terça-feira, 27 de agosto de 2013

Piraí promove Conferência Escolar de Meio Ambiente

Meio Ambiente

Publicada em 26 de agosto de 2013 - 12 h 10
http://folhadointerior.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=PIRA%CD+PROMOVE+CONFER%CANCIA+ESCOLAR+DE+MEIO+AMBIENTE&id=60070

Vamos Cuidar do Brasil, com Escolas Sustentáveis. Este é o tema da 1ª Conferência Municipal Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que a Secretaria de Educação de Piraí promove na quarta-feira, 28 de agosto, das 8h ao meio-dia, no auditório do polo do Cederj na cidade. O encontro reunirá alunos das 9 escolas da segunda fase do ensino fundamental da rede da Prefeitura e também do Colégio Estadual Affonsina Mazzillo Teixeira Campos (CEAMTEC).

Segundo o professor Maurício Bueno, coordenador pedagógico, o evento municipal é preparatório da Conferência Nacional, organizada pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação. O objetivo das conferências é o fortalecimento da cidadania nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

A Conferência Municipal, acrescenta Maurício Bueno, é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar a escola em espaço educador sustentável, em local privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Para isso, cada unidade escolar criará sua Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvida), buscando envolver também a comunidade com o tema da conferência. De acordo com o projeto, cada escola elaborará também projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar, para ser posto em prática após o a conferência. Com esse objetivo, deverá ser criado material de divulgação do projeto, eleger delegado e suplente e compartilhar o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário