sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Depósito de entulho na Sessenta será fechado


Publicado em 11/12/2013, às 18h46 
Última atualização em 11/12/2013, às 18h46

Paulo Dimas
Terreno que servia de depósito de entulho receberá 500 mudas de Mata Atlântica
Recuperação: Terreno que servia de depósito de entulho receberá 500 mudas de Mata Atlântica
Volta Redonda 

Após determinação do Ministério Público Estadual (MPE) e notificação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a prefeitura de Volta Redonda vai fechar amanhã (12) o depósito de entulho - construído em área de proteção ambiental - que fica na Rua Lions Club (antiga 41-C), no bairro Sessenta.

Com o objetivo de evitar que os trabalhadores do local ficassem desempregados, a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), por meio do Centro de Referência à Assistência Social (Cras) Monte Castelo, passou dois dias no local e cadastrou doze carroceiros, além de ajudantes e catadores de material reciclável, totalizando cerca de 20 trabalhadores.

O cadastro foi feito com o objetivo de reinseri-los, individualmente, no mercado de trabalho. Isso será feito após uma entrevista com uma psicóloga da Smac, que avaliará as habilidades de cada um e indicará uma colocação.

Segundo o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, quando for necessário, os trabalhadores serão encaminhados para qualificação profissional. Munir aponta ainda que o fechamento do local foi articulado ao longo de sete meses.

- Desde maio deste ano esses trabalhadores têm frequentado reuniões na Smac para que possam conhecer a necessidade do fechamento do local por se tratar de área de proteção ambiental - explica.

A prefeitura irá adquirir dos trabalhadores as carroças e cavalos, por R$ 2,5 mil. O valor foi sugerido pelo poder público e aprovado pelos carroceiros e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O Centro de Controle de Zoonoses irá fazer a análise clínica dos cavalos, que posteriormente serão encaminhados para a Fundação Beatriz Gama (FBG).
Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) irá limpar e capinar o local após o seu fechamento. Segundo o responsável pela pasta, Edson Carrá, o trabalho deve ser concluído em dez dias. Carrá acredita que cerca de 100 caminhões de entulho devem ser retirados do local.
Bosque
O local que se tornou depósito de entulho era originalmente um bosque e, segundo a diretora de Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Andréia Sargento Silva, a área receberá espécies nativas para retomar as características originais.

- O bosque deve ser preservado, principalmente pela proximidade com o Rio Brandão - destaca.

Para isso, o solo será preparado para receber o projeto de recuperação ambiental elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente, que já foi enviado para análise do Inea. A pesquisa que deu origem ao projeto de recuperação foi feito pela engenheira ambiental da secretaria, Daniela Vasconcelos Vidal. Após este período uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos auxiliará na execução do projeto de recuperação ambiental realizando o plantio das mudas.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Amaro, o local receberá aproximadamente 500 mudas do bioma Mata Atlântica, entre elas Ipê, Cedro e Paineira, sendo assim um bosque fechado de preservação ambiental. Ainda de acordo com Amaro, este é um projeto piloto, que deverá ser implantado em outras áreas degradadas de Volta Redonda.

- Estamos fazendo um levantamento de outros locais que podem estar recebendo entulho para poder resolver essa questão. Limpar esse depósito foi o primeiro passo para cuidar de outros espaços - aponta.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,82448,Deposito-de-entulho-na-Sessenta-sera-fechado.html#ixzz2nPEDj0g0

Nenhum comentário:

Postar um comentário