sexta-feira, 5 de julho de 2013

Volta Redonda pode ganhar Polo Internacional

Volta Redonda pode ganhar Polo Internacional

sem data
http://m.diariodovale.com.br/views/noticiaInterna.asp?cod=16272&codArea=1

Volta Redonda

Volta Redonda poderá se tornar referência nacional em meio ambiente, com a instalação do Polo Internacional de Tecnologia Verde, a primeira unidade deste tipo na América Latina. A proposta foi apresentada pelo ambientalista Júlio Ferreira, presidente da Global 8 Environmental Tecnologies e diretor da Brazil-USA Green Technology, ambas organizações sediadas nos Estados Unidos, e o projeto conta com o apoio da prefeitura.

- Tudo que trouxer benefício para o município, estamos apoiando. A ideia do polo é boa e viável. Assim, a ideia conta com todo o nosso apoio - disse o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), informando que as negociações sobre o tema estão sendo feitas pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jessé de Holanda.

O polo de tecnologia verde será um espaço onde empresas, universidades e instituições ligadas à sociedade civil se reunirão para construir políticas de sustentabilidade nas atividades industriais.
- Vamos montar um aparato tecnológico para produzir políticas urbanas e de meio ambiente, para fornecer às empresas tecnologia verde e assessorá-las na implantação de políticas de sustentabilidade - afirmou Júlio Ferreira, que mora há oito anos nos Estados Unidos.

Júlio explicou que o objetivo da empreitada é instalar o polo no Escritório Central. Por isso, o ambientalista disse que iniciou as conversas com a CSN que, de acordo com ele, mostrou entusiasmo com a proposta. Júlio garantiu, também, que conta com o apoio de fundos internacionais para uma possível compra do prédio, localizado na Vila Santa Cecília.

- Queremos juntar todos os segmentos produtivos do país e transformar Volta Redonda no cérebro verde para repensar o desenvolvimento sustentável do Brasil - disse o ambientalista.

O início dos trabalhos deve se dar em breve, na segunda quinzena de fevereiro. Nesta primeira etapa, contou Júlio, será definido um grupo de trabalho multidisciplinar, para montar a espinha dorsal do projeto. A expectativa é que o polo comece a funcionar já em 2011 e um dos grandes objetivos do projeto é contar com a participação da rede pública de ensino da cidade, 'transformando-a numa grande alavanca para o desenvolvimento do município'.

Tecnologia Verde

O termo tecnologia verde tem ganhado cada vez mais destaque entre os ambientalistas de todo o mundo e é, basicamente, o tipo de tecnologia que não afeta o meio ambiente e, ao contrário, ajuda a preservá-lo.

Muitas empresas vêm investindo na preservação do meio ambiente e também no desenvolvimento de produtos eletrônicos que não sejam tão danosos à natureza. Podem ser exemplos de tecnologia verde a redução do consumo de energia, a utilização de material reciclável ou a utilização de energia solar.
- Existem muitos grupos internacionais interessados nesse Brasil verde. E vamos sair na frente com esse projeto - finalizou Júlio.

Um outro exemplo foi dado recentemente por uma empresa de aparelhos celulares. A companhia programou um alerta encorajando as pessoas a tirar o carregador da tomada após carregar o telefone. Acredita-se que esse simples ato economiza energia suficiente para abastecer 85 mil residências por ano. Cerca de dois terços da energia usada pelo celular é desperdiçado quando o carregador continua na tomada mesmo sem o telefone plugado.

Atualmente, existem outros três polos de tecnologia verde ao redor do mundo: no Vale do Silício, na Califórnia (EUA); em Frankfurt, na Alemanha; e em Dubai, nos Emirados Árabes.


sobre http://www.wnd.com/markets/news/read/6793668/global_8_environmental_technologies
and http://bbconnect.us/

Nenhum comentário:

Postar um comentário