segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Volta Redonda realiza Conferência Municipal do Meio Ambiente


Volta Redonda

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Volta Redonda realizou no fim de semana a III Conferência Municipal do Meio Ambiente, etapa preparatória para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que este ano tem como tema "Vamos Cuidar do Brasil - Políticas Públicas para os Resíduos Sólidos".

Durante os dois dias do evento, sexta-feira e sábado, foram realizados debates, palestras e a eleição dos delegados representantes de Volta Redonda para as Conferências Estadual e Nacional e dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

Na mesa de abertura do evento na noite de sexta-feira, no auditório da Universidade Geraldo di Biasi (UGB) estiveram o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino, Hélio Ricardo, assessor da secretária municipal de Meio Ambiente e presidente da Conferência, Felipe Sardella - chefe de área do Instituto Chico Mendes, José Mauro Lima da Silva, Analista do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Glória Amorim, secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres e o secretário municipal de Planejamento, Lincoln Botelho.

O evento começou com a leitura do regimento interno  da Conferência que foi aprovado por todos os participantes sem ressalvas.  Em seguida, o palestrante Lincoln Botelho falou sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Saneamento e Drenagem Urbana.

No sábado, os participantes assistiram as palestras de Lúcia Collaço do Instituto Estadual do Ambiente sobre Coleta Seletiva, Reciclagem e Geração de Trabalho e Renda, Ronaldo Figueró Portela Pereira, Doutor em Ecologia, que falou sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade.  Além da explanação sobre o tema Implantação e Operações de Aterros Sanitários feita por Marcelo Ricardo da Silva, gerente de operações do Centro de Tratamento de Resíduos de Barra Mansa.

Após as palestras, já no início da tarde, houve debates com a divisão dos grupos e temática, plenária com a apresentação dos trabalhos dos grupos temáticos, eleição dos delegados das próximas conferências e membros do Comdema.

A etapa preparatória municipal também focou o tema "Vamos Cuidar de Volta Redonda" na política de resíduos sólidos, além de temas como "produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda, educação ambiental".

A conferência teve também a participação de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde, Planejamento, do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Câmara Municipal, FAM (Federação das Associações de Moradores), CSN, OAB-VR, Comissão Ambiental Sul, movimentos organizados da juventude, e representantes de duas instituições de ensino superior. Os resultados finais da conferência serão enviados à SEA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e ao Ministério do Meio Ambiente.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino, frisou que o tema sobre os Resíduos Sólidos foi amplamente discutido durante a conferência. "Todos nós temos que colaborar para cuidar de Volta Redonda. As nossas discussões serão levadas as conferências estadual e nacional, por isso, é importante que a gente saia daqui com uma proposta boa para a questão do lixo", disse Amaro



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,77465,Volta-Redonda-realiza-Conferencia-Municipal-do-Meio-Ambiente.html#ixzz2bkimW2rF

Nenhum comentário:

Postar um comentário