quarta-feira, 31 de julho de 2013

Conferência Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda 2013








download capítulos livro "Escolhas Sustentáveis"

fonte: "Escolhas Sustentáveis", leia alguns capítulos aqui mesmo!

  • “Escolhas Sustentáveis”, leia alguns capítulos aqui mesmo!





  • Se você, depois daquela feijoada de quarta-feira na Avenida Paulista em São Paulo, nunca resolveu ler o último artigo da revista científicaNaturesobre as “Assinaturas moleculares das proteínas G” para fazer a digestão; não se sinta mal. Talvez um Eno seja realmente uma opção mais adequada! Artigos científicos não são muito digestivos mesmo.
    Foi pensando nisso que escrevemos o Livro “Escolhas Sustentáveis: discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global”. Tentamos escrever o conhecimento científico em uma linguagem que usamos no dia-dia. Mostrando, por exemplo, importantes relações entre os besouros e o consumo de carne. Ou entre o seu casaco de 100% de algodão e o fim do Mar de Aral na Ásia Central. E, com isso, eu eClaudio Valadares Pádua, tentamos mostrar caminhos que podem ser mais sustentáveis!



  • Original:http://diariodoverde.com/escolhas-sustentaveis-capitulos-para-download-e-o-por-que-do-livro/#ixzz2acwf9wAt

    domingo, 7 de julho de 2013

    Cidades atuam para coibir crimes ambientais

    Cidades atuam para coibir crimes ambientais
    Publicado em 06/07/2013,
    Júlio Amaral
    Ilegal: Pássaros foram aprendidos na última operação da Guarda Ambiental, em Barra Mansa

    Júlio Amaral
    jamaral@diariodovale.com.br
    Sul Fluminense

    Anualmente, cerca de 38 milhões de animais são retirados dos seus habitats no Brasil, todos os anos, para abastecer o mercado ilegal de animais silvestres. Os números fazem parte da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas). Na região, os municípios vêm promovendo ações preventivas e projetos para inibir esse tipo de crime.

    Em três das maiores cidades do Sul Fluminense - Volta Redonda, Barra Mansa e Resende -, 90% das ações de apreensões de animais silvestres são realizadas graças a denúncias.
    De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Carlos Amaro, as denúncias não são muito frequentes no município (foram apenas dez este ano), mas uma equipe é logo deslocada quando elas chegam.

    - Recebemos poucas denúncias sobre cativeiros ilegais e vendas de animais silvestres, a maior parte das queixas que chega à secretaria é sobre caçadores de aves - contou, lembrando que na maioria das vezes eles atuam em áreas como Belmonte, Fazenda do Ingá e no Roma. Nenhum caçador foi encontrado nos locais das denúncias este ano.
    Amaro explicou que os animais em cativeiro são encaminhados primeiramente ao Zoológico Municipal para avaliação veterinária, e depois disso são enviados ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Seropédica, na Baixada Fluminense.

    Barra Mansa

    Se em Volta Redonda não houve apreensões, em Barra Mansa a fiscalização ambiental conseguiu resgatar 64 animais nos primeiros meses de 2013.

    Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adaucto Siqueira, o combate ao comércio ilegal de animais é realizado diariamente, onde em 80% dos casos são de apreensões derivadas de denúncias, e o restante por meio de rondas rotineiras.

    Ele explica que os locais de atuação são bem diversificados, mas elegem os bairros Vista Alegre, Cotiara, Ano Bom e Nova Esperança como os mais visados.

    Ainda de acordo com Adaucto, cerca de 90% das apreensões são de pássaros, mas também são encontrados animais como pacas, jabutis, bichos preguiça e micos. Só neste ano, foram apreendidos 54 pássaros de diferentes espécies, como trinca-ferro, canários da terra, pixanxão, azulão, tico-tico, um tucano e uma coruja, além de tartarugas, jabutis, uma paca - que foi atingida por um tiro, um bicho preguiça e um mico.

    - A grande maioria desses animais é apreendida em cativeiros clandestinos e em locais inadequados para a sua sobrevivência. Também chegam até nós algumas denúncias de caçadores. No momento estamos investigando algumas delas para realizarmos possíveis operações - disse Adaucto.

    Além dos animais, gaiolas, armadilhas e até armas também são apreendidas pela equipe da secretaria.

    De acordo com a coordenação da Gerência de Fiscalização Ambiental, os animais apreendidos em Barra Mansa seguem o mesmo caminho dos encontrados em Volta Redonda. Eles são encaminhados ao Cetas, enquanto que os feridos são levados para o Zoológico de Volta Redonda para serem tratados e recuperados antes de serem mandados para Seropédica.

    Resende

    Em Resende, o combate aos crimes ambientais é realizado pela Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), que conta com o apoio do grupamento ambiental da Guarda Municipal, sediado na área de proteção da Serrinha do Alambari, próximo a Penedo (distrito de Itatiaia).

    De acordo com o chefe de fiscalização ambiental da Amar, Sandro Lima Maciel, áreas periféricas como a região da Grande Alegria são locais de maior incidência de denúncias, além de áreas de proteção ambiental como as da Serrinha e Mantiqueira, comum pela atividade de palmiteiros e caçadores.

    Sandro estima que cerca de 80% das apreensões são feitas a partir de denúncias, enquanto os outros 20% estão relacionados à demanda espontânea, como entrega voluntária de animais feridos - na maioria, pássaros.

    - Até o momento, cerca de dez pássaros foram apreendidos este ano, sendo que duas maritacas foram para centros de triagens e cinco coleiros foram soltos na natureza no mês passado - disse Sandro.

    De acordo com o chefe de fiscalização ambiental, as operações de grande envergadura que a Amar realizava junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estão suspensas temporariamente, enquanto não for normalizada a situação nos centros de triagens - que se encontram lotados.

    No entanto, ele garante que as denúncias que chegam até eles são verificadas e, quando encontrados, os animais são apreendidos.

    - No caso das pessoas que detém este animal de forma ilegal é cobrada uma multa no valor de R$ 500 por cada um. Como o Centro de Triagem em Seropédica está lotado, os animais retidos em Resende estão sendo encaminhados para o Cetas de Lorena (SP), que também passa pelo mesmo problema, mas em menor intensidade - falou, completando: - Para tentar amenizar este problema, mandamos algumas espécies para o Zoo de Volta Redonda, com quem mantemos uma parceria - disse Sandro.

    Ele encerra destacando que as ocorrências envolvendo mamíferos e o combate a caçadores são feitas em conjunto com o Grupamento Ambiental, a Polícia Florestal e o Ibama. Já as denúncias a respeito de armas de fogo, apreensão e averiguação ficam por conta da Polícia Florestal.



    Tráfico de animais, um crime lucrativo

    São espécimes da fauna silvestre todas aquelas pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro ou em águas jurisdicionais brasileiras.

    Essas espécies sofrem com as investidas do tráfico de animais silvestres, uma prática de comércio ilegal. Em todo o mundo, estima-se que o tráfico de animais silvestres movimente mais de dez bilhões de dólares, perdendo somente para o tráfico de drogas e de armas.

    No Brasil, este tipo de crime é a terceira maior atividade criminosa, movimentando aproximadamente cerca de 1,5 bilhão de dólares ao ano, cerca de 10% e 15 % de todo o comércio mundial. O tráfico ameaça as espécies, sobretudo, que já se encontram em ameaça de extinção. A maioria desses animais capturados é proveniente da Mata Atlântica, de onde são enviadas para o Rio ou São Paulo e vendidos em feiras livres ou lojas especializadas, ou então exportados ilegalmente para os Estados Unidos, alguns países da Europa e o Japão. Cerca de 60% do total capturado, porém, é destinado ao mercado interno, abastecendo principalmente colecionadores particulares ou zoológicos clandestinos. A lógica do tráfico é cruel: quanto maior o risco de extinção, maior o valor do animal.



    Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,75951,Cidades-atuam-para-coibir-crimes-ambientais.html#ixzz2YMFbLkLN

    sexta-feira, 5 de julho de 2013

    Volta Redonda pode ganhar Polo Internacional

    Volta Redonda pode ganhar Polo Internacional

    sem data
    http://m.diariodovale.com.br/views/noticiaInterna.asp?cod=16272&codArea=1

    Volta Redonda

    Volta Redonda poderá se tornar referência nacional em meio ambiente, com a instalação do Polo Internacional de Tecnologia Verde, a primeira unidade deste tipo na América Latina. A proposta foi apresentada pelo ambientalista Júlio Ferreira, presidente da Global 8 Environmental Tecnologies e diretor da Brazil-USA Green Technology, ambas organizações sediadas nos Estados Unidos, e o projeto conta com o apoio da prefeitura.

    - Tudo que trouxer benefício para o município, estamos apoiando. A ideia do polo é boa e viável. Assim, a ideia conta com todo o nosso apoio - disse o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), informando que as negociações sobre o tema estão sendo feitas pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jessé de Holanda.

    O polo de tecnologia verde será um espaço onde empresas, universidades e instituições ligadas à sociedade civil se reunirão para construir políticas de sustentabilidade nas atividades industriais.
    - Vamos montar um aparato tecnológico para produzir políticas urbanas e de meio ambiente, para fornecer às empresas tecnologia verde e assessorá-las na implantação de políticas de sustentabilidade - afirmou Júlio Ferreira, que mora há oito anos nos Estados Unidos.

    Júlio explicou que o objetivo da empreitada é instalar o polo no Escritório Central. Por isso, o ambientalista disse que iniciou as conversas com a CSN que, de acordo com ele, mostrou entusiasmo com a proposta. Júlio garantiu, também, que conta com o apoio de fundos internacionais para uma possível compra do prédio, localizado na Vila Santa Cecília.

    - Queremos juntar todos os segmentos produtivos do país e transformar Volta Redonda no cérebro verde para repensar o desenvolvimento sustentável do Brasil - disse o ambientalista.

    O início dos trabalhos deve se dar em breve, na segunda quinzena de fevereiro. Nesta primeira etapa, contou Júlio, será definido um grupo de trabalho multidisciplinar, para montar a espinha dorsal do projeto. A expectativa é que o polo comece a funcionar já em 2011 e um dos grandes objetivos do projeto é contar com a participação da rede pública de ensino da cidade, 'transformando-a numa grande alavanca para o desenvolvimento do município'.

    Tecnologia Verde

    O termo tecnologia verde tem ganhado cada vez mais destaque entre os ambientalistas de todo o mundo e é, basicamente, o tipo de tecnologia que não afeta o meio ambiente e, ao contrário, ajuda a preservá-lo.

    Muitas empresas vêm investindo na preservação do meio ambiente e também no desenvolvimento de produtos eletrônicos que não sejam tão danosos à natureza. Podem ser exemplos de tecnologia verde a redução do consumo de energia, a utilização de material reciclável ou a utilização de energia solar.
    - Existem muitos grupos internacionais interessados nesse Brasil verde. E vamos sair na frente com esse projeto - finalizou Júlio.

    Um outro exemplo foi dado recentemente por uma empresa de aparelhos celulares. A companhia programou um alerta encorajando as pessoas a tirar o carregador da tomada após carregar o telefone. Acredita-se que esse simples ato economiza energia suficiente para abastecer 85 mil residências por ano. Cerca de dois terços da energia usada pelo celular é desperdiçado quando o carregador continua na tomada mesmo sem o telefone plugado.

    Atualmente, existem outros três polos de tecnologia verde ao redor do mundo: no Vale do Silício, na Califórnia (EUA); em Frankfurt, na Alemanha; e em Dubai, nos Emirados Árabes.


    sobre http://www.wnd.com/markets/news/read/6793668/global_8_environmental_technologies
    and http://bbconnect.us/