quarta-feira, 7 de agosto de 2013

E a Lagoa da Turfeira?


Comissão Ambiental Sul-RJ
https://www.facebook.com/ComissaoAmbientalSulRJ

E a Lagoa da Turfeira?
(veja os vídeos ao final do post)

Em reportagem recente, a Nissan do Brasil declarou sobre a obra da fábrica de Resende/RJ:

"(...) todo o projeto da nova fábrica de Resende foi concebido para ser um dos mais sustentáveis do grupo Nissan e do setor automotivo no mundo."
http://migre.me/fGpQZ

Desde ontem, ambientalistas que acompanham o caso da Lagoa da Turfeira, comentam o assunto no Grupo Transparência Resende:

"Estive ontem na Barra II, de onde observo sempre a Lagoa da Turfeira. E infelizmente parece que agora estamos numa situação irreversível. Tomara que esteja enganado, mas pelo que pode ser visto neste pequeno filme, toda a fauna que ali existia hoje não existe mais. Triste. Muito triste."
Fernando Lemos

"A situação da Turfeira continua crítica, o espelho d'água está reduzido a uma ínfima parte do que era (as fotos do Fernando Lemos falam por si). Por conta disso a vegetação aquática que existia nas margens da antiga lagoa está aos poucos dando lugar a espécies adaptadas a ambientes mais secos. É quase certo que muitas das espécies que habitavam a Turfeira já tenham desaparecido ou estão em vias de desaparecer. MP, Nissan, INEA e AMAR, estão todos cientes da situação. A recuperação da Turfeira e áreas úmidas no seu entorno é possível e com a recuperação desses ambientes a biodiversidade nativa aos poucos irá retornar. Tudo agora, e desde alguns meses atrás, depende da assinatura do TAC onde a Nissan sem comprometerá a recuperar a área e o INEA a criar uma Unidade de Conservação no local. Até onde eu sei o documento final já está pronto e só aguarda as assinaturas. É esperar pra ver e continuar de olho..."
Luciano Lima

"Fernando Lemos Hoje estive com representantes da Nissan e gostei de ouvir que eles reconhecem o dano ambiental que foi causada na Turfeira. Porque uma coisa é cumprir o TAC, por força de um acordo e a outra é reconhecer que Resende teve prejuízo ambiental com aquela terraplanagem realizada. Ao final do encontro ouvi "A Turfeira ficará muito melhor do que era", disse Marcia Ribeiro, diretora de assuntos governamentais da empresa. Acompanharemos! E que venha o TAC...."
Ana Lúcia

A discussão pode ser acompanhada no link:
https://www.facebook.com/groups/462553357110587/permalink/624962914202963/

Vídeos - Fernando Lemos
04/08/2013
"Os pássaros que aqui gorjeavam, já não gorjeiam mais"
http://youtu.be/nSdS7rKFUpk

15/07/2012
http://youtu.be/NOkqbJJ6VwU

Um comentário: