradores e articulações com órgãos competentes, levando assim informação e mais tranqüilidade.
O encontro encerrou- se com palavras de indignação do Bispo emérito Dom João Maria Messi quanto à situação daquelas vidas que estão em situação de risco e aguardando a data para que ocorra a audiência pública na ALERJ..

Volta Redonda, 09 de maio de 2013.

Setor Social
Mara Borella

Fotos: Jair de Assis - Fotografia
Demais fotos, créditos nas legendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário