sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Comissão Ambiental Sul encerra trabalhos de 2013 e traça metas para 2014

via https://www.facebook.com/ComissaoAmbientalSulRJ


FOTO: DIVULGAÇÃO
Membros da Comissão Ambiental Sul e do MEP durante a última reunião e trabalho do ano

VOLTA REDONDA
Em reunião na manhã de ontem, a última do ano, na sala de estudos da Cúria Diocesana, os integrantes da Comissão Ambiental Sul avaliaram as ações deste ano a favor do meio ambiente e traçaram prioridades para 2014. Na abertura da reunião ordinária, coordenada pelo professor Délio Guerra, um dos temas apresentados foi a Transpo9isção do Rio Paraíba do Sul, motivo de vários encontros em 2013.
O professor apresentou os cenários de ações e articulações positivas da Comissão Ambiental, entre elas a presença continuada dos membros, participação em fóruns ambientais local, estadual e nacional, em especial nas questões ligadas ao Rio Paraíba do Sul. No final, destacou o envolvimento dos legisladores e executivos da região nas causas ambientais.
Provocados pelo secretário do Movimento Pela Ética na Política (MEP), José Maria da Silva, o Zezinho, os participantes da reunião apontaram metas prioritária para 2014. Da reunião foram tirados cinco pontos para as próximas atividades, como insistir na política de recuperação, conservação e defesa do Rio Paraíba do Sul, traçar ações voltadas à recuperação e preservação das nascentes dos afluentes do rio, maior cobrança de ações voltadas para o saneamento básico nas cidades , trabalhar a importância de produção de água, com experiências de Rio Claro, e  visita à CTR de Nova Iguaçu.
Foi a última reunião do ano, já que a Comissão entrou em recesso e retornará suas atividades em fevereiro 2013. No entanto, manterá vigilância e presença em atividades já programadas, como passar informações ao Ministério Público Federal (MPF-VR) para definição da Audiência Publica com a participação dos representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Paraíba do Sul. O evento acontece no dia 11, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O bispo emérito, Dom João Maria Messi, no final dos trabalhos agradeceu, cumprimentou os presentes e desejou a todos um feliz Natal.
Na semana passada, aproveitando a presença do vice-governador, Fernando Pezão, no almoço empresarial na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), os membros da Comissão Ambiental e do MEP entregaram para entregar a ele uma carta explicando sobre o projeto de transposição proposto pelo governo de São Paulo. Ele garantiu na ocasião que iria ler a carta com atenção.Ao agradecermos o convite ao presidente da Aciap-VR, Josesito Magalhões, ele fez questão de frisar que a ACIAP está aberta ao tema “Disse ainda que já está estabelecendo contato com a Firjan para pautar o tema tão importante. Vocês estão dando um ótima contribuição ao provocar a sociedade, completou agradecido”, destaca Zezinho do MEP.

Postado em 04/12/2013 13:39:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário